Lista completa de Questões sobre Infecção Hospitalar para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Aliança Mundial para a Segurança do Paciente, desde a sua criação em 2004, tem elaborado programas e diretrizes que visam a sensibilizar e mobilizar profissionais de saúde e a população para a busca de soluções que promovam a segurança do paciente, divulgando conhecimentos e desenvolvendo ferramentas que possibilitem a mudança da realidade no cenário mundial. No mesmo propósito, a Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (REBRAENSP) tem como finalidade promover articulação e cooperação técnica entre instituições direta ou indiretamente ligadas à saúde e à educação de profissionais da área, além de fortalecer a assistência de enfermagem desenvolvendo diversos programas conforme as necessidades dos estados e municípios no território nacional. No que se refere à segurança do paciente, julgue os itens a seguir. A utilização de uma ou de várias listas de verificação (check-list) traz inúmeras vantagens. Os serviços devem elaborar as próprias listas específicas, dependendo da complexidade dos procedimentos cirúrgicos que são realizados.
A higienização das mãos é a medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação das infecções relacionadas a assistência a saúde. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, dependendo do objetivo ao qual se destina, a técnica de higienização das mãos pode ser dividida em:
I. Higienização simples das mãos.
II. Higienização antisséptica das mãos.
III. Fricção de antisséptico nas mãos.
IV. Antissepsia cirúrgica ou preparo pré-operatório das mãos.
V. Biodesinfecção das mãos.
Está correto o que consta APENAS em
Na assistência a um paciente internado com diagnóstico de rubéola os profissionais de saúde devem usar precauções que forneçam proteção a doenças transmitidas através do contato com gotículas (precaução respiratória), por um período de:
A respeito da terminologia e de produtos técnicos de enfermagem, julgue os itens a seguir. Degermação é a remoção de detritos e impurezas sobre a pele, por meio de detergentes sintéticos e sabões, que removem mecanicamente a flora transitória e residente.
A respeito da terminologia e de produtos técnicos de enfermagem, julgue os itens a seguir. Antissepsia é a destruição de microrganismos existentes nas camadas superficiais ou profundas da pele mediante aplicação de um agente germicida de baixa causticidade.
Acerca da assistência de enfermagem a paciente cirúrgico, julgue os itens que se seguem. A aplicação de agentes antimicrobianos em áreas da pele antes do procedimento cirúrgico caracteriza o processo de desinfecção.
Acerca do controle de infecção hospitalar, julgue os itens subsecutivos. Cirurgias infectadas são aquelas realizadas em tecidos colonizados por flora bacteriana abundante cuja descontaminação seja difícil ou impossível de ser realizada e também as marcadas por falhas técnicas grosseiras.
Acerca do controle de infecção hospitalar, julgue os itens subsecutivos. MARSA refere-se ao Staphylococcus aureus quando há resistência intrínseca aos betalactâmicos como meticilina, oxacilina, nafcilina, cefaloporina e imipenem. No entanto, a referida bactéria apresenta sensibilidade frente aos antibióticos do grupo dos aminoglicosídeos.
Julgue os itens a seguir, referentes a risco biológico e medidas de precaução básicas para a segurança individual e coletiva no serviço de assistência à saúde. Desinfecção é o processo de eliminação ou de destruição de microrganismos patogênicos e não patogênicos em sua forma vegetativa.
Julgue os próximos itens, referentes a controle de infecção hospitalar. Os compostos clorados, indicados para desinfecção de nível médio em artigos e superfícies, apresentam redução de atividade em presença de matéria orgânica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...