Lista completa de Questões sobre Saúde para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando que as amputações das extremidades dos MMII podem ser prevenidas ações educativas, ao atender um cliente portador de Diabetes Mellitus, o profissional de enfermagem deve orientar os seguintes cuidados:
I. Lavar os pés com água morna e sabão neutro; inspecionar os pés diariamente, usar sapatos confortáveis.
II. Evitar sapatos mal ajustados; utilizar meias de algodão; secar cuidadosamente os espaços entre os dedos.
III. Inspecionar os pés diariamente; antes do banho, testar a temperatura da água com o pé; verificar presença de fissuras entre os dedos.
IV. Secar cuidadosamente os espaços entre os dedos; usar meias de poliéster; utilizar medidas caseiras para tratar calos.
Está correto o que se afirma APENAS em:
I e II.
I e III.
I, II e III.
I, III e IV.
II e IV.
Em relação à Hipertensão Arterial, analise as assertivas.
I. A hipertensão arterial apresenta custos de saúde e socioeconômicos elevados, decorrentes principalmente das suas complicações, como: doença cerebrovascular, doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca, insuficiência renal crônica e doença vascular de extremidades.
II. Em indivíduos jovens, a hipertensão decorre mais frequentemente, apenas da elevação na pressão sistólica, enquanto a partir da sexta década o principal componente é a elevação da pressão diastólica.
III. O método mais utilizado para medida da pressão arterial na prática clínica é o indireto, com técnica auscultatória e esfigmomanômetro de coluna de mercúrio ou aneróide, ambos calibrados.
IV. Na medida da pressão arterial do idoso pode haver menor frequência de hiato auscultatório, que consiste no desaparecimento dos sons na ausculta durante a deflação do manguito, geralmente entre o final da fase I e o início da fase II dos sons de Korotkoff, tal achado pode superestimar a pressão sistólica.
Assinale a alternativa que apresenta as CORRETAS.
Apenas I, II e III.
Apenas III e IV.
I, II, III e IV.
Apenas II e IV.
Apenas I e III.
A hanseníase é uma doença infecciosa endêmica no Estado do Maranhão e epidemiologicamente apresenta:
Baixa infectividade.
Alta letalidade.
Menor prevalência que incidência.
Alta infectividade.
Alta virulência.
Ao promover ações educativas na campanha sobre osteoporose para funcionários da instituição, o técnico de enfermagem enfatiza que a
patologia acomete a população feminina, geralmente após a menopausa, e atinge a população masculina mais precocemente que a feminina, devido ao desgaste da estrutura óssea.
perda da massa óssea devido à idade está relacionada à diminuição dos hormônios estrogênio e glucagon, responsáveis pela captação e reabsorção do cálcio.
ingestão aumentada de cálcio e a redução da cafeína e do álcool diminuem o risco para o aparecimento da osteoporose.
obesidade, a exposição excessiva à luz solar durante a vida e as comorbidades são fatores de risco para o desenvolvimento da osteoporose.
boa mecânica corporal, os exercícios físicos de sustentação e o uso de corticosteroides impedem o aparecimento da osteoporose.
Conforme o Instituto Nacional do Câncer, dentre os fatores evidenciados cientificamente que justificam o risco ocupacional do tabagismo passivo, inclui-se:
a fumaça do cigarro contém alcatrão e em contato com a pele do trabalhador causa queimaduras graves.
o monóxido de carbono presente na fumaça de cigarro causa hipotireoidismo ao tabagista passivo.
a alta concentração de nicotina é cinco vezes maior na fumaça presente em ambientes fechados do que na tragada pelo fumante.
a estimativa do aumento em até cinco vezes nas chances do trabalhador exposto à fumaça de cigarro desenvolver diabetes mellitus e distúrbios psiquiátricos.
a probabilidade da fumaça ambiental do tabaco causar, de imediato, lesões cardiovasculares e exposição às substâncias cancerígenas, aos não fumantes.
No Pré-Natal a primeira consulta deve ser feita uma avaliação global da paciente. Devem ser objeto de especial atenção, nos antecedentes obstétricos, as complicações como insuficiência renal e hipertensão arterial, a dependência química, o abuso de álcool ou de narcóticos e o tabagismo. Os exames que devem ser feitos nesta primeira consulta incluem: hemograma completo com contagem de reticulócitos; eletroforese de hemoglobina; exames para detectar lesão renal e acometimento hepático; determinação dos estoques de ferro; glicemia; ácido úrico; sorologia, entre outros. A solicitação da sorologia inclui as doenças:
Hepatite A, B e C; HIV l e ll; HTLV l e ll; Rubéola; Sífilis; Toxoplasmose; Citomegalovírus
Hepatite A, B e C; HIV l e ll; HTLV l e ll; Rubéola; Sífilis; Tuberculose; Dengue
Hepatite A, B e C; HIV l e ll; HTLV l e ll; Dengue; Hanseníase; Toxoplasmose; Sífilis
Hepatite A, B e C; HIV l e ll; HTLV l e ll; Sarampo; Citomegalovírus; Rubéola; Toxoplasmose
A higiene engloba uma série de processos que se desti-nam a assegurar o bem-estar físico e psíquico dos indivíduos, bem como a sua articulação harmoniosa com o meio envol-vente. A nível do indivíduo, a higiene caracteriza-se por dois aspectos principais: a higiene física e mental. De acordo com esses conceitos assinale a alternativa INCORRETA.
A higiene física visa à manutenção de uma adequada limpeza do corpo, removendo a sujidade, secreções e microrganismos que, durante a atividade diária, se tenham instalado sobre ele, assegurando assim a ma-nutenção da pele, mucosas e outras estruturas, em contato com o meio externo.
A higiene física refere-se também a manutenção dos ritmos e hábitos de vida que respeitem as necessida-des do organismo, como, por exemplo, uma adequa-da dieta alimentar.
Para a manutenção de uma adequada higiene mental, é necessário o respeito pelo período do sono, variá-vel consoante a idade e a atividade diária, a fim de possibilitar não apenas a recuperação física, mas, também, psíquica, já que o sono é fundamental para o ordenamento da memória.
A higiene mental caracteriza-se pela manutenção dos indivíduos em ambientes causadores de stress exces-sivo, que sejam susceptíveis de desencadear pertur-bações psíquicas ou neurológicas, bem como a pre-sencia de estímulos susceptíveis de desencadear es-sas mesmas alterações.
A higiene pode também ser analisada sob um ponto de vista ambiental e social. Em termos ambientais, a manutenção de boas condições sanitárias é essencial para a manutenção da higiene individual.
São doenças veiculadas por meio da água e alimentos, EXCETO:
Cólera;
AIDS;
Desinteria bacilar;
Febre tifoide;
Leptospirose.
Diabetes é uma doença metabólica caracterizada por hiperglicemia, ou seja, aumento dos níveis de glicose no sangue. É uma doença:
transmitida pela água;
provocada pelo aumento do colesterol;
provocada pela deficiência na produção e/ou ação da insulina;
degenerativa;
transmitida por alimentos estragados.
A vacina BCG é usada para o combate da:
Hanseníase;
Paralisia infantil;
Tuberculose;
Catapora;
Sarampo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...