Questões de Enfermagem do ano 2014

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A aplicação do processo de Enfermagem constitui um momento fundamental no exercício da profissão. A etapa final desse processo denomina-se:

  • A. Validação do Histórico de Enfermagem.
  • B. Planejamento.
  • C. Diagnóstico de Enfermagem.
  • D. Evolução.
  • E. Implementação.

Baseado em Nettina, na obra Prática de Enfermagem (1999), relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os tipos de incontinência urinária aos seus significados e/ou causas.

Coluna 1

1. Incontinência por hiperfluxo.

2. Incontinência funcional.

3. Enurese.

4. Incontinência total.

5. Incontinência por estresse.

Coluna 2

( )Micção urinária durante o sono.

( ) Extravazamento contínuo de urina da bexiga. Ocorre com a lesão dos mecanismos esfinctéricos, colo da bexiga e uretra.

( ) Eliminação de urina provocada por hiperdistenção da bexiga, associada à retenção urinária completa.

( ) Extravasamento intermitente de urina devido ao aumento da pressão abdominal, como tosse, espirros e esforço.

( ) Eliminação de urina devido ao comprometimento funcional que provoca dificuldade na deambulação ou destreza para ir até o banheiro e se posicionar para urinar.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. 3 – 1 – 2 – 5 – 4.
  • B. 2 – 4 – 3 – 5 – 1.
  • C. 3 – 4 – 1 – 5 – 2.
  • D. 4 – 5 – 3 – 1 – 2.
  • E. 5 – 3 – 4 – 2 – 1.

Zimerman & Osório, (1997), em Como trabalhamos com grupos, destacam atributos desejáveis para um Coordenador de Grupo, quais sejam:

I. Respeito.

II. Continente.

III. Paciência.

IV. Gostar e acreditar em grupos.

V. Discriminação.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I, III e IV.
  • B. Apenas II, III e IV.
  • C. Apenas I, II, III e IV.
  • D. Apenas II, III, IV e V.
  • E. I, II, III, IV e V.

Considerando Araújo (1995), na obra Ações de Enfermagem em Saúde Pública, em relação à evolução histórica da saúde pública, o futuro da saúde pública está condicionado a alguns fatores, quais sejam:

I. O progresso nas ciências sanitárias, médicas e sociais e o aperfeiçoamento de estruturas de aplicações práticas dos conhecimentos adquiridos em benefício de toda a população.

II. A melhoria progressiva e rápida das condições econômicas e sociais com a eliminação das carências ou deficiências elementares dos indivíduos e grupos humanos.

III. O reconhecimento geral de que a proteção da saúde é uma responsabilidade primária das comunidades e dos governos, e implica a organização de serviços suficientes em qualidade e quantidade para atender a demanda da comunidade.

IV. O sucesso dos serviços de saúde é verificado pelo declínio da mortalidade, sem que a natalidade diminua de forma acentuada.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas I e II.
  • C. Apenas I, II e III.
  • D. Apenas II, III e IV.
  • E. I, II, III e IV.

Vargas & Heckler (1999), em Saúde, família saudável e criança saudável, relatam experiências vivenciadas no estágio de uma das práticas de ensino do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Após terminar o projeto no contexto de Educação Continuada desenvolvida com Agentes Comunitários do Programa de Saúde da Família, concluíram que, como Estratégia Pedagógica, a dinâmica de

  • A. grupo operativo amplia as possibilidades de se tomar a experiência e o saber que balizam a prática dos sujeitos como base do processo ensino-aprendizagem.
  • B. oficina amplia as possibilidades de se tomar a experiência e o saber que balizam a prática dos sujeitos como base do processo ensinoaprendizagem.
  • C. aula expositiva amplia as possibilidades de se tomar a experiência e o saber que balizam a prática dos sujeitos como base do processo ensino-aprendizagem.
  • D. grupos comunitários amplia as possibilidades de se tomar a experiência e o saber que baliza a prática dos sujeitos como base do processo ensino-aprendizagem.
  • E. grupo focal amplia as possibilidades de se tomar a experiência e o saber que baliza a prática dos sujeitos como base do processo ensinoaprendizagem.

Baseado em Hood & Dincher (1995), em Fundamentos e prática da Enfermagem: atendimento completo ao paciente, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os fatores com os desvios mais comuns da respiração normal, bem como o seu significado.

Coluna 1

1. Dispneia.

2. Hipóxia.

3. Apneia.

4. Cianose.

5. Respiração de Cheyne-Stokes.

Coluna 2

( ) É o suprimento insuficiente do oxigênio à disposição dos tecidos do corpo.

( ) É caracterizada por uma descoloração azulada da pele e membranas mucosas.

( ) É a interrupção da respiração.

( ) As respirações seguem um padrão rítmico irregular, iniciando com respirações lentas e profundas que aumentam em profundidade e rapidez até um ponto máximo que é seguido de uma diminuição gradativa.

( ) Respiração difícil e trabalhosa, exigindo esforço considerável (dificuldade respiratória).

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. 3 – 1 – 2 – 5 – 4.
  • B. 2 – 4 – 3 – 5 – 1.
  • C. 3 – 4 – 1 – 5 – 2.
  • D. 4 – 5 – 3 – 1 – 2.
  • E. 5 – 3 – 4 – 2 – 1.

A biossegurança define as condições sob as quais os agentes infecciosos podem ser seguramente manipulados e contidos.

Dentre os mecanismos de contenção, o mais importante é o que se refere

  • A. à aplicação das práticas e técnicas consideradas padrão em microbiologia.
  • B. ao design do laboratório, que proporciona barreira física.
  • C. ao ambiente laboratorial, que é uma barreira física de proteção.
  • D. ao meio ambiente, que é uma barreira secundária de proteção.
  • E. aos equipamentos de segurança, que são barreiras primárias.

O principal obstáculo para as pessoas adotarem medidas de precaução nos locais de trabalho tem sido a falta de

  • A. equipamento de proteção individual
  • B. equipamento de proteção coletiva
  • C. design do local de trabalho
  • D. cultura prevencionista
  • E. mapa de risco

Há 7 anos, um trabalhador tomou algumas vacinas, mas perdeu os comprovantes. Agora, ele não se recorda se tomou a vacina contra a febre amarela.

Nesse caso, o enfermeiro do trabalho deverá, de acordo com a recomendação do Programa Nacional de Imunização (PNI), adotar o seguinte procedimento:

  • A. Administrar uma dose única da vacina.
  • B. Administrar 3 doses da vacina, com intervalo de 60 dias entre elas.
  • C. Administrar uma dose da vacina e agendar reforço para 10 anos.
  • D. Iniciar o esquema de 3 doses da vacina, com intervalo de um mês entre a primeira e a segunda doses e de 6 meses entre a primeira e a terceira doses.
  • E. Não administrar a vacina e recomendar a vacinação para daí a 3 anos.

De acordo com o PNI, o trabalhador que estiver sem vacinação anterior ou sem comprovante de três doses da vacina dT deverá ser vacinado com

  • A. uma única dose.
  • B. uma dose e um reforço após 60 dias.
  • C. um reforço a cada 10 anos após a data da última dose.
  • D. 3 doses com os intervalos preconizados e reforço após 10 anos.
  • E. 3 doses e reforço a cada 2 anos.
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