Questões de Enfermagem do ano 2020

Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Resolução do Conselho Federal de Enfermagem nº 0599/2018 determina Norma Técnica para atuação da Equipe de Enfermagem em Saúde mental e Psiquiatria. A equipe de enfermagem da Saúde Mental e Psiquiatria é formada por Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem e Auxiliares de Enfermagem. Esses profissionais devem realizar suas atribuições em conformidade com o disposto na Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, e o Decreto nº 94.406, de 08 de junho de 1987, que regulamentam o exercício da Enfermagem no país. Dentre as competências do Enfermeiro indicam-se as seguintes:

    A) implantar as práticas integrativas e complementares; incentivar o desenvolvimento do Projeto Terapêutico Singular dos usuários nos serviços em que atua; prescrever medicações padronizadas aos usuários em sofrimento psíquico; supervisionar o funcionamento dos grupos terapêuticos.

    B) planejar, coordenar, organizar, dirigir e avaliar o serviço de enfermagem na atenção em saúde mental e psiquiatria; realizar Processo de Enfermagem por meio da consulta de enfermagem em saúde mental com o objetivo de viabilizar a Sistematização da Assistência de Enfermagem; prescrever cuidados de enfermagem voltados à saúde do indivíduo em sofrimento mental; utilizar modelos teóricos para fundamentar e sistematizar as ações de cuidado de enfermagem em saúde mental, por meio do Processo de Enfermagem.

    C) supervisionar as ações para o desenvolvimento do processo de reabilitação psicossocial; realizar registro escrito dos trabalhos em grupo no livro de ocorrências, aplicar testes e escalas em Saúde Mental quando da ausência de outros profissionais e se necessário.

    D) realizar, privativamente, a regulação do acesso aos leitos de acolhimento noturno, com base em critérios clínicos, em especial, desintoxicação e/ou critérios psicossociais, como a necessidade de observação, repouso e proteção, manejo de conflito, dentre outros

Dentre os princípios e as instruções para o Cuidado das Pessoas com Doenças Crônicas, conforme estabelecido no Caderno de Atenção Básica do Ministério da Saúde (2014), consideram-se os seguintes:

    A) propiciar o acesso e o acolhimento aos usuários com doenças crônicas em todos os pontos de atenção; humanizar a atenção; efetivar um modelo centrado no usuário e baseado nas necessidades de saúde.

    B) garantir a autonomia dos profissionais na constituição de estratégias de apoio ao cuidado do paciente e equidade a partir do reconhecimento dos determinantes sociais da saúde.

    C) prover a formação profissional e educação permanente de pacientes, familiares e profissionais para qualificação do cuidado e autocuidado, de acordo com as diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.

    D) garantir o atendimento dos portadores de doenças crônicas, principalmente idosos, mulheres e cardiopatas.

O Programa Melhor em Casa, lançado pelo Ministério da Saúde, é indicado para pessoas com dificuldades passageiras ou definitivas de sair de suas residências para chegar ao atendimento de saúde ou para pessoas que estejam em situações em que a atenção domiciliar seja mais adequada para o seu tratamento. A atenção domiciliar vislumbra um cuidado mais próximo da rotina da família, com vistas a evitar hospitalizações desnecessárias e diminuir o risco de infecções. Sobre esse Programa é correto afirmar que

    A) é composto por diversos profissionais de Medicina e Enfermagem que realizam atendimento no domicílio das pessoas necessitadas de cuidados de saúde menos complexos.

    B) o acesso ao atendimento domiciliar pelo Programa Melhor em Casa é geralmente feito no hospital em que o usuário estiver internado ou, ainda, por solicitação da equipe de Saúde da Família/Atenção Básica ou da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

    C) os pacientes que precisam de equipamentos e outros recursos de saúde que demandam maior frequência de cuidado, como acompanhamento contínuo, não podem ser assistidos pelo Programa Melhor em Casa.

    D) caso alguém da comunidade precise do Programa Melhor em Casa, deve agendar uma consulta médica e esse profissional emitir uma guia de referência solicitando esse tipo de atendimento.

A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, normatizada pela Portaria GM/MS nº 2.528, de 19 de outubro de 2006, estabelece as seguintes orientações:

    A) envelhecimento lento e saudável.

    B) atenção integral e integrada à saúde da pessoa idosa.

    C) estímulo às ações institucionais.

    D) fortalecimento das iniciativas profissionais.

O conjunto de ações de saúde presentes na Atenção Básica são:

    A) Prevenção de agravos e cuidados garantindo integralidade.

    B) Promoção e proteção da saúde.

    C) Diagnóstico, tratamento e reabilitação.

