Questões sobre Enfermagem Cirúrgica

Lista completa de Questões sobre Enfermagem Cirúrgica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre o período perioperatório, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) O período pré-operatório mediato compreende desde o momento que o paciente recebe a notícia de que será submetido ao tratamento cirúrgico até as 24 horas que antecedem a cirurgia.

( ) O período intraoperatório se inicia no momento em que o paciente é recebido na unidade de centro cirúrgico e termina com sua saída da sala de operações.

( ) O período pós-operatório imediato compreende as primeiras 24 horas após o procedimento anestésico cirúrgico, incluindo o tempo de permanência na sala de recuperação pós-anestésica.

( ) O período pós-operatório mediato compreende o período após as 24 horas iniciais.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. V F V V
  • B. F V V V
  • C. V F V F
  • D. V V F F

Nas últimas décadas, as técnicas cirúrgicas foram bastante aperfeiçoadas, aumentando as oportunidades de tratamento de patologias complexas. No entanto, esses avanços também aumentaram de modo expressivo o potencial de ocorrência de erros, que podem resultar em dano para o paciente e levar a incapacidade ou morte.

Sabe-se que uma das ações que podem diminuir a ocorrência de erros durante o procedimento cirúrgico é a demarcação do sítio cirúrgico, principalmente em procedimentos que envolvem lateralidade, múltiplas estruturas e múltiplos níveis.

Sobre a demarcação do sítio cirúrgico assinalado no Protocolo de Cirurgia Segura do Ministério de Saúde, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. A identificação do sítio cirúrgico deverá ser realizada por médico membro da equipe cirúrgica antes do encaminhamento do paciente para o local de realização do procedimento.
  • B. A identificação do sítio cirúrgico, sempre que possível, deverá ser realizada com o paciente anestesiado.
  • C. O símbolo a ser utilizado deverá ser padronizado pela instituição e deve permanecer visível após preparo da pele e colocação de campos cirúrgicos.
  • D. Devem-se evitar marcas ambíguas como “x”, podendo ser utilizado, por exemplo, o sinal de alvo para esse fim.

Os instrumentos cirúrgicos são essenciais para o desenvolvimento da sequência que compõe os tempos cirúrgicos. Assim, a expressão “tempos cirúrgicos” caracteriza a sequência de procedimentos utilizada na manipulação dos tecidos e vísceras durante o ato operatório.

Considerando os tempos cirúrgicos, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. A síntese cirúrgica deve respeitar a hierarquia tecidual e sua estratificação.
  • B. A hemostasia cirúrgica é o conjunto de medidas adotadas pelo cirurgião para prevenir, deter ou coibir o extravasamento sanguíneo no período intraoperatório.
  • C. A exérese constitui-se no tempo mais elaborado da intervenção e exige maiores cuidados da equipe cirúrgica.
  • D. A diérese é o tempo cirúrgico que consiste na aproximação das bordas dos tecidos seccionados ou ressecados.

Pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos por período prolongado geralmente apresentam risco aumentado de desenvolvimento de lesão por pressão, portanto, todos esses pacientes, no momento pré, intra e pós-operatório, devem receber avaliação de risco da pele. Assim, a pronta-identificação de pacientes em risco para o desenvolvimento de lesão por pressão, por meio da utilização de ferramenta validada, permite a adoção rápida de medidas preventivas, sendo a escala de Braden a ferramenta mais amplamente utilizada.

Em relação à escala de Braden, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. A escala de Braden é uma escala preditiva, entretanto é um parâmetro que deve ser utilizado em associação à avaliação clínica do enfermeiro.
  • B. A escala de Braden classifica o paciente em: sem risco, com risco baixo, moderado, alto ou muito alto para desenvolver LPP.
  • C. A classificação do risco se dá de maneira inversamente proporcional à pontuação, ou seja, quanto maior o número de pontos, menor é a classificação de risco para a ocorrência de lesão por pressão.
  • D. A escala de Braden avalia condição física, estado mental, atividade, mobilidade e incontinência.

A infecção do sítio cirúrgico (ISC) é concebida como de origem multifatorial. Ressalta-se a importância da pele como um reservatório de microrganismos potencialmente causadores de infecção, que podem ser transmitidos por contato direto ou indireto, por meio de objetos e superfícies do ambiente. A pele humana é colonizada por diferentes microrganismos, que geralmente convivem sem causar danos ou prejuízos ao indivíduo colonizado. Na epiderme, esses microrganismos coexistem integrando a microbiota transitória e residente. Dessa forma, para a redução e inibição do crescimento da carga microbiana transitória e residente, colonizadoras da pele do paciente, recomenda-se o preparo pré-operatório da pele.

