Questões de Enfermagem do ano 2020

Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma mulher de 35 anos é encaminhada para admissão em UTI, após complicação de parto, relacionado à ausência de pré-natal e detecção de trombocitopenia e presença de miomas uterinos durante o período de parto, com descrição também de atonia uterina. A enfermeira da UTI, ao atendê-la, depara-se com o seguinte quadro clínico:
A paciente apresenta nível de consciência alterado e confuso; pele fria, úmida e pegajosa com coloração pálida e cianótica; frequência cardíaca aumentada (148 bpm) e hipotensão arterial (PA=80x50). O diagnóstico de enfermagem prioritário foi “Estado de Choque” e precisa de cuidados imediatos. Nessa perspectiva, é essencial que o enfermeiro reconheça os indicadores empíricos de que tipo de choque se trata.
Marque a alternativa CORRETA, em relação ao referido caso clínico:

    A) Trata-se, possivelmente, de um choque hipovolêmico por se considerar que na paciente houve considerados sangramentos durante e após o parto, devido à trombocitopenia e atonia uterina.

    B) Trata-se, possivelmente, de um choque neurogênico por se considerar que a paciente está confusa e com nível de consciência alterado, quadro bem marcante no puerpério imediato de quem não fez pré-natal e não está aceitando bem a condição do parto.

    C) Trata-se, possivelmente, de um choque cardiogênico por considerar que havia um problema de leucocitose, trombocitopenia e diminuição da pressão arterial com aumento de FC, o que de fato marca bem o quadro dessa mulher adulta.

    D) Trata-se, possivelmente, de um choque cardiogênico por se considerar apenas o aumento da FC, para o qual essa característica é determinante para o tipo de choque, por isso não há que suspeitar de outros tipos de choques.

    E) Trata-se, possivelmente, de um choque séptico por haver alterações significativas no hemograma devido à ausência de pré-natal e, por isso, há risco de sepse.

A Bradicardia é um termo utilizado para designar uma diminuição na frequência cardíaca. O enfermeiro, ao detectar sinais de bradicardia em um adulto, precisará se assegurar de conhecimento específico a respeito de casos suspeitos e possíveis causas associadas aos sinais do acometimento propriamente dito. Para tanto, analise as proposições abaixo acerca de Bradicardia.
I- O critério de inclusão para a Bradicardia é indicada quando a FC < 60 bpm. II- O critério de inclusão para a Bradicardia é indicada quando a FC > 60 bpm. III- O critério de inclusão para a Bradicardia é indicada quando a FC < 40 bpm. IV- Algumas das causas são: Hipovolemia, Hipóxia, Hipo ou hipercalemia, Hipoglicemia, Hipotermia podem causar Bradicardia. V- Algumas das causas são: Hipertermia, Hipóxia, Hipervolemia, Trombose e Trauma podem causar Bradicardia.
Qual alternativa apresenta o conjunto de proposições que responde CORRETAMENTE acerca da Bradicardia.

    A) II e IV.

    B) I e IV.

    C) I e III.

    D) II e V.

    E) III e V.

De acordo com os Protocolos do SAMU 192 (BRASIL, 2016), são citados os 3 “S” do atendimento de suporte avançado de vida. Das alternativas, qual a que discorre CORRETAMENTE sobre os protocolos dos 3 “S”?

    A) Síndrome do esmagamento, Síndrome comportamental e Síndrome da grande queimadura.

    B) Aferição de sinais vitais, Sequência rápida de curativos e Sequência rápida de ingurgitamento.

    C) Aspectos gerais de avaliação da segurança de cena, Regras gerais de biossegurança e Práticas para a segurança do paciente.

    D) Sequência rápida de intubação, Sequência rápida de curativos, Sequência rápida de estancamento.

    E) Sequência rápida de RCG, Sequência rápida de sangramento, Sequência rápida para traumas.

Em relação ao cuidado do idoso hospitalizado, é essencial que o Enfermeiro, como profissional de saúde, reconheça os princípios básicos de farmacologia e do processo de envelhecimento, para que o processo de cuidar em enfermagem e a tomada de decisões sejam planejados de acordo com as necessidades da pessoa idosa.
Nessa perspectiva, marque a alternativa CORRETA em relação ao uso de medicamentos e à pessoa idosa:

    A) Um dos problemas relacionados à farmacocinética em pessoas idosas se refere à absorção; o processo de excreção só será afetado se o indivíduo tiver insuficiência renal.

    B) As alterações significativas do uso inapropriado de medicamentos por idosos estão relacionadas exclusivamente ao aumento da absorção de fármacos.

    C) Há alterações significativas da absorção, distribuição, metabolismo e excreção de fármacos com o avançar da idade, inferindo sobre a farmacocinética de alguns medicamentos, principalmente quando associadas à redução da taxa de filtração glomerular entre pessoas idosas.

    D) A polifarmácia não se pauta na farmacocinética nem na farmacodinâmica, o problema da polifarmácia é que os idosos ingerem mais de dois medicamentos sem necessidade.

