Questões de Enfermagem do ano 2020

Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Como são denominados, dentro da Política de Humanização em Saúde, os cuidados ativos e integrais a pessoa com doença grave e incurável, os quais se baseiam na promoção do conforto, sintomas desagradáveis e segurança do paciente?

    A) Cuidados emergenciais.

    B) Cuidados progressivos.

    C) Cuidados paliativos.

    D) Cuidados intensivos.

    E) Cuidados curativos.

Em relação à epilepsia, marque a alternativa CORRETA:

    A) É diagnosticada por ressonância magnética, por se tratar unicamente de um tumor cerebral que causa convulsões.

    B) Síndrome caracterizada por convulsões recorrentes, não provocadas.

    C) Envolve a abertura do crânio para se obter acesso às estruturas cranianas.

    D) É a perda súbita da função relacionada com a ruptura de vaso sanguíneo.

    E) É a incapacidade de se expressar ou de compreender a linguagem.

Choques são situações graves, caracterizados por uma insuficiência circulatória aguda, levando a um risco de vida iminente. Qual das alternativas abaixo está CORRETA em relação à classificação de choques na urgência e emergência?

    A) Choque cardiogênico é o mesmo que acidente vascular e acontece na carotídea após traumatismos por arma de fogo ou arma branca.

    B) Choque neurogênico ocorre pela incapacidade do coração bombear sangue para os tecidos corporais principalmente no miocárdio, levando ao infarto agudo do miocárdio.

    C) Choque hipovolêmico ocorre devido à infecção grave com infarto agudo do miocárdio.

    D) Choque séptico ocorre devido à infecção grave, geralmente após procedimentos cirúrgicos ou traumatismos, caracterizando uma falência no fluxo sanguíneo, cujos agentes mais comuns são bactérias gram-negativas.

    E) Choque anafilático acontece após infecção bacteriana, quando há uma grave infecção após um grande traumatismo.

Uma Sra. JKA, de 78 anos de idade é diagnosticada clinicamente com a Doença de Parkinson pela equipe médica. Dois dias depois, quando a mesma chega a casa, a família angustia-se, pois não está entendendo o medicamento prescrito e vai até uma Unidade Básica de Saúde para obter algumas informações sobre a medicação antiparkinsoniana. O cuidador principal, junto com a Sra. JKA, recorre à Enfermeira da UBS e leva toda a documentação, mas fica com muita dúvida acerca do nome do medicamento. Qual das alternativas abaixo apresenta CORRETAMENTE um agente antiparkinsoniano?

    A) Aldol.

    B) Fluoroquinolona.

    C) Risperidona.

    D) Levodopa.

    E) Dimenidrinato.

Um usuário de 16 anos foi hospitalizado em um Hospital Geral com hipótese diagnóstica de Crise Falciforme. No histórico de enfermagem o mesmo apresentava fáceis de dor intensa e intermitente, icterícia, taquicardia, anemia com níveis de hemoglobina de 8 g/dl. Dentre os achados, qual das alternativas abaixo discorre CORRETAMENTE sobre um dos Diagnósticos de Enfermagem preditos para tal paciente?

    A) Icterícia com dor aguda.

    B) Dor aguda relacionada com a icterícia, devido à falta de CO no fígado.

    C) Dor aguda relacionada com a taquicardia devido à falta de circulação no coração, levando a um quadro de angina.

    D) Dor aguda relacionada com a hipóxia tecidual, devido à aglutinação das células falciformes dentro dos vasos sanguíneos e evidenciada verbalmente pelo paciente.

    E) Dor aguda gerada pela icterícia e evidenciada pela fala do paciente.

Quando o cuidado de enfermagem envolve a Terapia com diuréticos para condições como a insuficiência cardíaca (IC), principalmente quando administrados por via IV, nas exacerbações da IC, quando há necessidade de diurese rápida. Nesses casos, a enfermagem precisa administrar o medicamento e monitorar a reposta do paciente. De acordo com essa afirmação, marque a alternativa CORRETA que apresenta cuidados da enfermagem com a Terapia Diurética:

    A) Administrar o diurético em qualquer horário do dia, indiferente do estilo de vida; monitorar o peso e o balanço hídrico diariamente; monitorar os níveis séricos de TGO e TGP à procura de elevação dos níveis; não há necessidade de avaliação dos sons pulmonares.

    B) Administrar o diurético em um momento apropriado ao estilo de vida do paciente, evitando a nictúria; monitorar o peso e o balanço hídrico diariamente; monitorar os níveis séricos de ureia e creatinina à procura de elevação dos níveis, indicando disfunção renal; avaliar sons pulmonares; dentre outros.

