Lista completa de Questões sobre Semiologia e semiotécnica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação aos Diagnósticos de Enfermagem, segunda etapa do processo de enfermagem, podemos afirmar, EXCETO:
Nesta etapa os dados coletados são analisados e interpretados de forma criteriosa.
Os diagnósticos devem ser identificados e listados em ordem de prioridade.
No Brasil, a expressão Diagnóstico de Enfermagem foi introduzida por Wanda Horta.
Os diagnósticos de Enfermagem baseiam-se tanto nos problemas reais (voltados para o futuro) quanto nos problemas potenciais (voltados para o presente).
O exame físico é uma ferramenta para a investigação e coleta de dados objetivos, enriquecendo o histórico de enfermagem. Esta ação exige um conhecimento teórico e prático por parte do(a) enfermeiro(a).
Com relação ao exame físico das estruturas respiratórias no tocante à ausculta pulmonar, pode-se afirmar, EXCETO.
Uma condição anormal que afete a árvore brônquica e os alvéolos pode produzir sons adicionais.
Os atritos resultam da inflamação das superfícies brônquicas.
Os sibilos originam-se nos pequenos brônquios e bronquíolos.
Os sons vesiculares são suaves e de baixa intensidade.
Um homem de 45 anos de idade, solteiro, portador de pioderma gangrenoso, encontra-se internado em uma unidade de clínica médica para tratamento de úlceras em membros inferiores e tronco. Em sua história clínica, há registro de hipertensão arterial em uso de nifedipina oral. No início da doença, fazia uso de corticoide e dapsona, mantendo ulcerações estáveis. Há cerca de 40 dias, entretanto, interrompeu o uso dos medicamentos e evoluiu com piora das lesões de pele e surgimento de novas lesões, associado ao aparecimento de secreção purulenta há 15 dias. Apresenta dor e edema em membros inferiores. Relata ainda febre há três dias. Queixa-se de dificuldades de se locomover devido às dores e às lesões. Os sinais vitais avaliados foram: 36,5 ºC, 16 movimentos respiratórios por minuto, 87 batimentos cardíacos por minuto e 130 mmHg × 90 mmHg. Nessa situação, considerando a sistematização da assistência de enfermagem aplicada ao paciente, assinale a alternativa correta.
A dor apresentada pelo paciente é um dado subjetivo obtido a partir da investigação, assim como as queixas de dificuldades para se locomover e o edema.
Estão presentes os diagnósticos integridade tissular prejudicada, risco de infecção e hipertermia, segundo a classificação dos diagnósticos de enfermagem da NANDA (North American Nursing Diagnosis Association).
Entre as intervenções de enfermagem apropriadas a esse paciente estão a terapia com exercícios: deambulação e mobilidade articular, conforme a Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC).
A nifedipina usada pelo paciente é um exemplo de um hipotensor arterial que atua inibindo a enzima conversora de angiotensina e deve ser administrada com o estômago vazio.
A monitoração das características das lesões e a aplicação do curativo adequado são resultados esperados na situação apresentada, conforme a classificação dos resultados (NOC).
Com relação à condição apresentada pelo paciente do caso hipotético do texto, assinale a alternativa correta.
Pelos dados acerca do nível de consciência do paciente, é correto afirmar que sua pontuação é de 4 na escala de coma de Glasgow.
Na modalidade de ventilação mecânica estabelecida, o ventilador está fornecendo todo o suporte ventilatório, cessando a inspiração quando o volume corrente predeterminado foi atingido, não sendo permitido que a via aérea retorne ao zero ao final da expiração, o que garante uma capacidade residual funcional basal elevada.
O diagnóstico capacidade adaptativa intracraniana diminuída da North American Nursing Diagnosis Association (NANDA) pode ser confirmado pela evidência de diminuição da perfusão cerebral secundária ao traumatismo cranioencefálico (TCE).
As aminas vasoativas utilizadas têm o objetivo de provocar uma hipertensão arterial induzida, a fim de garantir o aumento da pressão arterial média, melhorar o fluxo sanguíneo cerebral, manter o débito cardíaco diminuído e manter a pressão de perfusão cerebral dentro de níveis abaixo de 60 mmHg.
A PIC do paciente elevada indica um quadro de TCE grave e tem relação direta com a pressão de perfusão cerebral, a qual pode ser expressa pela diferença entre a pressão arterial e o fluxo sanguíneo cerebral.
Considerando o planejamento da assistência a ser instituído ao paciente da situação apresentada no texto, assinale a alternativa correta.
Existem evidências clínicas que permitem a elaboração dos diagnósticos da NANDA mucosa oral prejudicada e desobstrução ineficaz de vias aéreas.
Monitorar balanço hídrico, aspirar secreção da orofaringe, naso e do tubo orotraqueal, nessa sequência, são algumas das intervenções de enfermagem a serem instituídas.
Trocar curativo de acesso venoso diariamente utilizando clorexidina degermante, xilocaína no local da inserção do cateter e curativo oclusivo coberto com gaze constituem importantes atividades de enfermagem.
Algumas das ações que devem constar no plano de cuidados incluem: realizar banho no leito, limpar a cavidade oral diariamente, manter o paciente aquecido e controlar sinais vitais de duas em duas horas.
