Questões de Enfermagem do ano 2020

Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os sons ventilatórios são reflexos do modo como o ar circula nas vias aéreas, podem ser normais ou anormais.
Sobre os tipos de sons normais, assinale a alternativa INCORRETA:

    A) Sons contínuos.

    B) Som traqueal.

    C) Som brônquico.

    D) Som broncovesicular.

    E) Som vesicular ou murmúrio vesicular.

Frequência respiratória inferior a 10 movimentos respiratórios por minuto. Pode ser um indicativo de elevação da pressão intracraniana, depressão do centro respiratório, overdose por narcóticos, deterioração severa na condição do paciente, hipotermia.
O conceito anterior, refere-se à:

    A) Trepopneia.

    B) Eupneia.

    C) Taquipneia.

    D) Bradipneia.

    E) Hiperpneia.

A causa das úlceras de perna venosas é a insuficiência venosa que ocorre devido á existência de danos nas válvulas das veias de maior calibre. As úlceras de perna venosas podem ser indolores, no entanto, algumas são bastante dolorosas. Existe a possibilidade de infectarem. Muitas vezes observa-se uma inflamação (dermatite) em redor da úlcera de perna venosa.
Sobre as úlceras de perna venosas, analise os itens e assinale a alternativa INCORRETA:

    A) A maioria das úlceras de perna, cerca de 80%, são causadas por doença venosa (úlceras de perna venosas) e cerca de 20% são de origem arterial (úlceras de perna arteriais) ou mista.

    B) Se não for tratada corretamente, uma úlcera de perna pode evoluir para uma ferida crónica que requer um período de cicatrização mais longo (por vezes ultrapassa os 6 meses), e tem tendência para ser recorrente.

    C) A causa das úlceras de perna venosas é a insuficiência venosa que ocorre devido á existência de danos nas válvulas das veias de maior calibre. As úlceras de perna venosas podem ser indolores, no entanto, algumas são bastante dolorosas.

    D)

    Apesar de ser um problema relacionado a circulação, as pessoas com veias varicosas não representam maior risco de desenvolverem úlceras de perna venosas.



    E) Caso se encontre em risco de desenvolver úlceras de perna venosas, algumas medidas simples podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver esta patologia, por exemplo a utilização de meias de compressão, a perda de peso e os cuidados com a pele.

Úlceras por pressão (úlcera de decúbito) Uma ferida por pressão significa um dano ao tecido ou à pele que ocorre quando há uma diminuição da circulação sanguínea provocada pela pressão aplicada a uma área específica. Inicialmente, é possível observar uma ligeira vermelhidão na área afetada.
Sobre a Úlceras por pressão (úlcera de decúbito), analise os itens:
I. O tecido subjacente morre devido à deficiência de irrigação sanguínea. Podem ser afetadas várias camadas de pele, músculos e ossos. II. A região do sacro, os calcanhares, os cotovelos e as omoplatas são áreas consideradas de risco elevado. III. De acordo com a extensão, os danos aos tecidos estendem-se através de todas as camadas superficiais da pele, tecido adiposo, diretamente e incluindo o músculo. A úlcera tem o aspecto de uma cratera profunda. IV. Os danos podem incluir a destruição de estruturas de tecidos moles e osso ou de estruturas de articulações. V. Qualquer pessoa pode desenvolver uma ferida de pressão, mas os doentes idosos, acamados, paralisados e desnutridos correm um risco mais elevado.
Estão CORRETAS:

    A) I, II e III apenas.

    B) II, III e IV apenas.

    C) III, IV e V apenas.

    D) I, IV e V apenas.

    E) I, II, III, IV e V.

A Hipertensão Arterial, o Diabetes, Cânceres e as Doenças Respiratórias Crônicas representam as principais Doenças Crônicas não Transmissíveis. Consideradas silenciosas, por se desenvolver ao longo da vida, e responsáveis por 72% óbitos no Brasil. Segundo Ministério da Saúde aproximadamente 57,4 milhões de pessoas possui pelo menos uma doença crônica não transmissível (DCNT) no país.
Sobre as doenças crônicas não transmissíveis, analise os itens:
I. Uma doença crônica é caracterizada pelos seguintes elementos: condição não tratada em três meses, não fatal no curto prazo (não emergencial), quando apresenta quadros pontuais graves. II. Fatores que favorecem o seu desenvolvimento no organismo: fatores genéticos, sexo e idade, além de hábitos e comportamentos de risco com inatividade física, alimentação inadequada, obesidade, tabagismo e o abuso de bebidas alcoólicas. III. A pessoa com diabetes, principalmente Diabetes Tipo 2, terá maiores chances de se tornar um hipertenso. Para evitar possíveis complicações, o tratamento da hipertensão é imperativo, pois, se não tratada, a pressão alta pode ocasionar derrames cerebrais, doenças do coração, como infarto, insuficiência cardíaca (aumento do coração) e angina (dor no peito), insuficiência renal ou paralisação dos rins e alterações na visão que podem levar à cegueira. IV. As doenças crônicas não transmissíveis geralmente são o resultado de diversos fatores como os genéticos, ambientais, fisiológicos e até mesmo comportamentais, ou seja, de acordo com o estilo de vida da pessoa. V. A atividades físicas e dietas pobres em nutrientes corroboram para um sistema imunológico mais fraco e consequentemente mais propenso a infecções.
Estão CORRETAS:

