Lista completa de Questões sobre Epidemiologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Texto para as questões de 30 a 32
Um grupo de trabalhadores de uma empresa de limpeza urbana, após um período de chuvas, realizou limpeza em coletores de água, fossas e manilhas de esgoto de uma localidade. Após aproximadamente 14 dias, vários desses trabalhadores iniciaram quadro compatível com a forma anictérica da leptospirose.
Considerando os aspectos epidemiológicos relacionados à situação apresentada, assinale a opção correta.
Por se tratar de enfermidade relacionada à atividade de trabalho, fica desobrigada a notificação da doença.
O tratamento é sintomático, pois não existe tratamento específico para a doença, dando-se atenção especial à nãoutilização do ácido acetilsalicílico.
Existe maior probabilidade de trabalhadores com mais de 40 anos de idade se contaminarem, visto que a enfermidade mencionada acomete apenas indivíduos que estão acima dessa faixa etária.
É importante a adoção de medidas de proteção à população e aos trabalhadores, como: controle de roedores, uso de equipamentos de proteção individual e melhoria das condições higiênico-sanitárias.
Como a infecção pessoa-a-pessoa é muito comum, deve-se providenciar o isolamento de portadores da doença e encaminhar equipes ao local para detecção de novos casos.
Texto para as questões de 30 a 32
Um grupo de trabalhadores de uma empresa de limpeza urbana, após um período de chuvas, realizou limpeza em coletores de água, fossas e manilhas de esgoto de uma localidade. Após aproximadamente 14 dias, vários desses trabalhadores iniciaram quadro compatível com a forma anictérica da leptospirose.
Considerando-se que na localidade ainda não haviam sido detectados casos dessa doença, e que as ocorrências se restringiram ao pequeno número de trabalhadores da empresa de limpeza urbana, pode-se afirmar que o comportamento da doença na situação descrita é típica de um(a)
pandemia.
surto.
endemia.
bloqueio.
quimioprofilaxia.
Em uma cidade está ocorrendo um surto epidêmico e, para interromper a cadeia de transmissão da doença, a Vigilância Epidemiológica recomenda controlar a população de pombos na área urbana. A doença em questão é
toxoplasmose
oncocercose.
filariose.
leptospirose.
peste bubônica.
De acordo com o Ministério da Saúde, consideram-se doenças de notificação compulsória nacional:
sífilis, tétano e cancro de Ducrey.
dengue, poliomielite e febre maculosa.
AIDS, rubéola e caxumba.
varicela, blastomicose e cólera.
tuberculose, raiva humana e febre amarela.
Enfermagem - Epidemiologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Um dos objetivos da notificação da ocorrência de doenças para o Serviço de Vigilância Epidemiológica é
subsidiar o planejamento e avaliação da eficiência e eficácia das ações de saúde.
identificar a incidência e mortalidade que a doença provoca na população.
impedir a propagação de qualquer doença para indivíduos suscetíveis.
desencadear ações de combate aos vetores de todas as doenças.
alimentar as estatísticas a serem mencionadas pelos jornais.
Um homem com 27 anos de idade, que acaba de ser admitido em uma empresa especializada em destruição de pragas, compareceu a um ambulatório para receber orientações quanto aos cuidados a serem tomados durante o trabalho.
Considerando o caso hipotético apresentado e os aspectos de vigilância em saúde dos trabalhadores, julgue os itens a seguir.
O exame pré-ocupacional deve ser realizado a fim de detectar o estado de saúde basal do trabalhador e identificar possíveis suscetibilidades.
A cidade A possui uma população de 500.000 habitantes e a cidade B de 20.000 habitantes. Em ambas as cidades foram registrados cem casos de dengue, no mês de novembro. Ao avaliar esta situação, o risco da população em contrair a doença é
maior na cidade A.
maior na cidade B.
menor na cidade B.
igual nas duas cidades.
indeterminado, visto que não existe relação de número de casos com a população total.
Abaixo consta a evolução esquemática do nível de saúde, segundo MORAES, avaliado pelas curvas de mortalidade proporcional.
Moraes (1959), confome recomendação da Organização Mundial de Saúde (1957) e partindo da idéia básica de Swaroop e Uemura, elaborou as curvas de mortalidade proporcional, as quais constituem uma representação gráfica dos vários índices de mortalidade proporcional (MP), segundo os grupos etários prefixados. Estes grupos etários incluem
o grupo infantil (< 1 ano).
as crianças em idade pré-escolar (4-5 anos).
as crianças e adolescentes (6 a 24 anos).
os adultos jovens (25 a 55 anos).
as pessoas idosas (maiores de setenta anos).
São doenças de notificação compulsória em todo território nacional:
varicela, malária e escarlatina.
neurocisticercose, enterobactérias e arbovirose.
cólera, hantaviroses e paralisia flácida.
cólera, varicela e escarlatina.
malaria, síndrome respiratória aguda grave, estafilococcias.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...