Questões sobre Urgência e emergência

Lista completa de Questões sobre Urgência e emergência para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A septicemia ou sepse consiste em uma resposta deletéria do organismo a um processo infeccioso, podendo levar à morte. Um paciente admitido em unidade de pronto-socorro com trauma abdominal fechado e apresenta quadro de choque séptico. No que se refere ao monitoramento do estado do paciente e seus sinais vitais (SSVV), é possível identificar sinais característicos de sepse, como:

    A) Sinais de infecção, hipotensão, queda das plaquetas e bradicardia

    B) Taquicardia, extremidades frias, diminuição do nível de consciência, e hipotensão.

    C) Rebaixamento do nível de consciência, poliúria e hipotermia e taquicardia

    D) Sinais de infecção, hipertensão, taquicardia e oligúria.

    E) Hemorragia, bradicardia, hipotensão e hipotermia.

Perda de sangue em um acidente é um fator no mínimo preocupante, segundo o Manual de Primeiros Socorros da FIOCRUZ (2003, P. 68), no caso de perdas de mais de 50% do volume sanguíneo causam até:

    A) Choque irreversível, parada cardiorrespiratória e morte.

    B) Choque descompensado com hipotensão, alterações das funções mentais, agitação, confusão ou inconsciência, sede intensa, pele fria, palidez, suor frio, taquicardia superior a 120/min., pulso radial ausente (queda da pressão arterial), taquipnéia importante e enchimento capilar lento.

    C) Estado de choque, ansiedade, sede, taquicardia (com frequência cardíaca entre 100-120/min.), pulso radial fraco, pele fria, palidez, suor frio.

    D) Frequência respiratória maior que 20/min. e enchimento capilar lentificado (maior que 2 seg).

O Manual Instrutivo da Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE) no Sistema Único de Saúde (SUS), elaborado pelo Ministério da Saúde (2013), aponta diretrizes para a implantação da RUE, dentre as quais está/estão a(s) seguinte(s):

    A) universalidade, equidade e integralidade da atenção às situações de urgências obstétricas, pediátricas e as relacionadas às causas externas como traumatismos, violências e acidentes.

    B) formação de relações horizontais, articulação e integração entre os pontos de atenção, tendo a atenção hospitalar como centro de comunicação.

    C) classificação de risco e regulação do acesso aos serviços de saúde.

    D) humanização da atenção com foco nos profissionais e nas condições de trabalho para que se possa ofertar um cuidado efetivo ao paciente.

Os casos de hemorragia interna são também de muita gravidade, devido ao grau de dificuldade de sua identificação por quem está socorrendo. (FIOCRUZ, 2003, p. 73) O socorrista só NÃO deve suspeitar de hemorragia interna se o acidentado estiver envolvido em:

    A) Contusão contra volante ou objetos rígidos.

    B) Acidente sem gravidade, com lesão externa aparente.

    C) Queda de altura.

    D) Queda de objetos pesados sobre o corpo.

Analise as afirmativas a seguir sobre a intubação endotraqueal, coloque V para verdadeiro e F para falso e, posteriormente assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
? A ventilação mecânica é um método de suporte de vida, necessário para a maioria dos pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo que parte da assistência de enfermagem em UTI está diretamente relacionada ao manuseio dos pacientes com tubo orototraqueal (TOT) e dos ventiladores artificiais. ? A intubação endotraqueal é um meio de proporcionar via aérea permeável para o paciente que não consegue manter por si próprio sua função respiratória. ? O uso do tubo orotraqueal garante ao paciente ventilação mecânica e a aspiração de secreções provenientes da árvore pulmonar, principalmente em indivíduos que apresentam angústia respiratória. ? Não existe limite de tempo definido para manter a intubação orotraqueal do paciente, devendo este período ocorrer a partir da melhora clínica, e sempre quando existir a necessidade de manter uma via aérea artificial.

    A) V-V-V-V.

    B) V-V-V-F.

    C) V-V-F-V.

    D) V-V-F-F.

Durante as manobras de RCP (ressuscitação cardio pulmonar) pode-se afirmar que:

    A) Compressões torácicas devem ser administradas a uma velocidade de 100 a 120 por minuto, porque compressões mais rápidas podem não permitir a recarga cardíaca e reduzem a perfusão.

    B) Compressões torácicas realizadas em adultos devem ter uma profundidade mínima de 10cm pois aumentam a possibilidade de sobrevivência.

    C) Compressões torácicas realizadas em crianças (menores de um ano de idade) deve ter a profundidade de metade do peito, geralmente cerca de 8 cm.

    D) A relação compressão ventilação deve ser de 20:2 para indivíduos com via aérea artificial.

A Escala de Coma de Glasgow (ECG) tem sido amplamente utilizada para determinar e avaliar a profundidade e a duração do coma e prognosticar a evolução dos pacientes com ou sem trauma cranioencefálico. Paciente apresentando abertura ocular somente com estímulo doloroso; resposta verbal confusa e sem nenhuma resposta motora, tem Glasgow:

    A) 5.

    B) 6.

    C) 7.

    D) 8.

“É provocado pela perda de grandes volumes de líquidos do corpo. Exemplos: hemorragias, desidratação por diarreia, vômitos intensos ou calor excessivo, perda de plasma causada por queimaduras. Nesta situação, há uma queda importante da pressão arterial causando uma falha no sistema circulatório incapaz de manter a pessoa viva.”
A definição acima refere a qual tipo de choque?

    A) Hipovolêmico.

    B) Cardiogênico.

    C) Distributivo.

    D) Obstrutivo.

Considere um paciente internado com diagnóstico de angina, durante a avaliação de enfermagem ele relata estar com dor torácica, náusea, dormência de membros superiores e dispneia. Neste momento, o enfermeiro deve:

    A) Estimulá-lo a caminhar para aumentar a oxigenação e diminuir o sentimento.

    B) Deitá-lo no leito em decúbito dorsal e posicionar a cama em Trendelemburg.

    C) Sentá-lo com os pés na escadinha da cama, e orientá-lo a reclinar a cabeça entre as pernas para melhorar a oxigenação.

    D) Colocá-lo em decúbito ventral e deixar a cama em semi-Fowler ou Fowler.

    E) Colocá-lo em semi-Fowler, a fim de reduzir as necessidades de oxigênio do miocárdio isquêmico.

Durante as manobras de RCP (ressuscitação cardio pulmonar) a pausa para checagem de pulso estão limitadas a não mais de:

    A) 2 segundos.

    B) 5 segundos.

    C) 10 segundos.

    D) 20 segundos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...