Questões de Enfermagem do ano 2020

Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os aparelhos endoscópicos, de acordo com as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, são classificados como material

    A) não crítico.

    B) crítico.

    C) semicrítico.

    D) não termossensíveis.

    E) de alto nível.

A Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM) do Estado do Amapá, em seu trabalho de conscientização da população a respeito das atuais reivindicações e problemas enfrentados pelas mulheres, desenvolveu, no ano de 2019, um projeto que consiste na realização de cursos com técnicas de lutas adaptadas para defesa pessoal de mulheres em situações de assédio, abuso e agressão. Esse projeto é denominado:

    A) “Mulher, Viver Sem Violência”.

    B) “Namoro Sem Violência”.

    C) “Papo de Homem: quebrando paradigmas”.

    D) “Denuncie Mulher Amapá”.

    E) “Cravo não Brigue com a Rosa”.

Sobre o Processo de Enfermagem, a Resolução Cofen nº 358/2009 considera que

    A) a etapa de interpretação e agrupamento dos dados coletados, que culmina com a tomada de decisão sobre os diagnósticos de enfermagem que representam, é denominada de Histórico de Enfermagem.

    B) esse processo, quando realizado em instituições prestadoras de serviços ambulatoriais de saúde, domicílios, escolas, associações comunitárias, entre outros, corresponde à Consulta de Enfermagem.

    C) o diagnóstico de enfermagem, elaborado pelo enfermeiro ou pelo técnico de enfermagem sob sua supervisão, deve estar baseado no diagnóstico médico para determinar as intervenções e os cuidados de enfermagem centrados no paciente.

    D) a liderança na execução e avaliação, e a etapa da prescrição das ações ou intervenções de enfermagem, podem ser delegadas ao técnico de enfermagem sob supervisão do enfermeiro.

    E) esse processo organiza o trabalho profissional quanto ao método, pessoal e instrumentos, tornando possível a operacionalização da Sistematização da Assistência de Enfermagem.

A gestora de enfermagem de uma unidade de saúde adotou o Balanced Scorecard (BSC) como ferramenta da gestão estratégica. Essa metodologia se fundamenta no balanceamento entre quatro perspectivas de objetivos, que são:

    A) dos insumos, do planejamento estratégico, dos colaboradores e dos resultados.

    B) de recursos, do cliente externo, da demanda e da educação permanente.

    C) financeira, do cliente, dos processos internos e da inovação e aprendizagem.

    D) dos impactos, dos recursos humanos, dos resultados alcançados e da qualidade da assistência.

    E) do desempenho, da missão da instituição, dos protocolos institucionais e das metas.

Em uma unidade de saúde, as equipes de trabalho possuem o seguinte perfil: são constituídas por um titular e seus subordinados, que geralmente são profissionais de uma mesma área, que trabalham juntos em um mesmo departamento e o relacionamento interpessoal e as relações de autoridade, liderança e tomada de decisão tendem a ser diretos e normatizados formal ou informalmente. Considerando as características descritas, as equipes de saúde dessa unidade são classificadas como equipes

    A) autogerenciávies.

    B) interfuncionais.

    C) de alto desempenho.

    D) virtuais.

    E) funcionais.

O profissional de enfermagem, após vacinar um menino de 11 anos com a primeira dose da vacina contra o HPV, deve orientar que a segunda dose da vacina deve ocorrer com um intervalo de

    A) 1 ano.

    B) 45 dias.

    C) 2 meses.

    D) 6 meses.

    E) 5 anos.

Em 2014, o Ministério da Saúde implantou no país a Rede de Teste Rápido Molecular para Tuberculose (RTR-TB) que, por meio da técnica de biologia molecular PCR em tempo real,

    A) identifica se há resistência ao antibiótico ciclosporina.

    B) utiliza a baciloscopia para o diagnóstico da tuberculose latente.

    C) auxilia no diagnóstico da infecção ativa por meio do teste tuberculínico.

    D) detecta o DNA do bacilo causador da doença em duas horas.

    E) diagnostica se a tuberculose é ativa ou latente e o grau de resistência do bacilo à isoniazida e ao etambutol.

O Setembro Amarelo é a campanha de prevenção ao suicídio organizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina. Sobre o suicídio:

I. Dentre os fatores de risco associados ao comportamento suicida, quanto aos aspectos sociais, encontra-se o gênero feminino, a idade de 30 a 60 anos, o convívio social e ter filhos. II. A tentativa de suicídio compõe a Lista Nacional de Notificação Compulsória e deve ser notificada imediatamente em até 24 horas, a partir do conhecimento da ocorrência. III. A posvenção do suicídio inclui as habilidades e estratégias para cuidar de si mesmo, ou ajudar outra pessoa a se curar, após a experiência de pensamentos suicidas, tentativas ou morte. IV. Na avaliação de risco de um indivíduo que teve alguns pensamentos suicidas, mas não fez nenhum plano, considera-se o risco médio. Na situação de risco médio, a conduta é providenciar uma ambulância e encaminhar a pessoa a um pronto- -socorro psiquiátrico, de preferência.

Está correto o que consta em

    A) II e III, apenas.

    B) I, II, III e IV.

    C) I e IV, apenas.

    D) III e IV, apenas.

    E) I e II, apenas.

De acordo com o Plano Estadual de Saúde para o quadriênio 2016-2019, da Secretaria de Estado da Saúde do Amapá, o afogamento é uma das principais causas externas de mortes violentas no Estado do Amapá. No atendimento em urgência e emergência a uma vítima de afogamento, o profissional de saúde deve

    A) realizar a manobra de compressão abdominal (Heimlich) para eliminar água dos pulmões e estômago.

    B) controlar a hipotermia retirando roupas molhadas e utilizando dispositivos para aquecimento passivo.

    C) colocar a cabeça abaixo do nível do corpo, durante a ressuscitação, para drenar a água ativamente

    D) realizar a imobilização da coluna cervical, tronco e membros, em prancha longa, inclusive na ausência de trauma associado.

    E) manter em posição de Trendelenburg para reduzir o retorno venoso e prevenir o edema agudo de pulmão.

Foram notificados alguns surtos isolados, especialmente na região Norte, da febre do Oropouche. Algumas das manifestações clínicas dessa doença são:

    A) cefaleia noturna, incontinência urinária e polifagia.

    B) febre, polidipsia e constipação intestinal.

    C) anorexia, dor abdominal e sensação de queimação em todo o corpo.

    D) edema de membros inferiores, constipação e incontinência urinária.

    E) diminuição da acuidade auditiva, síncope e diplopia.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...