Questões sobre Imunização

Lista completa de Questões sobre Imunização para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O Programa Nacional de Imunização (PNI) foi criado em 1973, tendo como missão organizar a Política Nacional de Vacinação, contribuindo para o controle, eliminação e/ou erradicação de doenças imunopreviníveis. A vacina é considerada uma das principais intervenções em saúde pública no Brasil. Por isso, o enfermeiro tem papel fundamental na gestão das imunizações e na conscientização da população. As atividades da sala de vacinação são realizadas pela equipe de enfermagem treinada e capacitada para manusear, conservar, preparar, administrar, registrar e descartar resíduos resultantes do processo de vacinação.
Sobre as imunizações, avalie as afirmativas abaixo e selecione a opção CORRETA.
I. As principais vacinas ao nascer são a BCG (Bacilo Calmete-Guérin) administrada para a prevenção da tuberculose e realizada por via intradérmica, e a DTP (Tríplice Bacteriana – Difteria, Tétano e Coqueluche), realizada por via intramuscular.
II. O esquema de administração da vacina contra a hepatite B corresponde, de maneira geral, três doses, com intervalo de 60 dias entre a primeira e a segunda dose e de três meses entre a primeira e a terceira doses.
III. A vacina pentavalente é uma composição combinada que previne cinco tipos de doenças (tétano, hepatite B, coqueluche, difteria e infecções causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b). A primeira dose deve ser dada aos 2 meses de vida, a segunda dose aos 4 meses de vida e a terceira dose aos 6 meses de vida.
IV. A vacina Rotavírus é uma vacina oral atenuada pentavalente (VR5), sendo composta por cinco tipos de rotavírus vivos “enfraquecidos”. A vacina é conservada entre +2ºC e +8ºC (sendo ideal +5ºC), não podendo ser congelada, pois o congelamento provoca a perda da potência.

    A) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.

    B) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

    C) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.

    D) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.

    E) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.

O Programa Nacional de Imunizações tem avançado ano a ano para proporcionar melhor qualidade de vida à população com a prevenção de doenças. Uma criança de 7 meses de idade que recebeu todas as vacinas estabelecidas no Calendário Nacional de Vacinação para esta idade, NÃO encontra-se vacinada ainda para a seguinte doença:

    A) Febre amarela.

    B) Hepatite B.

    C) Poliomielite.

    D) Rotavírus.

    E) Tuberculose.

Qual deve ser o esquema vacinal de Hepatite B para gestantes sem história de vacinação prévia?

    A) Não devem ser administradas vacinas Hepatite B em gestantes.

    B) Administrar 3 doses da vacina Hepatite B com intervalo de trinta dias entre a primeira e a segunda dose e seis meses entre a primeira e a terceira dose. Caso não seja possível completar o esquema durante a gestação, deverá concluir após o parto.

    C) Administrar 3 doses com intervalo de 60 dias entre as doses. Caso não seja possível completar o esquema durante a gestação, deverá concluir após o parto.

    D) Administrar 3 doses com intervalo de 30 dias entre as doses. Caso não seja possível completar o esquema durante a gestação, o recém nascido deverá receber Imunoglobulina Humana Anti Hepatite B.

Sobre o Calendário nacional de vacinas, analise as afirmativas.

I - A vacina de Hepatite B, é realizada em 3 doses, aplicada via IM, na região glútea; a primeira dose é aplicada quando a criança completa 1 ano.

II - A vacina BCG é disponibilizada para crianças até 4 anos, 11 meses e 29 dias que ainda não tiverem sido vacinadas.

III - A dose inicial de vacina da febre amarela é administrada aos dois anos de idade.

IV - A primeira dose da vacina contra Rota vírus é administrada quando a criança completa 2 meses de idade.

Está correto o que se afirma em

  • A. II e IV, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. I, II e IV, apenas.
  • D. II, III e IV, apenas.

No que se refere às orientações oficiais acerca da vacinação contra febre amarela, julgue os itens subsequentes. A vacinação contra a febre amarela é recomendada a residentes de todos os estados do Brasil, viajantes ou não.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere às orientações oficiais acerca da vacinação contra febre amarela, julgue os itens subsequentes. Uma pessoa que já recebeu duas doses da vacina da febre amarela ao longo da vida já é considerada imunizada e, portanto, não deverá receber nova dose, qualquer que seja a sua idade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Recentemente, o Ministério da Saúde modificou o número de doses de algumas vacinas e de doses de reforço de outras. Com base no novo calendário nacional de vacinação, julgue os seguintes itens. Nesse sentido, considere que a sigla HPV, sempre que utilizada, se refere a papiloma vírus humano. Para a prevenção da poliomielite, a criança passa a receber as três primeiras doses do esquema aos dois, quatro e seis meses de vida, com a vacina inativada contra a poliomielite, em sua forma injetável. As doses de reforço dessa vacina serão administradas aos quinze meses de idade e aos quatro anos de idade, em sua forma oral.

  • C. Certo
  • E. Errado

Recentemente, o Ministério da Saúde modificou o número de doses de algumas vacinas e de doses de reforço de outras. Com base no novo calendário nacional de vacinação, julgue os seguintes itens. Nesse sentido, considere que a sigla HPV, sempre que utilizada, se refere a papiloma vírus humano. As primeiras doses da vacina antimeningocócica C (conjugada), que protege a criança contra meningite causada pelo meningococo C, devem ser aplicadas aos três e aos seis meses de idade, com reforço aos quinze meses de idade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre a vacina BCG, analise as afirmativas.

I. É indicada para prevenir as formas graves da tuberculose (miliar e meníngea).

II. A administração deve ser adiada, quando a criança apresentar peso inferior a 2 kg, devido à escassez do tecido cutâneo, e quando apresentar lesões graves de pele.

III. Para crianças que foram vacinadas com a vacina BCG e que não apresentaram cicatriz vacinal após 6 meses, não há mais necessidade de revacinação.

IV. A aplicação da vacina é intradérmica, de preferência no braço esquerdo, na altura da inserção inferior do músculo deltoide, cada dose com volume de 0,2 mL.

Estão corretos:

  • A. I, II, III.
  • B. somente I e II.
  • C. I, II e IV.
  • D. somente II, III e IV.
  • E. somente III e IV.

Sobre os procedimentos para a administração de vacinas, é incorreto afirmar-se que

  • A. o músculo vasto lateral da coxa, devido à sua grande massa muscular, é o local recomendado para a administração simultânea de duas vacinas, principalmente em crianças menores de 2 anos de idade.
  • B. na utilização da via subcutânea, a vacina é introduzida na hipoderme. O volume máximo a ser administrado por essa via é 1,5 mL. São exemplos de vacinas administradas por essa via: vacina sarampo, caxumba e rubéola e vacina febre amarela (atenuada).
  • C. para a administração de vacinas, é sempre recomendada a assepsia da pele do usuário com água e sabão ou álcool a 70%.
  • D. a administração de vacinas por via parenteral não requer paramentação especial para a sua execução. A exceção se dá, quando o vacinador apresenta lesões abertas com soluções de continuidade nas mãos. Excepcionalmente nesta situação, orienta-se a utilização de luvas, a fim de se evitar contaminação, tanto do imunobiológico, quanto do usuário.
  • E. a vacina BCG e a vacina raiva humana, em esquema de pré-exposição, são administradas pela via intradérmica. O volume máximo a ser administrado por essa via é 0,5 mL.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...