Lista completa de Questões sobre Enfermagem Cirúrgica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A enfermagem peroperatória, consiste em 3 períodos que começam e terminam em determinados pontos na sequência de eventos da experiência cirúrgica, O período pré-operatório começa quando:
Estoma é uma abertura feita cirurgicamente no corpo do paciente com o objetivo de facilitar a comunicação com o meio exterior, para a saída de fezes e urina ou para auxiliar na respiração ou na alimentação. Denomina-se de ileostomia o procedimento de criação de um estoma que permite a comunicação entre o exterior e
Considere que um enfermeiro da Unidade de Terapia Intensiva está no plantão noturno, e que a Unidade apresenta 19 leitos, sendo um deles de isolamento. A escala pré-definida apresentava três enfermeiros e 12 técnicos em enfermagem de plantão, entretanto, durante a passagem de plantão, o enfermeiro da tarde informou que havia sido comunicada uma falta de enfermeiro e duas faltas de técnicos em enfermagem, por motivo de licença médica.
Considerando a legislação vigente acerca de recursos humanos em UTI e a divisão de profissionais de enfermagem por paciente, garantindo a segurança da assistência, assinale a alternativa CORRETA.
Considere que, em um plantão na UTI, um dos pacientes está tendo seu quadro clínico monitorizado, uma vez que tem diagnóstico de acidente vascular cerebral isquêmico agudo e foi trombolisado. Na avaliação durante o plantão, o paciente encontrava-se estável hemodinamicamente e com escore 15 na avaliação da escala de coma de Glasgow. Entretanto, durante o plantão, o técnico em enfermagem comunicou o enfermeiro que achou que o paciente ficou prostrado. Ao fazer a avaliação neurológica, o enfermeiro observou que o paciente apresentava abertura ocular somente ao estímulo doloroso, não apresentava resposta verbal e apresentava como resposta motora extensão anormal.
Assinale a alternativa com o valor da escala de coma de Glasgow dessa avaliação.
Nas últimas décadas, muito se tem discutido sobre a humanização em UTI. Estudos têm demonstrado a importância de um ambiente acolhedor, tanto para o paciente quanto para as famílias, para a recuperação física e psicológica dos pacientes críticos.
Considerando a humanização em UTI, assinale a alternativa INCORRETA.
A monitorização hemodinâmica é frequente nas UTIs e o enfermeiro apresenta papel fundamental na discussão da indicação com a equipe multiprofissional, nos cuidados de enfermagem e na manutenção dos dispositivos.
Considerando os cuidados de enfermagem na monitorização hemodinâmica, assinale a alternativa INCORRETA.
Sobre as atribuições do enfermeiro coordenador do bloco cirúrgico, considere as afirmativas a seguir.
I. Manter um ambiente cirúrgico seguro, tanto para o paciente quanto para a equipe multiprofissional que o assiste.
II. Participar da elaboração de normas, rotinas e procedimentos do setor.
III. Solicitar a aquisição de novos equipamentos, materiais e instrumental cirúrgico e testá-los.
IV. Participar de reuniões e comissões de integração com equipes multiprofissionais, tais como almoxarifado ou suprimentos, compras e farmácia.
Dentre as atividades do enfermeiro coordenador relacionadas ao funcionamento da unidade, não se inclui(em):
Na realidade brasileira, o modelo do Sistema de Enfermagem de Assistência Perioperatória (SAEP) é o mais difundido. Ele tem como base o atendimento das necessidades humanas básicas e o processo de enfermagem, estruturados por Wanda de Aguiar Horta.
São fases que fazem parte do SAEP, EXCETO:
Entre os fatores que determinam a escolha do tipo de anestesia, podem-se considerar as condições físicas do paciente. As práticas recomendadas da Sociedade Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização descrevem a classificação proposta pela American Society of Anesthesiologists (ASA), muito utilizada em todo o mundo.
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I associando as condições do paciente à classe correspondente.
COLUNA I
1. Classe I
2. Classe II
3. Classe III
4. Classe IV
5. Classe V
6. Classe VI
7. Classe E
COLUNA II
( ) Paciente saudável.
( ) Paciente com doença sistêmica discreta.
( ) Paciente com doença sistêmica impactante, com risco para a vida.
( ) Paciente com morte cerebral.
( ) Paciente com doença sistêmica grave.
( ) Paciente moribundo, com pouca probabilidade de sobrevida.
( ) Paciente que requer cirurgia de emergência.
Assinale a sequência CORRETA.
A limpeza da sala de operações (SO) deve proporcionar um ambiente limpo para os pacientes cirúrgicos e ser realizada de forma que minimize as exposições dos pacientes e dos profissionais aos microrganismos potencialmente infecciosos. Dessa forma, após cada procedimento cirúrgico, a limpeza visível do ambiente deve ser restabelecida.
Esse tipo de limpeza denomina-se limpeza:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...