Lista completa de Questões sobre Saúde Mental para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um cliente apresenta pensamentos, imagens ou impulsos que são desagradavelmente repetidos. De acordo com as Diretrizes Diagnósticas da CID (Classificação Internacional das Doenças) − 10, essa é uma das características clínica do transtorno
de somatização.
obsessivo-compulsivo.
doloroso somatomorfo persistente.
hipocondríaco.
dissociativo.
Enfermagem - Saúde Mental - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O Miniexame do Estado Mental, indicado para avaliação de funções cognitivas, utiliza diversos critérios, como
orientação temporal e espacial.
cálculo e leitura de texto.
redação de texto e memorização.
repetir e memorizar a frase: O rato roeu a roupa do rei de Roma.
pegar um papel quadrado, dobrá-lo ao meio e escrever o nome com olhos fechados.
Enfermagem - Saúde Mental - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo Freitas et al, a assistência ao idoso requer conhecimentos sobre a síndrome do declínio mental relacionada com o envelhecimento, pois indica que o indivíduo pode apresentar distúrbios subjetivos e objetivos, como:
I. disfunção intelectual ou cognitiva;
II. alteração do humor e da sensação de bem-estar;
III. mudanças no comportamento.
Os distúrbios tipicamente manifestados na ocorrência da síndrome estão descritos em
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Enfermagem - Saúde Mental - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Com base no modelo assistencial em saúde mental no país e nos direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais, é INCORRETO afirmar que
o tratamento visará, como finalidade permanente, a reinserção social do paciente em seu meio.
a internação involuntária se dá sem o consentimento do usuário e a pedido de terceiro.
a internação psiquiátrica pode ser realizada mediante laudo circunstanciado do enfermeiro ou psicólogo que caracterize os seus motivos.
ser tratado em ambiente terapêutico pelos meios menos invasivos possíveis é direito do portador de transtorno mental.
a pessoa portadora de transtorno mental deve ser tratada, preferencialmente, em serviços comunitários de saúde mental.
Enfermagem - Saúde Mental - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
O pesar é um estado subjetivo de respostas emocionais, físicas e sociais à perda de uma entidade a que se dá valor. Divide-se em cinco estágios. Diante do exposto, relacione as colunas.
A sequência está correta em
1, 2, 3, 4, 5
3, 4, 5, 1, 2
2, 4, 5, 1, 3
3, 5, 1, 2, 4
3, 1, 2, 5, 4
Sobre ações preventivas na área de saúde mental para trabalhadores em hospital, pode-se afirmar que:
Situações de crise psiquiátrica são aquelas em que a condição geral do indivíduo é gravemente prejudicada e ele se torna incompetente ou incapaz de assumir responsabilidades pessoais. Os enfermeiros e técnicos de enfermagem têm capacitação suficiente para intervir na crise ou emergência psiquiátrica.
É complexo o cuidado na área de saúde mental uma vez que é necessário tratamento polimedicamentoso e suporte terapêutico breve, que não requer encaminhamento para reabilitação psicossocial.
A necessidade do cuidado na área de saúde mental é decorrente de intrínseca relação entre os serviços de saúde, seus profissionais, o paciente e sua família, considerando cada contexto cultural, social e econômico. O enfermeiro do trabalho, por sua vez, conta para o encaminhamento de trabalhadores que dele necessitem, com suficiente infraestrutura de serviços de assistência na área da saúde mental.
Transtornos mentais acarretam custos adicionais que comprometem oportunidade de emprego e lazer, no entanto essa não é uma das áreas de atuação do enfermeiro do trabalho.
Para um programa de atenção à saúde mental, o enfermeiro do trabalho poderia desenvolver estudos sobre psicofarmacologia, dependência química e promoção de saúde mental, além de conhecer no, município onde atua, os Centros de Atuação Psicossocial (CAPS), os Serviços de Residência Terapêutica (SRT), os Centros de Convivência e o Programa De Volta para Casa.
Conforme a Portaria nº 130/2012 do Ministério da Saúde, o Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras drogas (CAPS AD III) tem por objetivo
prestar assistência às pessoas que estejam em abstinência alcoólica, mantendo a internação por, no mínimo, 45 dias, até cessar os efeitos da ausência do álcool no organismo.
fornecer atenção contínua às pessoas com necessidades relacionadas ao consumo de álcool, crack e outras drogas, durante as 24 horas do dia e em todos os dias da semana, finais de semana e feriados.
prestar assistência de saúde aos usuários de álcool e drogas, fornecendo gratuitamente imunização contra hepatite A e C.
prestar assistência aos dependentes de crack, excluindo a família do cuidado, devido à gravidade do caso.
prestar assistência de enfermagem, priorizando a contenção de todos os pacientes por meio de restrição física.
Com relação à assistência de enfermagem ao portador de transtorno mental e às unidades da rede de atenção à saúde mental, assinale a opção correta.
O programa Volta para Casa, que integra a rede de atenção à saúde mental, resulta de parceria entre o Ministério da Saúde e Ministério da Educação.
O CAPS foi instituído com a proposta de ampliar os cuidados existentes na rede SUS de atenção em álcool e outras drogas, e dar maior resolutividade e retaguarda aos usuários.
O Núcleo de Apoio à Saúde da Família 3 tem como objetivo promover a atenção integral em saúde e saúde mental, prioritariamente para usuários de crack, álcool e outras drogas, na atenção básica e em municípios com menos de vinte mil habitantes.
A partir de 2005, houve uma retração na implantação de centro de atenção psicossocial (CAPS) porque os incentivos financeiros eram liberados após a vistoria no local feita por técnicos do Ministério da Saúde.
A expansão do cadastramento de novos hospitais psiquiátricos para prestação de assistência à rede de saúde mental deriva da importância dessas unidades para a reintegração social do paciente.
Segundo o referencial de João Mohana, aplicado na enfermagem, as necessidades humanas básicas classificadas como psicossociais compreendem, dentre outros, gregarismo e liberdade, que consistem, respectivamente, na necessidade do indivíduo de:
No tratamento de dependência ao álcool é importante atuar de acordo com o estágio de prontidão para mudanças que o indivíduo se encontra. De acordo com estágios de prontidão para mudanças, de Prochaska e Di Clemente, a identificação de um desses estágios e a respectiva descrição, encontram-se corretamente descritos em:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...