    C) Administrar o diurético após a ceia, antes de dormir, pela melhor absorção do fármaco; pedir que o paciente urine e faça a medicação do controle de urina nas 24h, monitorar os níveis séricos de ureia e creatinina e não há necessidade de avaliação pulmonar.

    D) O único risco relacionado à Terapia diurética está relacionado com a hipotensão assintomática.

    E) O único risco relacionado à Terapia diurética está relacionado com a queda do ácido úrico e aumento da ureia.

O Art. 11 da Lei do Exercício Profissional de Enfermagem (Lei 7.498/86) afirma que uma das atividades privativas do Enfermeiro se refere à Consulta de Enfermagem. É essencial que o Enfermeiro reconheça os conceitos e ações relacionadas à Consulta de Enfermagem e o Processo de Enfermagem. Assinale então, a alternativa CORRETA que discorre sobre essa atividade no âmbito das competências legais da profissão:

    A) A Consulta de Enfermagem se refere ao Processo de Saúde em Enfermagem, quando o mesmo é realizado em instituições prestadoras de serviços ambulatoriais de saúde, domicílios, escolas, associações comunitárias, etc.

    B) A Consulta de Enfermagem não tem referência com o Processo de Enfermagem, pois o Processo de Enfermagem é o planejamento da assistência e a Consulta de Enfermagem se refere exclusivamente à coleta de dados de enfermagem referentes à história do paciente.

    C) A Consulta de Enfermagem é apenas uma etapa do processo de enfermagem e se refere exclusivamente ao processo de interpretação dos dados coletados na primeira etapa que é a coleta de dados.

    D) A Consulta de Enfermagem se refere aos resultados esperados e consta no Processo de Saúde em Enfermagem como a etapa dos resultados em saúde.

    E) Não se usa mais o termo Consulta de Enfermagem, pois ela foi substituída por Diagnósticos de Enfermagem, considerado como a primeira etapa do Processo de Enfermagem, sendo explanada pela Resolução Cofen 358/2009.

No calendário vacinal, marque a alternativa CORRETA que condiz com recomendações para o calendário vacinal do Adulto, seguindo recomendações do Ministério de Saúde, Brasil (2018):

    A) Não há recomendação específica para adultos no calendário de vacinas do Ministério. Apenas para o público infantil, pessoas idosas e gestantes.

    B) Apenas a vacina contra a Hepatite B, pois se compreende que os adultos já foram vacinados na infância.

    C) A tríplice viral e rotavírus.

    D) Apenas uma dose da Vacina Penta, pois já irá prevenir o público adulto em cinco doenças.

    E) Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice Viral, Dupla Adulto (dT) e Pneumocócica 23 Valente.

Um paciente de 84 anos apresentou uma fratura de quadril, foi cirurgiado há 48 horas e se encontra numa Ala Hospitalar em período pós-operatório. Assinale a alternativa CORRETA em relação aos cuidados gerontológicos que a equipe de enfermagem precisa ter em relação a esse grupo etário:

    A) O estresse e a imobilidade relacionados à idade e ao traumatismo predispõem a pessoa idosa à pneumonia, sepse, tromboembolia venosa, lesão por pressão e redução da capacidade de lidar com outros problemas de saúde.

    B) A hospitalização não transtorna o paciente idoso nesse caso. O que mais lhe incomoda é a imobilidade que gera unicamente a tromboembolia.

    C) A pneumonia não tem nada a ver com um paciente idoso acamado por fratura de quadril, nem em pós-operatório. A pneumonia se refere apenas à infecção bacteriana.

    D) Nem a sepse nem a pneumonia são possíveis complicações do caso acima citado, por compreender que se trata de um problema ortopédico.

    E) O único problema do caso acima é a imobilidade locomotora e, por isso, o cuidado de enfermagem deve ser direcionada à execução do curativo e às prescrições médicas de uso de medicamentos.

Sobre insulinoterapia é CORRETO afirmar:

    A) O tratamento intensivo, através de esquema basal-bolus com múltiplas doses de insulina NPH humana e insulina regular humana ou bomba de infusão subcutânea de insulina (BISI), tornou-se o tratamento preconizado para pacientes com DM 1.

    B) O tratamento intensivo, através de esquema basal-bolus com múltiplas doses de insulina NPH humana e insulina regular humana ou bomba de infusão subcutânea de insulina (BISI) tornou-se o tratamento preconizado apenas para pacientes com DM 2.

    C) Não existe bomba de infusão subcutânea de insulina, pois a insulina é subcutânea e exige uma dose muito mínima. A insulinoterapia nunca será recomendada em outra via de administração de medicamentos.

    D) A automonitorização da glicemia é dispensável para quem utiliza o esquema basal-bolus de tratamento com insulina.

    E) Em casos de cetoacidose diabética a única via de administração da insulina é a via subcutânea.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...