    D) Redução de danos e manutenção da saúde.

    E) Todas as alternativas acima estão presentes no conjunto de ações de saúde na Atenção Básica.

Sobre a atuação da enfermagem no centro cirúrgico, é CORRETO afirmar que:

    A) Ela tem maior relevância no período pré-operatório do que no pós-operatório, pois neste período a responsabilidade do cuidado com o paciente destina-se exclusivamente ao anestesiologista.

    B) O enfermeiro atua apenas na parte gerencial do centro cirúrgico, distribuindo adequadamente as cirurgias agendadas de acordo com tamanho de sala, número de equipe participante e equipamento disponível.

    C) A atuação da enfermagem no centro cirúrgico inicia no ato de admissão do paciente no centro cirúrgico e finaliza somente quando o mesmo recebe alta da sala de recuperação pós anestesia (SRPA), e é encaminhado para outra área hospitalar, onde outra equipe estará assumindo e cuidando do paciente.

    D) O centro cirúrgico que tenha até 15 salas operatórias necessita de apenas um enfermeiro, sendo que ele executa as funções de gerência e assistencial.

    E) Na ausência do enfermeiro no centro cirúrgico, o técnico de enfermagem designado pelo enfermeiro deverá assumir sua função assistencial, mas jamais gerencial.

Quanto às penalidades estabelecidas pelo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem é correto afirmar, EXCETO:

    A) A advertência verbal consiste na admoestação ao infrator, de forma reservada, que será registrada no prontuário do mesmo, na presença de duas testemunhas.

    B) A cassação consiste na perda do direito ao exercício da Enfermagem por um período de até 30 anos e será divulgada nas publicações do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem e em jornais de grande circulação.

    C) A multa consiste na obrigatoriedade de pagamento de 01 (um) a 15 (quinze) vezes o valor da anuidade da categoria profissional à qual pertence o infrator, em vigor no ato do pagamento.

    D) A suspensão consiste na proibição do exercício profissional da Enfermagem por um período de até 90 (noventa) dias e será divulgada nas publicações oficiais do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, jornais de grande circulação e comunicada aos órgãos empregadores.

    E) Nas penalidades de suspensão e cassação, o profissional terá sua carteira retida no ato da notificação, em todas as categorias em que for inscrito, sendo devolvida após o cumprimento da pena e, no caso da cassação, após o processo de reabilitação.

De acordo com o Código de Ética da Enfermagem, pode-se afirmar que :



I. É direito do profissional exercer atividades em locais de trabalho livre de riscos e danos e violências física e psicológica à saúde do trabalhador, em respeito à dignidade humana e à proteção dos direitos dos profissionais de enfermagem.


II. É dever do profissional usar carimbo, com nome completo, número e categoria de inscrição no Coren, não podendo apenas apor nome completo, número e categoria de inscrição no Coren.


III. É proibido prescrever medicamentos que não estejam estabelecidos em programas de saúde pública e/ou em rotina aprovada em instituição de saúde, mesmo em situações de emergência.


IV. É proibido praticar ato cirúrgico, exceto nas situações de emergência ou naquelas expressamente autorizadas na legislação, desde que possua competência técnico-científica necessária.



Estão CORRETAS:

    A) I, II, III e IV.

    B) Somente I e II.

    C) Somente II e III.

    D) Somente I, II e III.

    E) Somente I e IV.

A Lei 8142/90 dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS} e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. Sobre o que consta nesta lei, é CORRETO afirmar que:

    A) A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada 4 anos com representação dos seguimentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo, ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.

    B) O Conselho de Saúde, em caráter transitório e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

    C) O Conselho Nacional de Saúde terá representantes apenas do Conselho Nacional de Secretários de Saúde.

    D) As Conferências de Saúde e os Conselhos de Saúde terão sua organização e normas de funcionamento definidas em regimento próprio, aprovadas pelo Poder Legislativo.

    E) A conferência de saúde reunir-se-á a cada 4 anos com representação dos seguimentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Legislativo, ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.

As infecções das vias aéreas superiores constituem a causa mais comum de doenças e afetam muitas pessoas de modo ocasional. Algumas infecções são agudas, com sintomas de vários dias de duração; outras são crônicas, com sintomas que persistem por longo tempo. As infecções das vias aéreas superiores podem afetar:
I. Cavidade nasal. II. Células etmoidais. III. Seios frontais. IV. Faringe. V. Alvéolos.
Está(ão) CORRETA(S):

    A) Somente I, II, III e IV.

    B) Somente I, II e III.

    C) Somente II, III e V.

    D) Somente I, II e IV.

    E) I, II, III, IV e V.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...