Lista completa de Questões sobre Doenças/ Patologias para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges.
Identifique as formas de transmissão:
A tuberculose é uma doença não contagiosa, causada por um microorganismo, que se propaga através do ar, por meio de gotículas contendo os bacilos expelidos por um doente com tuberculose (TB) pulmonar ao tossir, espirrar ou falar em voz alta.
A tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa, causada por um microorganismo que se transmite por transfusão do sangue e seus derivados.
A transmissão é direta, de pessoa a pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo, contaminando-o.
A transmissão é direta, de pessoa a pessoa, e por roedores infectados. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso; no caso dos roedores, por meio dos dejetos.
A tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa, causada por um microorganismo, que se propaga através de gotículas contendo os bacilos expelidos por um doente com tuberculose, pela relação sexual, pelo sangue e seus derivados.
A sífilis congênita é resultado da infecção do feto pelo Treponema pallidum, bactéria causadora da sífilis. Essa infecção se dá através da placenta de uma mulher grávida que esteja infectada pela sífilis.
Os problemas de saúde que o feto pode apresentar, em decorrência da sífilis congênita, são:
resfriado, cólicas.
verminose, diarréia.
tétano, tuberculose.
fibromialgia, distrofias.
surdez, retardo mental.
Em relação à vacina contra Febre Amarela podemos afirmar, EXCETO:
É administrada aos nove meses de idade, porém em surtos da doença pode antecipar para os seis meses de idade
Indicada aos residentes ou viajantes para as seguintes áreas com recomendação da vacina: estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, entre outros
Administrar a vacina dez dias antes da data da viagem
Administrar reforço a cada quinze anos após a data da última dose
Qual da doença abaixo é causada por fungo, assinale a alternativa CORRETA?
Amebíase
Brucelose
Coccidioidomicose
Criptosporidíase
Zoonose transmitida por carrapatos e causada por uma espiroqueta (Borrelia burgdorferi), caracterizada por pequena lesão cutânea, expansiva, única ou múltipla, do tipo mácula ou pápula de coloração avermelhada no local em que o carrapato sugou o sangue, denominada de eritema crônico migratório. Esta Zoonose é conhecida como, assinale a alternativa CORRETA:
Raiva
Doença de Lyme
Leishmaniose
Escabiose
Estrongiloidíase é conhecida como uma doença, assinale a alternativa CORRETA?
Doença parasitária intestinal
Doença bacteriana genital
Doença infecciosa febril
Doença bacteriana aguda
A Giardíase é uma infecção por protozoários que atinge, principalmente, a porção superior do intestino delgado. A maioria das infecções é assintomáticas e ocorre tanto em adultos quanto em crianças. Sobre a Giardíase podemos afirmar, EXCETO:
O agente etiológico é a Giardia lamblia, protozoário flagelado que existe sob as formas de cisto e trofozoíto
O homem e alguns animais domésticos ou selvagens, como cães, gatos, castores, são conhecidos como reservatórios desta doença
O modo de transmissão é por via fecal-oral
O período de incubação é de 1 semana a 12 semanas
A Gonorréia é uma doença infecciosa do trato urogenital, de transmissão por via sexual, que pode determinar desde infecção assintomática até a doença com alta morbidade. Após contato e vencidas as barreiras naturais da mucosa ocorrerá à evolução para a doença. Sobre a Gonorréia é INCORRETO afirmar:
O modo de transmissão é por contato sexual
O agente etiológico é Neisseria gonorrhoeae, diplococo Gram positivo
Período de incubação é geralmente entre 2 e 5 dias
Os recém-nascidos de mães doentes ou portadoras podem apresentar conjuntivite gonocócica por contaminação no canal de parto, pelo corrimento escasso e leitoso
A Hepatite A é uma doença viral aguda, de manifestações clínicas variadas desde formas subclínicas, oligossintomáticas até formas fulminantes. Na maioria das vezes as infecções são anictéricas, os sintomas se assemelham a uma síndrome gripal (febre, mialgia, inapetência, etc), porém há elevação das transaminases. Em relação ao modo de transmissão da Hepatite A de que forma se dá, assinale a alternativa CORRETA:
Via Fecal-oral
Via sexual
Via parenteral
Transmissão vertical
É uma Doença infecciosa que compromete o Sistema Nervoso Central, o seu quadro clínico é, comumente, de início insidioso, embora alguns casos possam ter um começo abrupto, marcado pelo surgimento de convulsões. Com sintomas inespecíficos, como: febre, mialgias, sonolência, apatia, irritabilidade, cefaléia, anorexia, vômitos, dor abdominal e mudanças súbitas do humor. A suspeita clínica é difícil e o diagnóstico é feito pelo exame do líquor. A transmissão se dá principalmente por via aérea, pela qual os bacilos penetram com o ar inspirado e vão atingir as porções mais periféricas do pulmão. O Agente etiológico é um bacilo não formador de esporos, sem flagelos e que não produz toxinas. É uma espécie aeróbica estrita, necessitando de oxigênio para crescer e se multiplicar. De qual patologia está se referindo?
Meningite Tuberculose
Meningoencefalites Virais
Meningite Fúngica
Meningite bacteriana (Haemophylus influenzae)
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...