Questões sobre Saúde da Criança e do Adolescente

Lista completa de Questões sobre Saúde da Criança e do Adolescente para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ao realizar o exame físico de um recém-nascido, o enfermeiro detectou macroglossia. Sobre o achado do enfermeiro, pode-se afirmar:

    A) Não é nada grave, sendo comum em recém-nascidos, desaparecendo em média de 10 dias após o nascimento.

    B) O bebê poderá apresentar dificuldade para a pega na hora da amamentação, devendo ser solicitado a avaliação e conduta do pediatra, pois o achado pode estar relacionado até mesmo à presença de uma síndrome.

    C) O bebê precisa ser encaminhado rapidamente para a unidade de terapia intensiva neonatal, pois o achado é grave e necessita de cuidados de emergência.

    D) Somente uma cirurgia poderá reverter o caso clínico do bebê, mas o indicativo é que isto ocorra após três meses de vida para que o mesmo tenha mais resistência e o risco cirúrgico seja minimizado.

    E) O caso do bebê é uma necessidade cirúrgica, porém, por não ser nada grave, pode aguardar até que o mesmo tenha maior resistência e menor risco cirúrgico.

As crianças são frequentemente acometidas por doenças respiratórias e gastrointestinais. Sendo assim, o profissional de saúde deve conseguir identificar sinais de maior gravidade dessas doenças. Para a criança com tosse ou dificuldade para respirar, é importante verificar se a frequência respiratória está intensificada, se a criança apresenta sibilos ou estridor e se apresenta tiragem subcostal. A frequência respiratória varia de acordo com a idade da criança, sendo considerada pelo Manual de Crescimento e Desenvolvimento Infantil, do Ministério da Saúde, como normal para uma criança de 6 a 8 anos uma frequência respiratória de até:

    A) 60 mpm.

    B) 30 mpm.

    C) 50 mpm.

    D) 20 mpm.

    E) 40 mpm.

Em uma unidade ambulatorial, durante o exame físico de uma criança com um mês de idade, a enfermeira deve aferir a medida do perímetro cefálico da criança. Para a realização desse procedimento é necessário, dentre outros:

I. Posicionar a criança em decúbito dorsal e colocar a fita métrica sobre as proeminências occipital, parietal e frontal, para determinar a circunferência máxima, incluindo o pavilhão auricular. II. Posicionar a criança em decúbito dorsal e colocar a fita métrica sobre as proeminências occipital, parietal e frontal, para determinar a circunferência máxima, excluindo o pavilhão auricular. III. Se for necessário realizar várias medições, considerar o menor valor aferido. IV. Se for necessário realizar várias medições, considerar o maior valor aferido.

Está correto o que consta APENAS em

    A) II e IV.

    B) I e IV.

    C) II e III.

    D) I e III.

    E) I.

Com relação à prevenção do tétano neonatal, analise as asserções, abaixo:
I - Gestante que não foi vacinada com a dTpa durante a gestação, aplicar 1 (uma) dose de dTpa no puerpério o mais precoce possível. II - O atendimento higiênico ao parto é medida fundamental na profilaxia do tétano neonatal. O material utilizado, incluindo instrumentos cortantes, fios e outros, deve ser estéril para o cuidado do cordão umbilical e do coto. III - Para o sucesso das medidas, as mães e os responsáveis devem ser orientados em todas as oportunidades sobre os cuidados com os recémnascidos, o tratamento higiênico do coto umbilical com álcool a 70% e a vacinação, nos primeiros 30 dias, do recém-nascido com a antitetânica.
Está correto o que se afirma em:

    A) I e II, apenas.

    B) I e III, apenas.

    C) II e III, apenas

    D) Todos os itens.

    E) Nenhum dos itens.

Administrar 1mg de vitamina K por via intramuscular ou subcutânea ao nascimento, é um dos cuidados essenciais ao recém-nascido, que, ao nascer, tem deficiência dessa vitamina. Esse cuidado de enfermagem é realizado para prevenção de:

    A) Insuficiência respiratória.

    B) Sangramentos / hemorragias.

    C) Fraturas do recém-nascido.

    D) Infecção gonocócica neonatal.

    E) Anemia hemolítica do recém-nascido.

O Técnico em Enfermagem deverá aferir a frequência respiratória de uma criança de 7 anos de idade que encontra-se febril e com dispneia. Na avaliação de uma criança de 7 anos de idade, é esperada uma frequência respiratória normal como sendo:

    A) Até 20 mrm

    B) Até 30 mrm.

