Lista completa de Questões sobre Infecção Hospitalar para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um dos produtos utilizados na desinfecção de superfície em serviços de saúde é o hipoclorito de sódio. Esse produto
A frequência da limpeza terminal das superfícies nos serviços de saúde deve ser:
A higienização das mãos deve fazer parte das atividades diárias dos profissionais de saúde.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto.
1. A lavagem das mãos é um meio simples, mas não eficaz, na prevenção de infecção hospitalar.
2. O uso do sabã o em barra ajuda a reduzir a tensão superficial, soltando os microrganismos, mas possibilita contaminaçã o cruzada.
3. Na higienização simples, após enxaguar as mãos, inicia-se a secagem pelos punhos e antebraço seguindo pelas mãos.
4. Na higienização cirúrgica deve-se friccionar ou escovar, com a escova esterilizada, as mãos, os antebraços e os cotovelos, por 3 a 5 minutos.
5. Na higienização cirúrgica, para evitar o contato manual no fechamento da torneira, deve-se utilizar papel toalha.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Enfermagem - Infecção Hospitalar - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2014
Considere as seguintes afirmativas:
I. Os recipientes específicos para descarte de material perfuro-cortante devem ser preenchidos até o limite de sua capacidade e devem ser colocados sempre próximos do local onde é realizado o procedimento.
II. Adota-se a lavagem das mãos como medida secundária de precaução padrão.
III. As luvas são indicadas para proteger o paciente e o profissional de contaminação e podem ser cirúrgicas ou não.
IV. A higienização das mãos tem como finalidade a remoção da sujidade e redução da microbiota transitória.
Estão corretas as afirmativas
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação à higienização das mãos.
( ) A utilização de preparação alcoólica apropriada para as mãos, sob as formas de gel, solução e outras, pode substituir a higienização com água e sabonete quando as mãos não estiverem visivelmente sujas.
( ) O procedimento de higienização simples das mãos com água e sabonete deve ter uma duração de 40 a 60 minutos.
( ) A preparação alcóolica apropriada para as mãos pode ser utilizada como complemento para a higienização das mãos com água e sabonete.
( ) Depois da higienização das mãos com a preparação alcoólica, as mesmas devem secar naturalmente, sem o uso de papel toalha.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Sobre os fatores de risco e a segurança do trabalhador de enfermagem, assinale a alternativa correta.
No que se refere ao gerenciamento e ao descarte de resíduos em serviços de saúde, assinale a alternativa correta.
Acerca da biossegurança para os profissionais de saúde, assinale a opção correta.
Diversos microrganismos são transmitidos, na falta de cuidados, aos profissionais de saúde, destacando-se o vírus da imunodeficiência humana (HIV), o Clostridium tetani, os vírus das hepatites B e C e o Plasmodium falciformium.
O uso de equipamentos de proteção individual (EPI) não evita o risco de exposição a material biológico, como sangue e fluidos corporais.
As recomendações denominadas precauções-padrão devem ser adotadas no atendimento a todo e qualquer paciente, incluem a higienização das mãos, o uso do equipamento de proteção individual, vacinação contra hepatite B e descarte adequado de materiais perfurocortantes.
Os acidentes com perfurocortantes no reencape da agulha ou na sua manipulação são pouco frequentes para a equipe de enfermagem.
As doenças transmitidas por gotículas são mais difíceis de prevenir com o uso de máscaras do que as que são transmitidas por aerossóis.
A higienização das mãos é a medida mais importante, reconhecida há muitos anos, na prevenção e no controle das infecções nos serviços de saúde. Estudos recentes sobre o tema avaliam que a adesão dos profissionais a essa pratica não é constante e ainda é insuficiente na rotina dos serviços. Acerca da higienização das mãos, assinale a opção correta.
O uso de luvas substitui a higienização das mãos nos procedimentos de enfermagem.
A antissepsia cirúrgica ou preparo pré-operatório das mãos tem a finalidade de eliminar a microbiota transitória da pele e de reduzir a microbiota residente, além de proporcionar efeito residual na pele do profissional.
O uso de secadores elétricos é indicado no processo de higienização das mãos por eles serem práticos e não apresentarem dificuldades no seu acionamento, não havendo possibilidade de carrearem microrganismos.
Os dispensadores de sabão e antissépticos devem possuir dispositivos que dificultem o seu esvaziamento e facilitem o preenchimento.
Os produtos antissépticos são associados a detergente e se destinam à higienização das mãos e à desinfecção da pele.
Os artigos hospitalares devem ser submetidos aos processos de limpeza, desinfecção ou esterilização, pois, independentemente do processo a serem submetidos, todo artigo deverá ser considerado como contaminado. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
Estetoscópio, termômetro e esfigmomanômetro são considerados artigos não críticos.
O uso do EPI não é imprescindível à pessoa que manuseia artigos contaminados.
Os artigos destinados ao contato com a pele íntegra do paciente são denominados artigos semicríticos e requerem limpeza ou desinfecção de baixo ou médio nível.
Artigos não críticos são destinados ao contato com a pele não íntegra ou com mucosas íntegras e requerem desinfecção de médio ou alto nível de esterilização.
Os artigos semicríticos são destinados à penetração através da pele e das mucosas nos tecidos subepiteliais e no sistema vascular.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...