Lista completa de Questões sobre Material de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Enfermagem - Material de Enfermagem - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Os artigos destinados à penetração através da pele e mucosas adjacentes, nos tecidos subepiteliais e no sistema vascular, bem como todos os que estejam diretamente conectados com este sistema são chamados de artigos críticos.
Tais artigos, para satisfazer os objetivos a que se propõem, requerem:
limpeza.
desinfecão.
esterilização
antissepsia.
cuidado.
Enfermagem - Material de Enfermagem - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
A variedade de materiais utilizados nos estabelecimentos de saúde pode ser classificada segundo riscos potenciais de transmissão de infecções para os pacientes em três categorias. Indique-os.
Artigos críticos, semicríticos e não-críticos.
Artigos críticos, semicríticos e ultracríticos.
Artigos críticos, semicríticos e nada-críticos.
Artigos críticos, não-críticos e muito-críticos.
Artigos semicríticos, pouco-críticos, muito-críticos.
A equipe de enfermagem do CME deve assegurar o reabastecimento racional de artigos médicohospitalares, para manter a qualidade da assistência ao cliente. Para tanto, deve exercer atividades de: previsão, provisão, padronização e controle de artigos. Sobre essas atividades afirma-se:
I. Para realizar a previsão, deve-se fazer o diagnóstico situacional do Centro de Material e Esterilização e das unidades consumidoras (Centro Cirúrgico, Unidades de Internação, Pronto Atendimento) em relação às quantidades e às especificidades dos artigos.
II. A provisão consiste na reposição dos artigos médico-hospitalares necessários para a realização das atividades do Centro de Material e Esterilização.
III. O objetivo da padronização dos artigos é aumentar a quantidade de itens de diferentes marcas, tamanhos, fornecedores a serem estocados no CME.
IV. O controle de artigos adequado colabora na redução de custos, para a reposição e estocagem dos artigos e para prevenir contra os riscos de vencimento.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as afirmações I, II e III.
Apenas as afirmações II e IV.
Apenas as afirmações III e IV.
Apenas as afirmações I, II e IV.
Todas as afirmações.
A limpeza é o procedimento de remoção mecânica de sujidades, realizado com água e adição de soluções detergentes ou produtos enzimáticos, em um determinado tempo, de forma manual ou com equipamentos mecânicos. A respeito do processo de limpeza, avalie as assertivas a seguir:
I. Independente da natureza do artigo e do método de esterilização escolhido, a limpeza prévia deve ser rigorosa para a redução da carga microbiana.
II. O processamento adequado de endoscópios flexíveis e acessórios é desnecessário para o tratamento seguro e bem-sucedido dos pacientes.
III. A avaliação do processo de limpeza de dispositivos médicos que possuem lumens estreitos deve ser realizada por meio de controle visual, não necessitando de controle microbiológico ou químico.
IV. O pronto mais crítico do processamento de produtos para saúde é a fase de limpeza, em que possíveis erros podem ser cometidos quando não houver protocolos estabelecidos e funcionários treinados.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as assertivas I, II e IV.
Todas as assertivas.
Apenas as assertivas II e IV.
Apenas as assertivas I, III e IV.
Apenas as assertivas I e IV.
Em relação ao monitoramento dos processos de limpeza, desinfecção e esterilização, avalie assertivas a seguir:
I. No processo de esterilização o monitoramento mecânico deve ser utilizado para verificar tempo, temperatura e pressão durante todo o ciclo.
II. O monitoramento do processo de limpeza manual e desinfecção podem ser obtidos com marcadores químicos, e podem ser realizados ocasionalmente, sem determinar periodicidade.
III. O monitoramento químico, no processo de esterilização, deve ser realizado por meio de indicadores e integradores químicos.
IV. O monitoramento mecânico por instrumento eletrônico possibilita a detecção de uma falha do esterilizador em tempo real.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as assertivas I, II e IV.
Apenas as assertivas II, III e IV.
Apenas as assertivas II e IV.
Apenas as assertivas I e III.
Apenas as assertivas I, III e IV.
O acondicionamento do artigo objetiva manter a esterilidade do produto no que se refere ao uso pretendido à vida útil, às condições de funcionalidade, à proteção apropriada para o transporte e armazenamento - até a sua utilização - e favorecer a transferência asséptica, sem risco de contaminação. Para seleção da embalagem, deve-se observar a compatibilidade com o método de esterilização e a garantia da esterilidade do produto. Para tanto, algumas características devem ser consideradas, tais como as indicadas nas assertivas:
I. Possibilitar a identificação, ser flexível, resistente à tração e ter alta memória sem facilitar a abertura.
II. Ser permeável ao agente esterilizante, permitindo o contato com o conteúdo do pacote.
III. Ser apropriada para o produto para a saúde e o método de esterilização e suportar as condições físicas do processo.
IV. Facilitar a eliminação do ar, e ao término do processo, permitir a eliminação do agente esterilizante contido no material.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as assertivas II, III e IV.
Apenas as assertivas I, II e IV.
Apenas as assertivas I, III e IV.
Apenas as assertivas II e IV.
Apenas as assertivas I e III.
A validação é o procedimento documentado para a obtenção de registro e interpretação de resultados desejados para o estabelecimento de um processo. Na validação do processo, algumas etapas devem ser seguidas. Sobre esse tema afirma-se:
I. As etapas da validação compreendem os parâmetros físico, químico e biológico, sendo esse último facultativo ao processo de esterilização a vapor.
II. As etapas da validação compreendem somente os métodos de qualificação do processo.
III. As etapas da validação compreendem a qualificação do projeto, qualificação da implantação, qualificação da operação da esterilização e qualificação do desempenho do equipamento.
IV. As etapas de validação compreendem na seleção e acondicionamento dos produtos e na determinação dos parâmetros do ciclo de esterilização.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas a assertiva II.
Apenas a assertiva III.
Apenas as assertivas III e IV.
Apenas as assertivas II e IV.
Apenas as assertivas I e III.
Para avaliar a qualidade das práticas realizadas em saúde, são utilizados indicadores de qualidade. Com relação aos objetivos da aplicação de indicadores de qualidade em CME, avalie as assertivas a seguir:
I. Encontrar e corrigir erros, provocar eficácia de mudanças e reprogramar um processo.
II. Auxiliar na detecção de possíveis problemas relacionados à estrutura, ao processo e resultado, que devem ser analisadas na busca de possíveis soluções, com a incorporação de processos de melhoria.
III. Auxiliar na detecção de possíveis problemas na selagem de embalagens de produtos de saúde.
IV. Indicadores construídos e aplicados de acordo com a realidade institucional, na prática, não são na prática aceitos pelas organizações acreditadoras em saúde nacionais e internacionais, até mesmo comprovados o período da mensuração e o trabalho realizado com base nos resultados.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as assertivas I e III.
Apenas as assertivas I e II.
Apenas as assertivas I, II e III.
Apenas as assertivas II e IV.
Apenas as assertivas I, III e IV.
Acerca dos procedimentos de enfermagem, julgue os itens seguintes.
O procedimento de esterilização ocorre por uso de agentes físico-químicos é capaz de destruir todas as formas de vida microbiana, exceto bactérias em forma esporulada.
Acerca dos procedimentos de enfermagem, julgue os itens seguintes.
Antissepsia é um procedimento capaz de destruir todos os microrganismos existentes em materiais e superfícies.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...