Lista completa de Questões sobre Material de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando as características dos produtos químicos usados no processo de esterilização, pode-se afirmar que estes produtos químicos:
1. Não devem ser irritantes para o tecido humano.
2. Devem possuir poder de destruir os microorganismos patogênicos.
3. Devem ser estáveis.
4. Não podem ser corrosivos.
5. Devem promover um alto nível de desinfecção.
Assinale a alternativa CORRETA:
1, 2 e 3.
2, 3, 4 e 5.
1 e 4.
1, 3 e 5.
Nas etapas correspondentes à limpeza e esterilização de pinças de metal utilizadas em curativo, podem ser recomendadas, respectivamente, o uso de
detergente e iodo povidine.
detergente e imersão em álcool 70% por trinta minutos.
solução de quaternário de amônia e esterilização em estufa por oito minutos.
detergente enzimático e autoclave.
clorexidine alcoólica e glutaraldeído a 2%.
De acordo com a NR 32, os sacos plásticos utilizados no acondicionamento dos resíduos de saúde devem ser
I. fechados de tal forma que não permita o seu derramamento, mesmo que virados com a abertura para baixo.
II. retirados imediatamente do local de geração após o preenchimento e fechamento.
III. mantidos íntegros até o tratamento ou a disposição final do resíduo.
Está correto o que consta em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Para que se processe a esterilização por calor seco, a temperatura na estufa deverá permanecer, por um período de duas horas, a
Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo. Como se chama o processo pelo qual se destroem particularmente os germes patogênicos e se inativa sua toxina ou se inibe o seu desenvolvimento mas os esporos não são necessariamente destruídos?
Esterilização.
Antissepsia.
Assepssia.
Desinfecção.
Degermação.
Quanto às atividades desenvolvidas no Centro de Material e Esterilização, analise as afirmativas abaixo.
I. Todo instrumental cirúrgico com lúmen deve ser desmontado antes de ser colocado na lavadora ultrassônica.
II. Esterilização é um processo validado que serve para fazer um artigo crítico livre de micro organismos e esporos.
III. O empacotamento dos produtos para a saúde deve permitir que o agente esterilizador alcance cada item e efetivamente destrua todos os micro organismos e esporos. O empacotamento também deve permitir o manuseio após a esterilização sem que haja contaminação dos itens em seu interior. O sistema de empacotamento deve ser impermeável ao agente esterilizador, mas resistente a tração e manipulação.
IV. É vetado o uso, de forma isolada, de produtos que contenham paraformoldeído ou formoldeído para desinfeção e esterilização dos produtos para a saúde.
V. O serviço do Centro de Material e Esterilização deve possuir registro que permita a rastreabilidade do instrumental cirúrgico.
Assinale a alternativa CORRETA.
Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Somente as afirmativas III, IV e V estão corretas.
Somente as afirmativas I, II, IV e V estão corretas.
Somente as afirmativas I, III e V estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
No reprocessamento de artigos médicos hospitalares, a limpeza constitui-se importante etapa do processo. Sobre a limpeza de materiais, analise as afirmativas abaixo.
I. O reprocessamento de produtos para a saúde requer uma limpeza manual perfeita. A limpeza manual de lumens estreitos, articulações e superfícies corrugadas é particularmente crítica, uma vez que a matéria orgânica residual pode interferir com a eficácia de esterilizantes/desinfetantes.
II. Atualmente, os detergentes enzimáticos são amplamente recomendados para a limpeza de produtos para a saúde porque ajudam a remover proteínas, lipídios e carboidratos, dependendo da formulação do detergente.
III. A qualidade da água; o tipo e qualidade dos agentes de limpeza; o método manual ou mecânico usado para limpeza o enxágue e a secagem do material; os parâmetros de tempotemperatura dos equipamentos de limpeza mecânica; o posicionamento do material nos equipamentos de limpeza, são parâmetros para a efetividade da limpeza.
