Lista completa de Questões sobre Saúde para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A partir da implantação de um modelo integrado de atenção à criança, do nascimento até os dois meses de idade, proposto pelo Ministério da Saúde, tem havido modificações no funcionamento dos serviços de saúde, com ênfase no preparo dos profissionais para o atendimento de condições ou doenças prevalentes nessa faixa etária principalmente os problemas agudos , bem como na aplicação de modelos de promoção e atenção à saúde. Acerca desse tema e da assistência à criança com menos de dois meses de idade, assinale a opção correta.
O quadro de insuficiência respiratória, que pode apresentar-se ainda nos primeiros dias pós-natal, é observado caso a criança apresente dois dos seguintes sintomas: dificuldade de sucção, frequência respiratória maior que 40 por minuto, taquicardia ou alteração à ausculta pulmonar.
Na avaliação da magnitude da insuficiência respiratória em crianças nessa faixa etária, consideram-se, se for utilizado o Boletim de Silverman Andersen (BSA), parâmetros como retração intercostal, retração xifoide, batimento de asa de nariz e gemido respiratório.
O reconhecimento de uma doença grave ou uma infecção localizada é fundamental no atendimento de crianças nessa faixa etária, sendo recomendado certificar-se de suas condições por meio de exames minuciosos, que avaliem o foco da infecção e o tipo de microrganismo envolvido, e iniciar o tratamento medicamentoso após os resultados desses exames.
A criança que, examinada sob a luz solar, apresentar icterícia em face, pescoço e tórax (zonas de icterícia de Kramer 1, 2 e 3) precisará de tratamento urgente, já que estará com doença neonatal muito grave.
Caso determinada criança com quinze dias de idade apresente dificuldades para mamar no peito, vômitos, diarreia, distensão abdominal, pústulas na pele e equimoses, deve-se suspeitar de sepse precoce, causada, principalmente, pela presença de microrganismos patológicos do serviço hospitalar, como Klebsiella e Pseudomonas.
Acerca dos aspectos que envolvem o ganho de peso em gestantes e a avaliação de seu estado nutricional, assinale a opção correta.
Na primeira consulta de pré-natal, o cálculo do índice de massa corporal (IMC) é suficiente para o diagnóstico nutricional da gestante.
Após a avaliação nutricional, enquadra-se a gestante na classificação de Omaha, que inclui as classes denominadas emagrecida, normal e obesa.
O diagnóstico inicial do estado nutricional da gestante baseiase no IMC pré-gestacional por ela informado ou no IMC calculado a partir de medição realizada até a 13.ª semana gestacional.
Recomenda-se, independentemente de seu estado nutricional inicial, que a gestante engorde 2 kg em cada trimestre da gestação.
Em todas as consultas de pré-natal, recomenda-se a aferição do peso e, apenas na primeira consulta, a aferição da estatura de gestantes adultas e adolescentes.
No que se refere à assistência de enfermagem à mulher com câncer de colo uterino submetida a braquiterapia de alta dose, assinale a opção correta.
Durante e após a radioterapia, recomenda-se à paciente não manter relações sexuais, devido à possibilidade de que ocorram traumas.
O plano de tratamento para essas pacientes é ambulatorial, consistindo na aplicação de duas frações de braquiterapia com intervalo mensal e duração de aproximadamente 20 minutos.
Náuseas, vômitos, dores abdominais e sangramento menstrual abundante são complicações frequentemente observadas nessas mulheres.
Recomenda-se que a primeira consulta de enfermagem dessas mulheres ocorra no dia da aplicação da radioterapia, momento em que ela deve ser orientada a ingerir líquidos, de forma a manter a bexiga cheia, facilitando-se, assim, o tratamento.
O sistema TNM de estadiamento de tumor, linfonodos e metástases pode ser utilizado nesse tipo de assistência. Nesse sistema, T refere-se à extensão do tumor primário, N ao comprometimento dos linfonodos e M às metástases.
Considerando que um senhor de 42 anos de idade, indigente, com transtornos mentais graves, viva com mais quatro pessoas em uma casa localizada em espaço urbano, cedida pelo Serviço Residencial Terapêutico (SRT), e, com base nas disposições do Ministério da Saúde referentes à rede de saúde mental, assinale a opção correta.
O SRT em saúde mental, que proporciona um local seguro para o referido senhor, poderia atender pessoas com quaisquer distúrbios mentais, inclusive se solicitado por seus familiares.
Esse senhor, sendo beneficiário do SRT, não poderia ser beneficiado com o programa De Volta Para Casa.