    A) I, II e III apenas.

    B) II, III e IV apenas.

    C) III, IV e V apenas.

    D) I, IV e V apenas.

    E) I, II, III, IV e V.

As causas de Insuficiência Respiratória Aguda podem ser divididas conforme o acometimento dos diferentes componentes do sistema respiratório, necessários para a ventilação.
Sobre o Sistema respiratório, analise os itens:
I. Sistema nervoso central: lesões estruturais do SNC (neoplasia, infarto, hemorragia, infecção); drogas depressoras do SNC; doenças da medula: trauma raqui-medular, neoplasia, infecção, infarto, Síndrome de Guillain-Barré, poliomielite. II. Sistema nervoso periférico: doenças causadas por neurotoxinas: tétano, botulismo, difteria; Miastenia gravis; Paralisia diafragmática bilateral; Intoxicação por organofosforado. III. Disfunção da musculatura respiratória: distúrbios eletrolíticos (hipofosfatemia, hipomagnesemia, hipocalemia, hipocalcemia); distrofias musculares. IV. Disfunção da parede torácica e pleura: cifoescoliose; obesidade; tórax instável (múltiplas fraturas de costelas). V. Obstrução das vias aéreas superiores: edema de laringe (traumático, anafilático); aspiração de corpo estranho; paralisia de cordas vocais bilateralmente; estenose de traqueia, traqueomalácia; tumores nas vias aéreas superiores; apneia do sono obstrutiva.
Estão CORRETAS:

    A) I, II e III apenas.

    B) II, III e IV apenas.

    C) III, IV e V apenas.

    D) I, IV e V apenas.

    E) I, II, III, IV e V.

Myra Levine defende a teoria holística de enfermagem, abordando o homem como ser biopsicossocial, um "todo com todas as suas partes integradas", que vive em constante interação com o meio, num determinado tempo e espaço. Na assistência ao paciente, é premissa dessa teoria:

    A) Considerar a enfermagem como uma função social de ajuda, a ser exercida junto com o sujeito da atenção.

    B) Englobar o ser humano e o seu meio e as inter-relações entre.

    C) Sistemas sociais organizados para promover, preservar ou recuperar a saúde ou atender aos problemas relativos ao processo vital.

    D) Operacionalização da assistência, com atenção para o direito e dever do cliente de conhecer-se a si próprio.

    E) Sequência de ação, reação, interação e transação, visando aos objetivos relacionados à saúde.

O DM tipo 2 costuma ter início insidioso e sintomas mais brandos. Sobre o DM tipo 2 é correto afirmar que:

    A) acomete, principalmente, crianças e adolescentes sem excesso de peso.

    B) evolui, rapidamente, para cetoacidose, especialmente, na presença de infecção

    C) na maioria dos casos, a hiperglicemia é acentuada.

    D) geralmente, causada por processo autoimune.

    E) designa uma deficiência relativa de insulina, isto é, há um estado de resistência à ação da insulina.

Dos critérios para o rastreamento do Diabetes Mellitus - DM em adultos assintomáticos, do Ministério da Saúde, está a presença de excesso de peso (IMC >25 kg/m2 ) e um dos seguintes fatores de risco:

    A) Acanthosis nigricans.

    B) Hipertensão arterial > 130/80 mmHg.

    C) Hipertrigliceridemia > 150 mg/dL.

    D) Tolerância aumentada à glicose.

    E) Síndrome de Cushing.

A abordagem dos Cuidados Paliativos para o câncer de mama segue os princípios gerais dos Cuidados Paliativos, dos quais, não se enquadra:

    A) Reafirmar vida e a morte como processos naturais.

    B) Integrar os aspectos psicológicos, sociais e espirituais ao aspecto clínico de cuidado do paciente.

    C) Fornecer alívio para dor e outros sintomas estressantes como astenia, anorexia, dispneia e outras emergências oncológicas.

    D) Oferecer um sistema de apoio para ajudar a família a lidar com a doença do paciente, em seu próprio ambiente.

    E) Apressar ou adiar a morte.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...