Lista completa de Questões sobre Saúde da Criança para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O método que é mais comumente empregado para avaliar o ajuste imediato do recém-nascido à vida extrauterina, avaliando suas condições de vitalidade e que consiste na avaliação de 5 itens do exame físico do recém-nascido, com 1, 5 e 10 minutos de vida, denomina-se Índice de:
Leopoldo.
Pinard.
Stoner.
Capurro.
Apgar.
A doença que afeta a criança causada pelo suprimento inadequado de proteína, de energia ou de ambas, considerada como resultante de desnutrição grave é denominada de:
botulismo.
marasmo
diarreia.
estrongiloidíase
virose.
O aleitamento materno, por suas qualidades bioquímicas e nutritivas, é o melhor alimento para a criança. O Ministério da Saúde recomenda que:
as mamadas no seio sejam intercaladas com mamadeiras de leiteempó.
a mãe deve amamentar com horários preestabelecidos.
a amamentação deve ser exclusiva nos primeiros quatro meses, depois se introduz, gradualmente, os sucos de fruta e água.
nos casos de diarreia da criança, a amamentação seja suspensa.
a amamentação no seio, se possível, seja iniciada dentro da primeira hora após o parto.
Enfermagem - Saúde da Criança - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Criança portadora de anemia falciforme encontra-se no pronto-socorro acompanhada dos pais, pois apresentou palidez súbita. A condição significa uma emergência por se tratar de
Enfermagem - Saúde da Criança - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A alimentação e a nutrição constituem requisitos básicos para a promoção e a proteção da saúde, possibilitando a afirmação plena do potencial de crescimento e desenvolvimento humano, com qualidade de vida e cidadania.
Com base nessa afirmação, analise os itens a seguir.
I. O aleitamento materno é recomendado na primeira hora de vida, pois se associa a um maior período de amamentação, melhor interação mãe-bebê e menor risco de hemorragia materna.
II. A transição do aleitamento materno para os alimentos consumidos pela família é o período denominado como alimentação essencial, que deve ser iniciada aos seis meses de idade e concluída aos12 meses.
III. A alimentação é considerada fator condicionante e determinante da saúde, e as ações de alimentação e nutrição devem ser desempenhadas, de forma transversal, às ações de saúde, em caráter complementar e com formulação, execução e avaliação dentro das atividades e responsabilidades do sistema de saúde.
IV. A dieta dos brasileiros de mais baixa renda apresenta melhor qualidade, com predominância do arroz e do feijão aliados a alimentos básicos como peixes e milho.
É correto o que se afirma em
Enfermagem - Saúde da Criança - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Na promoção do desenvolvimento saudável da criança, o enfermeiro deverá orientar a puérpera sobre a técnica de amamentação do Ministério da Saúde (2009), quanto a
Enfermagem - Saúde da Criança - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
As questões de números 40 e 41 têm como referência as Diretrizes da American Heart Association 2010, para ressuscitação cardiopulmonar e atendimento cardiovascular de emergência no suporte básico de vida (SBV). A mãe, com uma criança de colo, de 2 anos de idade, estava aguardando consulta no ambulatório de especialidade, quando gritou que o filho estava engasgado e com tosse. A conduta imediata do profissional de saúde com vítima consciente é
Apesar de várias evidências científicas comprovarem a importância da amamentação, em termos nutritivos, o aleitamento materno exclusivo está aquém do que é recomendado pelo Ministério da Saúde. Com relação ao aleitamento materno, assinale a opção correta.
No segundo ano de vida, o leite materno continua sendo importante fonte de nutrientes, apesar de reduzir a produção de anticorpos.
Não existem evidências de que as mulheres que amamentam adquirem proteção contra a diabetes, o que acontece com as crianças amamentadas.
A amamentação é um excelente método contraceptivo nos primeiros seis meses após o parto, com 98% de eficácia, ainda que a amamentação não seja exclusiva ou predominante.
O Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde recomendam aleitamento materno exclusivo por seis meses e complementado até os dois anos ou mais de idade.
A introdução precoce de outros alimentos antes de o lactente completar seis meses de idade está associada ao maior número de episódios de diarreia, apesar de não interferir na absorção de ferro e zinco do leite materno.
A respeito da orientação para o aleitamento materno, é correto afirmar:
O aleitamento materno evita infecções e alergias.
O uso de chupetas estimula a sucção e é indicado no primeiro ano de vida.
As mães que amamentam devem evitar ingerir muitos líquidos.
Na amamentação sob livre demanda os horários das mamadas devem ser estipulados a cada duas ou três horas.
Em dias muito quentes deve-se oferecer água fervida ou filtrada ao bebê que mama no peito, para evitar a desidratação.
A criança que, quando colocada de bruços, levanta a ca-beça e os ombros, segue com os olhos pessoas e objetos que estão perto, gosta de olhar para as mãos e colocá-las na boca, segundo a Caderneta de Saúde da Criança/2007/Ministério da Saúde, apresenta desenvolvimento neuropsicomotor compatível à idade de
1 a 2 meses;
2 a 4 meses;
4 a 6 meses;
6 a 9 meses;
9 a 12 meses.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...