    E) A polifarmácia não é considerada iatrogenia, mas, sim, um problema social, devido ao uso abusivo e gastos econômicos com medicamentos desnecessários à saúde do idoso.

Considerando a DOR como um sistema complexo, é essencial que o enfermeiro a reconheça na consulta de enfermagem. Considerando as alternativas abaixo, marque a alternativa CORRETA em relação ao paciente com DOR:

    A) Uma dor tipo cólica pode ser considerada como uma dor periférica e é desencadeada por distúrbios do neurônio motor inferior, considerada como dor neuropática.

    B) A dor de membro-fantasma é a mesma que neuropatia periférica diabética e pode ser classificada como nociceptiva.

    C) A Neuropatia diabética, neuropatia pós-quimioterapia e radioterapia é do tipo dor visceral e é classificada como nociceptiva.

    D) A dor somática é inconstante, em aperto e não apresenta localização bem definida, é classificada como polineuropatias do tipo periférica.

    E) Uma dor em aperto com sensação de pressão, frequente, mal localizada e referida pode ser considerada uma dor visceral tipo nociceptiva e pode estar presente em certos tipos de cânceres ou metástases abdominais.

Dos paradigmas dos cuidados paliativos no contexto contemporâneo estão cuidados humanizados para a dor do ser humano, cuidados com avaliação funcional e cuidados com morte do ponto de vista natural da vida. Um dos princípios da paliação é a boa avaliação do paciente para o diagnóstico desse processo de vida e sobrevida dos indivíduos que desse cuidado necessitarem, dentre os princípios de alivio de dor e sofrimento, além do cuidado humanizado. Dentre as alternativas abaixo, qual a que responde CORRETAMENTE acerca de escalas específicas para os cuidados paliativos?

    A) Teste do Relógio e Escala de Depressão.

    B) Escala de Glasgow.

    C) Palliative Scale e Escala de Glasgow

    D) Palliative Performance Scale e a Escala de Edmonton.

    E) Escala de Braden e Teste do Relógio Biológico.

O Hemotórax compreende a laceração do pulmão, de algum vaso intercostal ou da artéria torácica interna. Dentre as alternativas abaixo, qual a que apresenta as causas CORRETAS e prováveis para Hemotórax e indicação de drenagem torácica?

    A) Empiema, falta de selo d´água no sistema de drenagem torácico, condições inflamatórias agudas e condições crônicas como enfisema pulmonar.

    B) Presença de doença pulmonar, empiema, ferida de punção penetrante, falta de selo d´água no sistema de drenagem torácico, danos teciduais.

    C) Traumatismos torácicos, neoplasias, rupturas pleurais, anticoagulação excessiva, pós-cirurgia torácica/biopsia pulmonar aberta.

    D) Estreptococos, empiema e coagulação excessiva.

    E) Pneumonia, empiema, síndrome de Boerhaave, enfisema pulmonar e bronquite crônica.

O Distúrbio hereditário autossômico recessivo afeta o pâncreas, o sistema respiratório, o trato gastrointestinal, as glândulas salivares e o trato reprodutivo. É considerada uma doença hereditária letal que acomete pessoas muito jovens, levando-os a infecções recorrentes com risco para bronquiectasia e fibrose e dentre os diagnósticos de enfermagem, estão o Alto Risco de Infecção, Troca Gasosa Comprometida e Limpeza Ineficaz das Vias Aéreas. Em relação à afirmação, indique qual alternativa responde CORRETAMENTE.

    A) Pneumonia.

    B) Asma.

    C) Síndrome de Lyme.

    D) Mucoviscidose.

    E) Doença de Hirschsprung.

Analise as proposições abaixo, que tratam das alterações na Pressão Arterial Intracraniana (PIC).
I- Das intervenções de enfermagem na Hipertensão Intracraniana, além de outros cuidados, inclui-se seguir com rigor a prescrição médica e de enfermagem, controle hídrico rigoroso, acompanhamento alimentar, controle de temperatura. II- O Controle Hídrico rigoroso é um cuidado para Hipertensão Arterial Sistêmica e não para Hipertensão Intracraniana. III- As complicações da PIC aumentada incluem, dentre outras, Diabetes Insípido e Síndrome de Secreção de Hormônio Antidiurético (SIADH).
Sobre o conhecimento do Enfermeiro nas alterações da PIC, assinale a alternativa CORRETA.

    A) I e III apenas.

    B) II e III apenas.

    C) I, II e III.

    D) III apenas.

    E) II apenas.

Um enfermeiro plantonista de um hospital geral precisa inserir uma sonda nasoenteral em uma paciente gravemente acometida, que está restrita ao leito e sem possibilidade de mobilização. A posição de Fowler e semi-Fowler são inviáveis para tal procedimento de enfermagem. Dessa forma, marque a alternativa CORRETA que indica qual outra posição poderia ser viável para tal realização desse procedimento de enfermagem:

    A) Posição de Krasker.

    B) Posição de Trendelenburg reverso.

    C) Posição de Prona.

    D) Posição Jackknife.

    E) Posição de Trendelenburg.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...