Lista completa de Questões sobre Saúde do Trabalhador para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A vigilância em saúde do trabalhador (VISAT) tem por base a investigação e a intervenção na relação do processo de trabalho com a saúde, fazendo parte dessa concepção os componentes sociais, como a situação econômica, organização e consciência dos trabalhadores, o tipo de tecnologia utilizada em determinado processo de produção, e os componentes sociais e tecnológicos que irão contextualizar o componente epidemiológico. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.
O sistema de informação de nascidos vivos (SINASC) é uma fonte de dados utilizados pela VISAT.
Acerca das doenças ocupacionais, assinale a opção correta.
O trabalho em fundições, na manipulação de ligas metálicas com chumbo e ferro, propicia doenças como rinites alérgicas e pneumonias.
Trabalhadores da indústria petroquímica estão sujeitos a intoxicações pelo benzeno, cujos problemas são referentes à exposição imediata, com consequências agudas e tratáveis, como tonteiras e perda da consciência.
Trabalhadores agrícolas estão sujeitos às intoxicações com praguicida, a exemplo dos organofosforados, e seus efeitos estão associados apenas à absorção cutânea ou digestiva (por ingestão acidental ou intencional, em casos de suicídios).
As pneumoconioses são doenças graves causadas por solventes químicos e acometem trabalhadores da indústria de borracha e cola.
As veias varicosas são afecções que podem surgir em profissionais cuja atividade exija longa permanência em pé, como profissionais de enfermagem, cabeleireiros, cirurgiões e dentistas.
O conhecimento e a obediência às normas relacionadas à segurança do trabalhador são essenciais ao profissional de enfermagem. Para a prevenção da exposição a agentes patógenos de transmissão sanguínea, existem normas de biossegurança ou precauções universais que determinam que
as agulhas e os materiais perfurocortantes devem ser acondicionados em recipientes próprios — caixas de papelão de paredes rígidas. Para melhor utilização dessas caixas, as agulhas devem ser separadas das seringas antes do descarte.
se deve cuidar da limpeza da unidade, dos utensílios e das roupas de cama. No caso de derramamento de fluido corpóreo no chão, bancada ou mesa, deve-se limpá-lo imediatamente com pano úmido e aplicar álcool a 70%.
se deve remover os fluidos cuidadosamente, lavando a região com água, sabão e escovinha, no caso do contato com secreções e fluidos orgânicos na pele íntegra do trabalhador, sem abrasão ou cortes.
a utilização de luvas é obrigatória para executar punção venosa e para realizar procedimentos invasivos, como aplicar injeção intravenosa ou intramuscular, colher sangue, passar sonda vesical e nasogástrica, em razão do risco de contato com secreções.
O respeito às normas de Biossegurança favorece a diminuição de riscos (físicos, químicos e biológicos) de exposição dos profissionais, pacientes e do meio ambiente. Analise as medidas recomendadas abaixo.
I. Utilizar Equipamento de Proteção Individual.
II. Não reencapar material pérfuro cortante.
III. Lavagem das mãos.
IV. Ao contato com matéria orgânica, efetuar a higiene corporal da área exposta.
V. Manter a atualização da vacinação e profilaxia da Hepatite A, B, C e Tétano.
É correto o que se afirma em
II e III, apenas.
II, III e V, apenas.
II, III, IV e V, apenas.
I, II, III e IV, apenas.
I, II, III, IV e V.
São exemplos de riscos ocupacionais biológicos e físicos:
Os acidentes de trabalho ocorrem normalmente por atos ou condições inseguras e os exemplos são:
Em relação ao uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) são consideradas obrigações do empregador:
I. Fornecimento gratuito e treinamento para adequada utilização do mesmo.
II. Exigência do uso.
III. Substituição, quando danificado ou extraviado.
É correto o que se afirma em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
A pneumopatia ocupacional relacionada à aspiração de poeira de amianto é
bissinose.
silicose.
asbestose.
anquilose.
sifose.
O técnico de enfermagem perfurou o dedo antes da aplicação de medicamento por via parenteral. Nessa situação, após o atendimento a este profissional, a medida administrativa cabível é:
Comunicar para o cadastro de moléstias do trabalho − CMT.
Registrar no centro nacional de infectologia e notificação − CINAN.
Notificar para o cadastro de notificação de moléstias infectocontagiosas − CNMI.
Registrar a comunicação de acidente de trabalho − CAT.
Registrar nas normas de afecções relacionadas ao trabalho − NART.
As ocorrências de acidentes e traumas são condições que podem ser evitadas, conhecendo os fatores causais relacionados ao agente e ambiente, entre outros. Ao exercer o papel educativo em saúde ocupacional, o técnico de enfermagem pode esclarecer sobre diversos aspectos que contribuem na prevenção do trauma como:
manutenção do condicionamento físico, nutrição adequada, controle do nível de estresse, alto nível de fadiga, ausência de sinalização em áreas de risco.
uso de dispositivos de segurança, conhecimento da legislação de trânsito e respeito ao limite de velocidade da malha viária.
manutenção das condições mecânicas do veículo, desconhecimento de direção defensiva, com noções hipotéticas sobre a segurança do ambiente.
conhecimento dos equipamentos de proteção individual, como capacete, protetor auricular, óculos, caixa de material perfurocortante, utilizando conforme as recomendações do fabricante.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...