IV. A limpeza ultrassônica é considerada um método mais efetivo de remoção da sujidade do que a fricção manual, aumentando a probabilidade de sucesso da esterilização.
V. É recomendado, na limpeza do material cirúrgico com lúmen, imergir todo o instrumental cirúrgico na solução de detergente enzimático, injetando esta solução no lúmen do instrumental com uma seringa e mantendo a solução em contato com o instrumental conforme orientação do fabricante do detergente enzimático.
Assinale a alternativa CORRETA.
Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
Somente as afirmativas II, III, IV e V estão corretas.
Somente as afirmativas III e V estão corretas.
Somente as afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
Sobre a técnica de limpeza no ambiente de trabalho do profissional Auxiliar de Serviços Médicos é INCORRETO afirmar:
Ao utilizar desinfetante hospitalar realizar fricção mecânica no mínimo três vezes (primeira fricção, deixar secar, repetir mais duas vezes, no mínimo).
Não misturar produtos, utilizando-os cada um para sua correta finalidade. Ex.: Detergente neutro e solução desinfetante, etc.
Sempre que realizar a lavagem do corredor utilizar o sinalizador para isolar o lado a ser limpo.
Após a limpeza todo material utilizado pelo funcionário deverá ser guardado imediatamente em local apropriado e bem protegido.
Manter os panos de mobiliário separados dos panos de piso, sempre que um estiver em uso, deverá ter outro pano de molho, assim mantém-se os panos limpos, alvejados e desinfetados.
Sobre o produto mais indicado para realizar a limpeza de instrumental cirúrgico (antes de ser esterilizado) assinale a alternativa INCORRETA.
O importante é realizar a limpeza de maneira correta utilizando-se EPI adequado e, após, seguir com o procedimento de esterilização ou desinfecção.
A ação de desinfetantes (p.ex.:água sanitária e glutaraldeído) em presença de matéria orgânica é absolutamente segura e sua utilização prévia à esterilização, como descontaminante, é aconselhada.
O procedimento de limpeza consiste de remoção manual da sujidade por meio de ação física aplicada à superfície do material, utilizando detergente, escova e/ou esponja e água.
Um ótimo produto para melhorar a qualidade da limpeza e preservar o instrumental cirúrgico é o detergente enzimático, produzido por várias empresas, em diversas marcas. Ele atua em proteínas e gorduras que se depositam e aderem aos materiais, facilitando a limpeza.
O auxiliar de serviços médicos deve ajudar a manter a máxima qualidade e integridade instrumentos utilizados pelo profissional médico. Todos os detalhes devem ser minuciosamente levados em conta para que o instrumental dure de acordo com a garantia do fornecedor, desde seu acondicionamento até sua limpeza e esterilização. Sobre o processo de limpeza, esterilização e desinfetar o instrumental assinale a alternativa INCORRETA.
O processo de limpeza de instrumental pode ser manual ou automático, e envolve algumas etapas, como: limpeza prévia, descontaminação, lavagem, enxágüe, lubrificação e secagem.
Quando a limpeza for realizada de forma manual, o instrumental deve ser mergulhado, aberto ou desmontado, quando pertinente, em um recipiente apropriado contendo água e detergente, preferencialmente enzimático, à temperatura ambiente. A seguir, deve ser rigorosamente lavado em água corrente, preferencialmente morna.
Para a descontaminação dos instrumentais deve-se utilizar soluções químicas desinfetantes que são ativas em contato com matéria orgânica.
Os detergentes enzimáticos, quando em boa concentração, ajudam a remover uma boa parte de material orgânico do instrumental, sem causar-lhes qualquer dano.
O processo de limpeza escolhido deverá, para garantir uma limpeza profunda, empregar palhas ou esponjas de aço e outros produtos abrasivos, para a remoção de sujidades remanescentes de qualquer etapa do processo de limpeza.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...