Lista completa de Questões sobre Doenças/ Patologias para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um aspecto associado ao meio ambiente diz respeito aos agravos relacionados aos pombos. Alguns desses agravos são:
No que se refere a doenças de interesse para a saúde pública, especialmente as transmissíveis causadas por bactérias, julgue os seguintes itens. A hanseníase ou mal de Hansen é causada pelo Mycobacterium leprae e afeta os nervos, o sistema digestório e a pele.
Acerca de doenças infectoparasitárias e sua forma de transmissão, julgue os itens subsequentes. Na esquistossomose mansônica, a transmissão da doença depende da existência de hospedeiros intermediários.
Acerca de doenças infectoparasitárias e sua forma de transmissão, julgue os itens subsequentes. A transmissão da raiva ocorre pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura e mais raramente pela arranhadura e lambedura de mucosas.
Acerca de doenças infectoparasitárias e sua forma de transmissão, julgue os itens subsequentes. No Brasil, a forma de transmissão da leishmaniose visceral ocorre durante banhos de rios e açudes que tenham caramujos infectados.
Acerca de doenças infectoparasitárias e sua forma de transmissão, julgue os itens subsequentes. A transmissão natural da doença de Chagas é vetorial e ocorre por meio das fezes dos triatomíneos, vulgarmente conhecidos por barbeiros, entre outros nomes.
A respeito do tétano, doença infecciosa aguda, não contagiosa, causada pela ação de exotoxinas produzidas pelo Clostridium tetani, que provoca um estado de hiperexcitabilidade do sistema nervoso central, assinale a opção correta.
O agente etiológico do tétano é um bacilo gram-positivo, anaeróbio e capaz de produzir esporos que lhe permitem sobreviver no meio ambiente por vários anos.
O tétano acidental tem período de transmissibilidade de dez a quatorze dias.
O principal modo de transmissão do tétano neonatal é o contato direto entre recém-nascidos.
O período de incubação tanto do tétano acidental como do tétano neonatal é de trinta a quarenta dias.
O C. tetani é comumente encontrado na natureza sob a forma vegetativa e no trato intestinal do cavalo e do homem.
Assinale a opção correta a respeito da dengue.
O agente etiológico da dengue é o mosquito da espécie Aedes aegypti, que também pode ser transmissor da febre amarela urbana.
Por apresentar um grande número de casos suspeitos, a dengue não é considerada uma doença de notificação compulsória.
A dengue é considerada de padrão sazonal, de incidência coincidente com o inverno, devido à maior ocorrência de geadas e à queda de temperatura nessa estação.
A fonte de infecção e reservatório para o agente etiológico da dengue é o ser humano, tendo sido descrito na Ásia e na África um ciclo selvagem com o envolvimento de macacos.
O tratamento da dengue é sintomático, mediante a utilização frequente de analgésicos, antipiréticos, antibióticos e sulfas.
Acerca da leishmaniose, assinale a opção correta.
O período de incubação da leishmaniose visceral é maior no homem, comparativamente ao cão.
Deve ser levantada suspeita clínica da leishmaniose tegumentar americana sempre que o paciente apresentar febre e esplenomegalia associada ou não a hepatomegalia.
A leishmaniose tegumentar americana é uma doença infectocontagiosa causada por um helminto do gênero Leishmania, transmitida por vetor, que acomete as vísceras do sistema digestório.
A leishmaniose visceral é uma doença crônica sistêmica caracterizada por febre de longa duração, perda de peso, astenia, adinamia e anemia, entre outras manifestações.
Calazar, esplenomegalia tropical, febre dundum, entre outras denominações menos conhecidas, são sinonímias da leishmaniose tegumentar americana.
Acerca da doença de Chagas, assinale a opção correta.
Nas formas digestivas, em estágios mais avançados da doença de Chagas, contraindica-se a dilatação ou correção cirúrgica do órgão afetado.
Os casos crônicos da doença de Chagas são de notificação compulsória.
A transmissão natural ou primária da doença de Chagas é vetorial, feita pelo Trypanosoma cruzi.
Além do homem, mamíferos domésticos e silvestres têm sido infectados pelo Trypanosoma cruzi, tais como gatos, cães, porcos domésticos, ratos domésticos, macacos, tatus e gambás, entre outros.
As síndromes de megaesôfago e de megacólon são comuns na forma aguda da doença de Chagas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...