Lista completa de Questões sobre Saúde da Mulher para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Leia as seguintes afirmativas sobre Atenção Pré-natal e Puerperal, assinalando a INCORRETA.
Apesar da ampliação na cobertura, alguns dados demonstram comprometimento da qualidade dessa atenção, tais como a incidência de sífilis congênita, o fato de a hipertensão arterial ainda ser a causa mais frequente de morte materna no Brasil, e o fato de que somente pequena parcela das gestantes inscritas no Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento (PHPN) conseguem realizar o elenco mínimo das ações preconizadas.
Outra questão crítica da atenção pré-natal é a chamada alta do pré-natal, com a falta de acompanhamento ambulatorial no fim da gestação, momento em que é maior a probabilidade de intercorrências obstétricas.
A atenção pré-natal e puerperal deve incluir ações de promoção e prevenção da saúde, além de diagnóstico e tratamento adequado dos problemas que possam vir a ocorrer nesse período.
A pré-eclâmpsia/eclâmpsia é a terceira causa de morte materna no Brasil e determina o maior número de óbitos perinatais.
Uma atenção pré-natal e puerperal qualificada e humanizada se dá por meio da incorporação de condutas acolhedoras e sem intervenções desnecessárias.
Um enfermeiro orienta um grupo de mulheres sobre métodos contraceptivos, anticoncepção de emergência (AE) e prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs)/HIV. Durante as orientações, surgem muitas dúvidas sobre a AE, para as quais o enfermeiro esclarece que
Julgue os itens seguintes, referentes à assistência de enfermagem ao recém-nascido.
Na profilaxia da oftalmia gonocócica, deve-se instilar uma gota de nitroprussiato de prata a 1% diretamente sobre a córnea, em cada olho.
O puerpério é dividido em períodos, cada período tem características próprias e os cuidados de enfermagem devem ser direcionados para cada um deles. É importante para o técnico em enfermagem entender esta ordem cronológica visando prestar um cuidado qualiicado. Nesse sentido, o período compreendido entre o 11º dia e o 45º dia após o parto é denominado:
Uma mulher que participa de um grupo, recebe orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis e o risco de se adquirir ou transmitir o HIV. Esta relata ao enfermeiro que utiliza espermicida em suas relações sexuais e que, recentemente, surgiu um processo inflamatório no local, diagnosticado como vaginite química. Nesta situação, o enfermeiro explica, dentre outros, que
Uma mulher apresenta cintura abdominal de 89 cm e Índice de Massa Corporal − IMC de 28. A pressão arterial da mesma é aferida diariamente e tem se mantido entre 128 a 130 mmHg (sistólica) e entre 84 a 86 mmHg (diastólica), sendo que a glicemia de jejum é de 128 mg/dL e a glicemia casual é de 190 mg/dL. Tem diagnóstico prévio da síndrome de ovários policísticos, e no seu histórico familiar há um primo de segundo grau paterno com Diabetes tipo 2. O enfermeiro identifica nessa mulher fatores indicativos de maior risco para Diabetes tipo 2,tais como
O ambiente térmico neutro é aquele em que a produção de calor é igual a perda, permitindo que o recém-nascido mantenha a temperatura corporal estável, utilizando uma quantidade mínima de calorias. São cuidados de enfermagem importantes para regulação térmica no recém-nascido e prevenção dos respectivos mecanismos de perda de calor:
Sobre o Aleitamento Materno (AM) no período neonatal, é correto airmar que:
Acerca de saúde reprodutiva da mulher, julgue os itens seguintes.
Durante o trabalho de parto, a parturiente deve ser colocada em posição ginecológica, posicionamento que diminui o peso do útero gravídico sobre a veia cava e a aorta abdominal, favorecendo a circulação sanguínea do bebê e da mulher.
De acordo com o art. 9º do Decreto nº 94.406/87, que regulamenta a Lei nº 7.498/86, a qual dispõe sobre o exercício da enfermagem, às profissionais titulares de diploma ou certificado de Obstetriz ou de Enfermeira Obstétrica, incumbe
I. identificação das distócias obstétricas e tomada de providências até a chegada do médico;
II. prestação de assistência à parturiente e ao parto normal;
III.execução e assistência obstétrica em situação de emergência e execução do parto com distócia;
IV.realização de episiotomia e episiorrafia, com aplicação de anestesia regional, quando necessária.
Estão corretas as alternativas
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...