Considerando que o diagnóstico da NANDA disfunção neurovascular periférica está presente, o resultado esperado a ser traçado é que o paciente deverá apresentar redução da disfunção neurovascular periférica em doze horas.
Com relação à condição do paciente descrito na situação do texto, assinale a alternativa correta acerca dos cuidados relativos à monitoração intracraniana.
As manipulações frequentes do paciente para realização de fisioterapia, higiene ou aspiração provocarão aumento nos valores da PIC e melhora na pressão de perfusão cerebral, sendo aceitáveis medidas de PIC até 40 mmHg, devendo ser comunicados ao médico valores superiores a esses.
A cabeça do paciente deverá ser mantida em posição lateralizada, elevada a 45 ºC, com os membros ligeiramente elevados em relação ao tronco para favorecer o retorno venoso e diminuir a PIC.
As maiores complicações associadas a essa monitoração são a infecção e a hemorragia; assim a manipulação deve ser criteriosa e deve-se realizar a troca do curativo da área de inserção do cateter de PIC sempre que o curativo se mostrar sujo, úmido ou solto.
A temperatura do paciente deverá ser elevada, mantendo-se em torno de 37,6 ºC a fim de promover a vasodilatação e a consequente redução da PIC.
Quando os valores da PIC apresentarem-se superiores a 40 mmHg, está recomendada a hiperventilação para produzir hipercapnia (a PCO2 deve ficar acima de 45 mmHg), alcalose e vasoconstricção das artérias cerebrais, diminuindo, assim, a PIC.
Assinale a alternativa correta acerca dos aspectos que envolvem a consulta de enfermagem aplicada ao caso apresentado no texto.
Foram levantados dados subjetivos, como o relato de dor, fraqueza e limitações na realização de pequenas tarefas. Entre os dados objetivos coletados, exemplificam-se expressão facial de dor, pele ressecada com alteração de pigmentação, edema, prurido e fissuras.
No exame físico, a partir da inspeção, foi possível encontrar as alterações de epífora e lagoftalmo, que representam, respectivamente, alteração na distribuição
A avaliação relativa ao sistema nervoso do paciente permitiu a identificação de lesões neurológicas. Essa avaliação limitou-se a utilizar apenas uma técnica básica de exame físico, que foi a inspeção (de olhos, nariz, membros superiores, mãos, membros inferiores e pés).
A partir dos dados coletados, o enfermeiro pode elaborar os diagnósticos de enfermagem: percepção sensorial perturbada (tátil), dor crônica e risco de integridade da pele prejudicada, de acordo com a classificação da NANDA.
Entre as intervenções de enfermagem, podem-se citar a orientação do paciente quanto à importância de se utilizarem calçados fechados mais apertados para não haver riscos de acidentes com os pés, a imobilização da mão para melhora da dor e o uso de medicamentos para curar o ressecamento nasal.
O processo de enfermagem é um instrumento metodológico que direciona o cuidado profissional de enfermagem. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta.
É importante que se formulem resultados esperados para atividades como higiene, nutrição e deambulação, na presença de diagnósticos reais nessas áreas, e que o paciente concorde com as metas estabelecidas.
A Resolução n.º 272/2002 do Conselho Federal de Enfermagem (COFEn) é a normatização mais atual que dispõe a respeito do processo de enfermagem e sua obrigatoriedade em todos os ambientes de cuidado.
Diagnósticos de enfermagem orientados para o aspecto psicológico, como a ansiedade, vinculam-se a resultados esperados mais aplicáveis, os quais devem ter sempre a anuência do paciente para serem incluídos no plano.
Para planejar um cuidado, o enfermeiro deve elaborar os diagnósticos, determinar as prioridades, formular as metas, registrar a evolução e prescrever as intervenções.
Na redação dos fatores relacionados de um diagnóstico, deve-se sempre acrescentar o diagnóstico médico, a exemplo do diagnóstico de ansiedade relacionada a câncer.
O Ministério da Saúde preconiza o trabalho em equipe na assistência à pessoa com hipertensão arterial sistêmica (HAS). Dessa maneira, orienta que a equipe seja constituída, sempre que possível, por profissional médico, enfermeiro, nutricionista, psicólogo, assistente social, professor de educação física, farmacêutico e agentes comunitários de saúde. Considerando o enfermeiro inserido no contexto da equipe multiprofissional e interdisciplinar, para assistência integral à pessoa com HAS, assinale a alternativa que apresenta atribuição do enfermeiro, segundo o Ministério da Saúde.
Realizar, durante as consultas de enfermagem, apenas atribuições referentes ao tratamento medicamentoso do paciente com HAS.
Atender os pacientes de maneira isolada, sem considerar a equipe multiprofissional e interdisciplinar.
Capacitar os auxiliares de enfermagem e os nutricionistas.
Repetir a medicação de pacientes descontrolados e com problemas relacionados à pressão arterial sistêmica.
Solicitar, durante a consulta de enfermagem, os exames mínimos estabelecidos nos consensos e definidos como possíveis e necessários pelo médico da equipe.
Entre os fatores que interferem na aplicação da Sistematização da Assistência de Enfermagem, EXCLUI-SE:
resistência dos profissionais;
número de recursos humanos;
carga de trabalho do profissional enfermeiro;
filosofia das instituições;
existência de várias taxonomias em enfermagem.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...