Analise as afirmativas relacionadas ao preparo pré-operatório da pele e assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Recomenda-se que o preparo da pele seja iniciado antes da cirurgia, com o banho pré-operatório
  • B. O Centers for Disease and Control Prevention (CDC) preconiza a realização do banho com antisséptico pelo menos na noite anterior à cirurgia.
  • C. Recomenda-se o uso de antissépticos associado ao sabonete no banho pré-operatório, uma vez que há evidências científicas suficientes que demonstram a redução da taxa de infecção do sítio cirúrgico.
  • D. O National Institute for Health and Clinical Excellente (NICE) recomenda o banho na noite anterior ou na manhã da cirurgia, sem recomendação específica para a utilização do antisséptico.

A hipotermia perioperatória pode ser definida como uma complicação séria e comumente relacionada a anestesia e cirurgia. Considerada não intencional quando resulta da combinação entre a alteração da termorregulação pelos agentes anestésicos, fatores ambientais do centro cirúrgico e relacionados ao paciente, ela advém de vários fatores associados ou isolados.

Analise as afirmativas a seguir sobre o mecanismo de perda de calor do paciente submetido a procedimento anestésico cirúrgico e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A radiação é o principal mecanismo de perda de calor; ela ocorre pela transmissão da energia eletromagnética através de raios infravermelhos do corpo para objetos na sala que não estão em contato com o corpo, não sendo afetada pela temperatura e movimento de ar ou pela distância entre as superfícies

( ) Na condução, perde-se o calor por meio do contato direto entre o paciente e objetos frios, e a perda de calor é proporcional à diferença de temperatura entre os dois corpos.

( ) A evaporação ocorre quando a umidade, a partir da superfície do corpo, muda de líquido para gás, sendo o calor liberado no processo.

( ) Na convecção, a maior parte do calor perdido ocorre quando a superfície do corpo é exposta antes da colocação dos campos que previnem a perda de calor.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. V F V F
  • B. F V V F
  • C. V V V V
  • D. V V F F

Para a classificação da cirurgia mediante seu potencial de contaminação, na década de 1960, a National Academy of Sciences propôs uma classificação das cirurgias que tem sido utilizada até os dias atuais.

Analise as afirmativas a seguir sobre a classificação do grau de contaminação microbiana no sítio cirúrgico e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Nas cirurgias potencialmente contaminadas, incluem-se as feridas traumáticas, abertas e recentes, com presença de inflamação não purulenta aguda e quebra grosseira da técnica asséptica em que o risco estimado de ISC é igual a 20%.

( ) Consideram-se cirurgias contaminadas aquelas em que há inserção, sob condições controladas, dos tratos respiratório, gastrintestinal ou genitourinário, sem contaminação não usual e cujo risco estimado de ISC é igual ou menor que 10%.

( ) Consideram-se cirurgias infectadas aquelas que se realizam em feridas operatórias com infecção pré-existente, traumas antigos com tecido desvitalizado, corpo estranho ou contaminação fecal, bem como quando houver perfuração de vísceras em que o risco estimado pra ISC varia de 30 a 40%.

( ) Consideram-se cirurgias limpas quando não há inflamação local, quebra da técnica asséptica ou penetração no trato respiratório, gastrintestinal ou genitourinário, decorrentes de cirurgias eletivas, primariamente fechadas e sem drenos, cujo risco estimado para infecção de sítio cirúrgico (ISC) é igual ou menor que 2%.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. V F V F
  • B. F V V V
  • C. F V F V
  • D. F F V V

Sobre a lista de verificação de cirurgia segura desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde, considere as fases a seguir.

I. Antes de entrar à sala de cirurgia

II. Antes da incisão cirúrgica

III. Antes de o paciente sair da sala de cirurgia

Conforme a lista de verificação de cirurgia segura, estão corretas as fases:

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I, II e III.

As arritmias são distúrbios da formação e / ou da condução do impulso elétrico no coração. Esses distúrbios podem causar perturbações de frequência e / ou de ritmo cardíaco.

A arritmia mais comum em pacientes com parada cardíaca é:

  • A. fibrilação ventricular.
  • B. taquicardia sinusal.
  • C. bradicardia sinusal.
  • D. taquicardia ventricular.

O enfermeiro, ao assistir um paciente com manifestações clínicas de angina, desenvolvimento de arritmias, queixa de fadiga, expressão de sensação de morte e instabilidade hemodinâmica, deve comunicar ao médico responsável e promover ações imediatas junto à sua equipe de enfermagem para intervir no seguinte tipo de choque:

  • A. neurogênico
  • B. cardiogênico.
  • C. hipovolêmico.
  • D. séptico.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...