O referido senhor deverá estar seguindo um plano terapêutico definido por uma equipe de saúde, sob acompanhamento de um centro de atenção psicossocial ou de um serviço ambulatorial especializado em saúde mental de seu município.
A atenção psicossocial desse senhor, que deve ser mantido afastado do convívio social, deve incluir o oferecimento de cuidados de higiene, alimentação e medicamentos.
Na casa poderiam residir mais seis indivíduos em condições semelhantes à do referido senhor, ainda que egressos de centros de atenção psicossocial diversos.
Assinale a opção que apresenta um efeito adverso, previsível ao se utilizar antipsicótico.
sintomas extrapiramidais
crise hipertensiva
melanocitose
ptose
leucocitose
Os sinais e sintomas da síndrome de Cushing clássica em uma mulher adulta incluem
hiponatremia, obesidade central e menorragia.
corcova de búfalo, hipertensão e transtornos no sono.
desidratação, acidose metabólica e estrias.
resfriados frequentes, caquecia e hirsutismo.
balanço nitrogenado positivo, hipoglicemia e lesões de pele.
O programa do Ministério da Saúde para prevenção de diabetes melito e hipertensão arterial destaca a importância do avanço no tratamento medicamentoso da hipertenção, especialmente com o uso de compostos que inibem a formação de angiotensina II, bloqueando a enzima conversora de angiotensina (ECA). O inibidor da ECA indicado para os hipertensos portadores de diabetes é
captopril.
alfametildopa.
propanolol.
clonidina.
minoxidil.
Os resíduos de serviços de saúde, apesar de gerarem apenas cerca de 1% a 3% do total dos resíduos sólidos urbanos, são importantes em virtude do risco potencial que representam à saúde e ao meio ambiente. Tais resíduos são classificados em função de suas características e riscos que podem acarretar ao meio ambiente e à saúde. Quanto ao acondicionamento desses resíduos, assinale a opção correta.
Os recipientes que acondicionam materiais perfurocortantes do grupo E devem ser descartados quando o preenchimento atingir 2/3 de sua capacidade ou quando o nível de preenchimento ficar a 10 cm da boca do recipiente.
Os sacos contendo resíduos sólidos do grupo A devem ser identificados com a simbologia infectante, não podem ser esvaziados e devem ser reciclados.
Os resíduos do grupo A, com presença de agentes biológicos, devem ser acondicionados em sacos pretos.
Os resíduos sólidos do grupo B, contendo mercúrio, devem ser acondicionados em recipientes que contenham selo dágua e encaminhados para recuperação.
Os resíduos sólidos do grupo E, contendo materiais perfurocortantes devem ser acondicionados separadamente, no local de sua geração, podendo-se esvaziar os frascos coletores e reaproveitá-los.
Para cada grupo de resíduos de serviços de saúde deve ser destinada uma forma específica de tratamento. De acordo com as recomendações da ANVISA,
os resíduos do grupo A4, contendo recipientes e materiais resultantes do processo de assistência à saúde, desde que não sejam sangue ou líquidos corpóreos na forma livre, não necessitam de tratamento.
os resíduos do grupo E, contendo perfurocortantes como agulhas e escalpes contaminados com microrganismos de importância epidemiológica, devem ser submetidos a tratamento mediante processo químico específico.
resíduos do grupo A3 que não tenham valor científico ou legal e que não tenham sido conduzidos pelo paciente ou por seus familiares devem ser encaminhados para o sistema de tratamento, acondicionados em sacos pretos com a inscrição peças anatômicas.
os resíduos sólidos de saúde do grupo B, contendo excretas de pacientes tratados com quimioterápicos, podem ser eliminados no esgoto, mesmo que não exista tratamento de esgoto na região.
os resíduos do grupo D, contendo líquidos e águas servidas, não necessitam de tratamento antes de serem lançadas no córrego.
A educação e a orientação antecipada para as mulheres em perimenopausa devem começar na faixa dos trinta anos de idade. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
Na menopausa, raramente ocorre lapso de vários meses entre os períodos menstruais.
As alterações que ocorrem durante a menopausa aumentam o risco de arteriosclerose, angina, doença coronariana e osteoporose, necessitando a mulher de orientação e acompanhamento.
A perimenopausa é o período que se estende desde os primeiros sinais de menopausa, como as ondas de calor, ressecamento vaginal ou menstruações irregulares, até a cessação completa da menstruação.
Os contraceptivos orais não proporcionam às mulheres em perimenopausa proteção contra câncer de útero e ovário.
Durante a menopausa, o pH vaginal diminui, predispondo as mulheres a contraírem infecções bacterianas, que resultam em prurido e sensação de queimação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...