Lista completa de Questões sobre Saúde da Criança para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O leite materno é o único alimento que garante a quantidade e a qualidade adequada de nutrientes para o bebê, apresentando concentração ideal de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais. Sobre a amamentação, é INCORRETO afirmar:
O leite materno é rico em lactose que estimula o desenvolvimento da flora natural de lactobacilos que protegem o intestino da translocação bacteriana.
A infecção materna pelo vírus da hepatite B representa contraindicação para a amamentação porque o vírus foi detectado no leite materno.
A mastite pode ser evitada por meio do esvaziamento da mama por ordenha, uso de sutiã confortável e posicionar o bebê corretamente durante a amamentação.
A desnutrição acentuada, estresse e o cansaço da mãe podem ter um efeito significativo no volume de leite produzido.
O crescimento ocorre de maneira diferente em cada fase da vida. Em relação ao crescimento da criança, relacione a coluna 1 com a coluna 2. Coluna 1 Coluna 2
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
IV I III II
I II III IV
III II IV I
III IV II I
IV III II I
Com o avanço do conhecimento e o desenvolvimento tecnológico, observa-se o emprego crescente de tratamentos invasivos e cuidados médicos e de enfermagem intensivos para manter a vida dos recém-nascidos gravemente enfermos. Se, por um lado, tais tratamentos mantêm os bebês vivos, por outro lado ocasionam, muitas vezes, dor e sofrimento. No período neonatal, os estímulos dolorosos se manifestam em múltiplos órgãos e sistemas. Em relação à dor no período neonatal, analise as alternativas abaixo.
I. Ocorre, em geral, aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial, e diminuição da motilidade gástrica.
II. As respostas comportamentais à dor também são evidenciadas no período neonatal, destacando-se o choro, a movimentação da face, a atividade corporal e o estado do sono e vigília.
III. Os neonatos a termo e pré-termo respondem a procedimentos dolorosos com flexão e adução de membros superiores e inferiores, arqueamento do tronco e do pescoço, associados a caretas, choro ou ambos.
IV. Achados recentes sugerem que a exposição repetida a estímulos dolorosos no período neonatal pode transformar a natureza da experiência da dor e a sua expressão na infância e, talvez, na vida adulta.
V. A avaliação da dor na população neonatal não é tarefa fácil; a natureza subjetiva da experiência dolorosa e a existência de poucos instrumentos confiáveis, válidos e com aplicabilidade clínica para mensurar a presença e a intensidade da dor, são barreiras difíceis de transpor.
Assinale a alternativa CORRETA.
Apenas as afirmativas II, III e V estão corretas.
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas I, IV e V estão corretas.
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
São inúmeros os benefícios que o aleitamento materno oferece, tanto para as crianças como para a mãe. Em relação ao aleitamento materno podemos afirmar que:
favorece com maior rapidez a regressão do útero e das mamas.
o colostro, leite rico em vitaminas, é produzido até 30 dias após o parto.
é o alimento ideal para crianças até seis meses de vida, porém não tem água em sua composição.
o leite humano sofre alterações na sua composição de acordo com a quantidade de dias após o parto e durante uma mesma mamada.
quando o aleitamento é exclusivo e a mulher ainda não menstruou, até 3 meses após o parto é um método natural de planejamento familiar.
A conduta adequada ao técnico de enfermagem no posto de saúde frente a uma criança com desidratação é:
administrar sais de rehidratação oral
iniciar lentamente soro endovenoso
administrar medicação anti emética
iniciar uso de antimicrobianos
orientar uso de dieta constipante
Recomenda-se a suspensão definitiva do aleitamento materno caso
a mãe seja portadora do bacilo da hanseníase.
a criança seja portadora do vírus da dengue.
a criança seja portadora de galactosemia.
a mãe seja tabagista.
a criança seja portadora do vírus da hepatite B.
Acerca da assistência de enfermagem ao recém-nascido, assinale a opção correta.
A aspiração de boca, narinas ou vias aéreas deve ser evitada em recém-nascido cuja mãe seja soropositiva para o vírus da imunodeficiência humana; caso seja imprescindível, deve ser cuidadosa. No caso de haver deglutição de sangue ou mecônio, não deve ser realizada a lavagem gástrica, devido ao risco de traumas de mucosas durante a passagem da sonda gástrica.
