Lista completa de Questões sobre Imunização para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Embora haja uma vacina segura e custo-efetiva, em 2017 houve 110 mil mortes por sarampo no mundo, principalmente entre crianças com menos de cinco anos de idade (OPAS, 2019). Qual das alternativas abaixo discorre CORRETAMENTE sobre essa doença que atinge todas as idades, inclusive as crianças?
A) A bactéria do sarampo infecta o trato respiratório e se espalha por todo o corpo.
B) O sarampo é uma doença grave e altamente contagiosa causada por bactéria da família Clamídia, é normalmente transmitida por meio da saliva e secreção nasal.
C) O sarampo é uma doença grave e altamente contagiosa causada por uma bactéria potente.
D) O sarampo é uma arbovirose clássica.
E) O sarampo é causado por um vírus da família paramyxorividae e é normalmente transmitido por meio de contato direto e pelo ar.
O Ministério da Saúde publicou, no final do ano passado, algumas mudanças propostas para o Calendário Vacinal de 2020. Entre essas mudanças, está incluída a vacina da gripe (influenza), que:
A) será oferecida a toda população, sem restrição de idade.
B) terá seu público-alvo ampliado para indígenas, pessoas em situação de rua e população LGBTA+
C) terá sua faixa ampliada para pessoas entre 55 e 59 anos de idade.
D) será ampliada para profissionais da saúde e comércio público.
E) será oferecida, como reforço, às crianças, aos 4 anos de idade.
Atualmente, a vacina Pentavalente protege contra as doenças difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e as infecções causadas pelo Haemophilus influenzae b. Seguindo o calendário Nacional de Vacinação, o imunobiológico Pentavalente deverá ser administrado na faixa etária:
A respeito do esquema de vacinação da raiva humana pós-exposição, marque a alternativa correta:
A) O soro antirrábico (SAR) deve ser administrado uma única vez e o quanto antes. A infiltração deve ser executada ao redor da lesão (ou lesões). Quando não for possível infiltrar toda a dose, aplicar 50% e a quantidade restante desprezar.
B) Nos casos em que se conhece tardiamente a necessidade do uso do soro antirrábico, ou quando não há soro disponível no momento, aplicar a dose recomendada de soro no máximo em até 5 dias após a aplicação da 1ª dose de vacina de cultivo celular.
C) Em caso de acidentes leves com cão ou gato clinicamente suspeito de raiva no momento da agressão, lavar a região com água e sabão, observar o animal durante 10 dias após a exposição e no caso do animal permanecer sadio no período de observação, encerrar o caso
D) Em caso de acidentes graves com cão ou gato raivoso, desaparecido ou morto; animais silvestres (inclusive os domiciliados), animais domésticos de interesse econômico ou de produção, lavar com água e sabão e iniciar imediatamente o esquema profilático com 5 doses de vacina.
E) No caso de o paciente faltar para a 2ª dose, seguindo o aprazamento de doses na profilaxia da raiva humana pós-exposição para pacientes faltosos em uso da vacina de cultivo celular (pela via IM), deverá ser aplicado no dia em que o paciente comparecer e agendar a 3ª dose com intervalo mínimo de 2 dias.
A prevenção primária do câncer do colo do útero está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo vírus do Papiloma Humano (HPV). Com relação à vacinação contra o HPV, assinale a alternativa INCORRETA:
A) Há duas vacinas disponíveis no Brasil: a bivalente, que protege contra os tipos oncogênicos 16 e 18, e a quadrivalente, que protege contra os tipos não oncogênicos 6 e 12 e os tipos oncogênicos 16 e 18.
B) Não há diferença de eficácia entre as vacinas existentes com relação à prevenção das lesões intraepiteliais cervicais.
C) A adoção das vacinas anti-HPV não elimina a prevenção secundária por meio de rastreamento.
D) A vacina quadrivalente pode ser administrada em lactantes.