Lista completa de Questões sobre Epidemiologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os próximos itens, que versam sobre os métodos empregados em epidemiologia.
Um estudo que pretende informar sobre as características demográficas e socioeconômicas de um grupo de pacientes chagásicos é do tipo coorte.
Julgue os próximos itens, que versam sobre os métodos empregados em epidemiologia.
Considere a seguinte situação hipotética. Uma pesquisa foi realizada para verificar o grau de eficácia de uma vacina contra a hepatite B. Para isso, indivíduos que apresentavam o mesmo risco de sofrer hepatite B foram divididos em dois grupos. Os indivíduos de um dos grupos receberam a vacina e os do outro grupo receberam um placebo. Após 12 meses de observação, esses indivíduos foram novamente avaliados quanto à incidência da doença.
Nessa situação, a pesquisa realizada foi um estudo experimental do tipo ensaio clínico randomizado.
Julgue os próximos itens, que versam sobre os métodos empregados em epidemiologia.
Emprega-se o estudo de caso na investigação de um tema de saúde quando há limitações como falta de indivíduoscontrole ou pequeno número de indivíduos para observação.
Julgue os próximos itens, que versam sobre os métodos empregados em epidemiologia.
Em uma investigação do tipo caso-controle, parte-se do efeito para se chegar às causas.
Julgue os próximos itens, que versam sobre os métodos empregados em epidemiologia.
Na pesquisa retrospectiva, diferentemente da pesquisa prospectiva, não há grupo controle.
A infecção de sítio cirúrgico (ISC), anteriormente denominada infecção de ferida cirúr-gica, é um processo infeccioso que acomete tecido, órgão e cavidade abordada em um procedimento cirúrgico (Couto, 2003. p. 535). Sobre a epidemiologia e os fatores de risco para infecção de sítio cirúrgico (ISC), é CORRETO afirmar:
Enfermagem - Epidemiologia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Uma das formas de aplicação da epidemiologia nos serviços de saúde é a vigilância epidemiológica, que é conceituada como um conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual ou coletiva, com vistas a recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle de doenças e agravos. Com relação à vigilância epidemiológica, analise as afirmativas que se seguem.
1. As atividades da vigilância epidemiológica são desencadeadas a partir da ocorrência de um evento sanitário (doença ou agravo à saúde) - definido como informação para ação.
2. Uma das principais fontes de dados para a vigilância epidemiológica é a notificação compulsória de doenças. 3. A notificação deve ser sempre sigilosa e não deve, em nenhuma hipótese, ser divulgada fora do âmbito sanitário.
4. A investigação epidemiológica de um caso pode levar à identificação de outros e à suspeita de que se trata de um surto ou epidemia.
5. O Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica é composto por um conjunto de instituições exclusivamente públicas, integrantes do SUS, que notificam doenças e agravos, prestam serviços a grupos populacionais ou orientam a conduta a ser tomada no controle desses eventos sanitários.
Estão corretas as afirmativas:
1, 4 e 5, apenas.
2, 3 e 4, apenas.
1, 2 e 4, apenas.
2, 3 e 5, apenas.
1, 3 e 5, apenas
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 19 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Considerando o INFORME EPIDEMIOLÓGICO DO SUS -ANO IV _ Nº 2 abril a jan/05, responda às questões 31 e 33.
No município de Itaituba/Pa (DATA/SUS, 2006) houve dois casos confirmados de AIDS. Em relação à transmissão do HIV, é correto afirmar que:
qualquer pessoa infectada é considerada transmissora, independente da carga viral.
somente portadores que apresentam infecções oportunísticas são transmissores
as pessoas com infecção aguda transmitem com menos facilidade o vírus.
mulheres idosas têm menos potencial transmissor que as jovens.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 19 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
São doenças de notificação obrigatória ao Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e na impossibilidade deste, ao Serviço de Vigilância Epidemiológica da cidade
Doenças meningocócicas, Malária, Cólera, Raiva Humana
Todas as doenças sexualmente transmissíveis com exceção das uretrites
As intoxicações de qualquer natureza – química, medicamentosa, exposição à radiação ionizante, plantas, lagartas e animais peçonhentos.
Paralisias flácidas em qualquer de idade, tais como, poliomielite e Síndrome de Guillain-Barré
A expressão Vigilância Epidemiológica passou a ser aplicada no controle das doenças transmissíveis, na década de 50 (Rouquayrol, 2003). Quanto a este conjunto de ações, coloque V para Verdadeiro e F para Falso nas sentenças abaixo.
( ) O Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SNVE) foi instituído através da Lei 6.259/75 e do Decreto 78.231/76. Esses instrumentos tornaram obrigatória a notificação de doenças transmissíveis selecionadas, constantes de relação estabelecida por Portaria do Ministério da Saúde.
( ) Segundo o Sistema Único de Saúde (SUS), a Lei 8.080/90 define a vigilância epidemiológica como "um conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos".
( ) São funções da vigilância epidemiológica: coleta de dados, processamento de dados coletados, análise e interpretação dos dados processados, recomendação das medidas do controle apropriadas, promoção das ações de controle indicadas, avaliação da eficácia e efetividade das medidas adotadas, divulgação de informações pertinentes.
( ) A coleta de dados ocorre em todos os níveis de atuação do sistema de saúde. A força e o valor do dado analisado dependem da precisão com que o dado é gerado.
( ) Os dados de morbidade não são utilizados em vigilância epidemiológica, por não permitirem a detecção precoce de problemas sanitários.
Assinale a alternativa correta.
V, V, F, F, F.
F, F, V, V, V.
V, V, V, V, F.
V, F, V, F, V.
F, F, V, F, V.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...