Na realização de exames como teste do pezinho, hematócrito, bilirrubina total, gasometria venosa e glicemia, deve ser coletada, por punção no centro do calcanhar, pequena quantidade de sangue por meio de papel de filtro, tubo capilar ou tiras reagentes.
Quando o tratamento fototerápico for realizado em um recémnascido, deve-se cobrir a solução parental e o equipo com papel alumínio ou usar extensores impermeáveis à luz, pois a exposição de soluções de aminoácidos ou multivitamínicas à luz azul provoca a degradação de alguns aminoácidos, ao contrário do que ocorre com os lipídeos, que são resistentes à oxidação quando expostos à luz.
O controle hemodinâmico do recém-nascido séptico, que consiste, entre outros aspectos, na manutenção da glicemia e de reservas energéticas, é fundamental para a sua sobrevivência, pois a sepse induz um estado catabólico que se agrava quando o recém-nascido não tem reserva energética suficiente; a sepse grave pode causar deficiência na utilização de glicose e, com isso, hiperglicemia.
Manobras de ressuscitação e aspiração gástrica devem ser feitas no recém-nascido de forma cuidadosa para que se evitem traumas e contaminação decorrente do contato com secreções maternas. As injeções endovenosas ou intramusculares devem ser administradas imediatamente após o nascimento e antes do banho, e as secreções devem ser cuidadosamente removidas no banho, assim que o recém-nascido estiver estável.
A divisão em ciclos de vida visa a atender as especificidades das fases de crescimento e desenvolvimento da criança e o início da puberdade. De acordo com o Ministério da Saúde, a classificação etária de infância e adolescência, respectivamente, é
até 11 anos de idade e entre 12 e 25 anos de idade.
até 7 anos de idade e entre 8 e 16 anos e meio.
de 0 a 10 anos e de 11 a 21 anos.
de 0 a 9 anos e de 10 a 19 anos.
de 0 a 6 anos e de 7 a 15 anos de idade.
O Ministério da Saúde recomenda as principais orientações e condutas, em relação à alimentação, que devem ser preconizadas à criança, de acordo com a idade. Algumas dessas orientações incluem
a introdução da água e do consumo de alimentos fontes de ferro e vitamina A aos seis meses.
o estímulo da prática do aleitamento materno até os dezoito meses de vida.
a introdução da comida consumida pela família a partir do oitavo mês de vida.
fornecimento inicial do suplemento de ferro, de acordo com o Programa Nacional de Suplementação de Ferro, aos dez meses de vida.
a introdução dos alimentos complementares a partir dos oito meses de idade.
Assistência imediata ao recém-nascido (RN) é aquela prestada logo após o seu nascimento, nas duas primeiras horas que se seguem após o parto.São procedimentos universais e obrigatórios, segundo normas da OMS, os cuidados a serem prestados ao RN devem ser desenvolvidos de acordo com a ética profissional, a filosofia da instituição e os princípios de humanização do nascimento. Em relação à assistência de enfermagem ao RN no Centro Obstétrico.Marque V ou F, conforme as afirmações a seguir sejam verdadeiras ou falsas.
( ) A análise do coto umbilical é importante para detectar anomalias do recém-nascido. Normalmente pesquisa-se a presença de duas veias e uma artéria
( ) A vitamina K é administrada em dose única por via intramuscular, logo após o nascimento, com o objetivo de prevenir a doença hemorrágica neonatal.
( ) O contato pele a pele do RN com a mãe, na primeira meia hora após o nascimento, é importante pois contribui para o aumento da duração e prevalência da lactação, favorece a relação mãe/filho, a expulsão da placenta e a involução uterina. ( ) O índice de Apgar deve ser realizado no 1º e 5º minuto de vida do recém-nascido e é utilizado para avaliar a sua idade gestacional.
( ) A credeização é realizada para fazer a profilaxia da oftalmia gonocócica (método de Credé).
A seqüência correta, de cima para baixo, é:
V, V, V, V, F.
V, V, V, F, V.
F, V, V, F, V.
F, V, F, V, F.
F, F, V, V, V.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...