    C) Até 40 mrm.

    D) Até 50 mrm

    E) Até 60 mrm

Analise as afirmativas abaixo sobre o indicador “Taxa de mortalidade neonatal tardia” e marque Verdadeiro V ou Falso F :
( ) Representa o número de óbitos de 0 a 6 dias de vida completos, por mil nascidos vivos, na população residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado. ( ) Reflete, de maneira geral, as condições socioeconômicas e de saúde da mãe, bem como a inadequada assistência pré-natal, ao parto e ao recém-nascido. ( ) É utilizado para subsidiar processos de planejamento, gestão e avaliação de políticas e ações de saúde direcionadas para a atenção pré-natal, ao parto e ao recém-nascido.
A sequência correta é:

    A) V F F.

    B) V V F.

    C) F F V.

    D) F V V.

    E) V V V.

Na Saúde da Criança e do Adolescente, a Enfermagem, sobretudo, vem acompanhar o desenvolvimento infanto-juvenil e ampliar as competências e responsabilidades familiares no cuidado da criança e do adolescente. Sobre a referida temática, julgue as afirmativas abaixo e marque a opção CORRETA.
I. Todo desenvolvimento fisiológico depende direta ou indiretamente da nutrição, principalmente na criança, que está em plena aquisição de massa e crescimento, dessa forma, o aleitamento materno deve ser oferecido exclusivamente para a criança até os primeiros seis meses de vida. Além disso, o leite materno apresenta vantagens nutricionais, imunológicas, físicas, auxilia no desenvolvimento adequado da cavidade oral e conformação do palato duro, vantagens psicológicas e econômicas.
II. A data para a coleta do teste do pezinho foi preconizada entre o sétimo e o trigésimo dia de vida do bebê, a fim de detectar doenças como hipertireoidismo, anemia falciforme, fenilcetonúria e fibrose cística.
III. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, nas últimas duas décadas, ocorreu um aumento considerável na taxa de mortalidade de crianças com idade inferior a seis anos por diarreias infecciosas, em nível global.
IV. A obesidade é um dos principais agravos na adolescência, sendo considerado um problema de saúde pública devido a sua alta incidência na população. Para o acompanhamento da obesidade existem vários métodos para identificar o sobrepeso e a obesidade, como a antropometria e a avaliação da composição corporal.

    A) Somente as afirmativas II e IV estão corretas.

    B) Somente as afirmativas II e III estão corretas.

    C) Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.

    D) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.

    E) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.

O aleitamento materno é a mais sábia estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança e constitui a mais sensível, econômica e eficaz intervenção para redução da morbimortalidade infantil (BRASIL, 2015). Sobre o aleitamento materno, analise as afirmativas e identifique as corretas:


I- A introdução de alimentos complementares antes dos seis meses está associada, por exemplo, a maior número de episódios de diarreia e maior número de hospitalizações por doença respiratória.

II- Nos primeiros dias, o leite materno é chamado colostro, que contém mais gorduras e menos proteínas.

III- O tamanho das mamas pode exercer alguma influência no número de mamadas da criança por dia.

IV- O leite do início da mamada, pelo seu alto teor de água, tem aspecto semelhante ao da água de coco. Porém, ele é muito rico em anticorpos.

V- Se os mamilos machucarem em decorrência da amamentação, é indicado o uso de sabões secantes.


É correto o que se afirma em:

    A) I, II e IV, apenas.

    B) I, II e V, apenas.

    C) III e IV, apenas.

    D) I e V, apenas.

    E) I, III e IV, apenas.

Embora a maioria dos pais sejam amorosos e afetuosos, alguns não podem ou não querem prestar os devidos cuidados aos próprios filhos, e outros, deliberadamente, causam danos a eles . Os maus-tratos, sejam eles perpetrados pelos pais ou por outras pessoas, consistem em expor a criança a risco intencionalmente ou quando isso poderia ser evitado. Os maus-tratos assumem diversas formas específicas, e a mesma criança pode ser vítima de mais de um tipo.

 No que tange aos maus-tratos na infância e à assistência de enfermagem, julgue os itens a seguir:
Rejeição, aterrorização, isolamento, exploração, ridicularização ou negação de apoio emocional, de amor e de afeição ou outras ações ou inações que possam causar transtornos comportamentais, cognitivos, emocionais ou mentais são exemplos de maus-tratos emocionais.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...