Lista completa de Questões de Enfermagem da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um homem com 68 anos de idade deu entrada em uma UTI após submeter-se a uma cirurgia cardíaca (troca de valvas mitral e aórtica) há dois dias. Encontra-se sob efeito anestésico, cianótico, hipotérmico, com mucosas ressecadas e hipocoradas. Tem sonda nasogástrica na narina direita, com drenagem de pequena quantidade de secreção clara. Está também com um tubo orotraqueal (TOT) e acesso venoso central na jugular interna direita. Mantido sob ventilação mecânica, aspirado TOT com secreção fluida em moderada quantidade. Diurese em pequena quantidade pela sonda vesical de demora.
Diante desse quadro clínico, julgue os itens seguintes.
A sonda nasogástrica deve ser mantida fechada para a introdução de dieta parenteral ao paciente.
Julgue os itens subseqüentes, relativos ao quadro de SARA apresentado pelo paciente da situação descrita no texto anterior, durante sua internação na UTI.
A mudança de posição do paciente durante a ventilação deve ser minimizada para diminuir o risco de extubação acidental.
Um homem de 67 anos de idade deu entrada no serviço de pronto atendimento de um hospital, apresentando dor torácica de início súbito e intenso, constritiva, associada a parestesia no membro superior esquerdo. Ele relatou ter recebido o diagnóstico de hipertensão arterial há um ano e não ter seguido o tratamento. Tem história de acidente vascular cerebral hemorrágico. Nessa internação, procurou o serviço médico após iniciar quadro de dor intensa, sudorese e náuseas. Foi confirmado um infarto agudo do miocárdio (IAM) anterior extenso. Evoluiu apresentando estabilidade hemodinâmica, ritmo cardíaco irregular, com extrasístoles ventriculares, freqüência cardíaca de 60 bpm e PA de 130 mmHg × 70 mmHg. Eupnéico, a ausculta respiratória identificou murmúrios vesiculares fisiológicos. Relata dificuldades para dormir devido ao ambiente do hospital, queixase do barulho e da luminosidade. Eliminações normais. Não sabe apontar os medicamentos de que está fazendo uso e diz não saber sobre sua doença.
Diante do quadro clínico acima apresentado, julgue os próximos itens.
Segundo a Taxonomia II da NANDA (North American Nursing Diagnosis Association), o diagnóstico de enfermagem débito cardíaco diminuído está presente e tem como característica definidora o IAM.
Em algumas situações específicas, o trabalhador deve se submeter a provas funcionais, como quando é admitido ou muda de função. Julgue os próximos itens, que versam sobre as provas funcionais mais utilizadas em saúde ocupacional.
Para a avaliação de trabalhadores sintomáticos respiratórios é empregado teste de espirometria.
Uma mulher de 79 anos de idade deu entrada em uma unidade de terapia intensiva (UTI) entubada, inconsciente, acianótica, hipocorada, hidratada e afebril. Tem história de hipertensão e insuficiência aórtica, com cirurgia para troca de válvula, mas não seguia o tratamento medicamentoso de hipotensores e antiagregantes plaquetários. Estava com tubo orotraqueal, sonda nasogástrica e sonda vesical de demora. Foi feita punção de subclávia e instalação de pressão venosa central (PVC). A ausculta pulmonar evidenciou creptos basais e roncos apicais. Respirava com uso de ventilador mecânico, ventilação controlada, 15 movimentos respiratórios por minuto, fração inspirada de oxigênio de 40%, saturação de oxigênio de 99%. A freqüência cardíaca na admissão foi de 88 batimentos por minuto, pressão arterial de 90 mmHg × 60 mmHg. O ecocardiograma mostrou aumento do ventrículo esquerdo e fração de ejeção do ventrículo esquerdo diminuída. Exames gasométricos indicaram parâmetros dentro da normalidade. O abdome apresentava-se distendido e havia ruídos hidroaéreos e histórico de 2 dias sem evacuar. A paciente apresentava, ainda, perfusão periférica diminuída, edema nos membros inferiores e oligúria.
Julgue os itens a seguir, que tratam da situação hipotética apresentada.
Um débito urinário menor que 50 mL durante as 24 horas é compatível com o quadro clínico da paciente.
Julgue os itens subseqüentes, relativos ao quadro de SARA apresentado pelo paciente da situação descrita no texto anterior, durante sua internação na UTI.
Há indícios de terem sido ministrados ao paciente, durante a sua internação na UTI, bloqueadores neuromusculares, como o pancurônio, para a manutenção da ventilação mecânica.
Quando não controladas, as disfunções circulatórias podem gerar complicações e se transformar nas principais causas de morte. A história familiar, a idade, o sexo e a raça, associados a fatores de risco relacionados ao estilo de vida das pessoas, podem propiciar o aparecimento das doenças denominadas crônicodegenerativas. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
A pressão arterial sofre influência de fatores como dieta rica em sal, gordura, obesidade, tabagismo, estresse, medicamentos, sedentarismo. Estes fatores são denominados fatores de risco.
Julgue os itens a seguir, que tratam da vigilância epidemiológica.
O método de coleta de dados a ser instituído em setores como berçários e unidades de tratamento intensivo deve ser o de busca ativa, com visitas diárias programadas.
Em algumas situações específicas, o trabalhador deve se submeter a provas funcionais, como quando é admitido ou muda de função. Julgue os próximos itens, que versam sobre as provas funcionais mais utilizadas em saúde ocupacional.
Para a avaliação audiométrica, deve-se ter um local adequado, uma sala e uma cabina tratada acusticamente, bem como o aparelho para detectar os limiares ou os níveis de audição, denominado audiômetro.
Um homem de 86 anos de idade, após acompanhamento médico, foi submetido a uma cirurgia devido a um câncer colorretal. Foi realizada uma ressecção abdominoperitoneal com colostomia sigmóide permanente. Durante o pós-operatório, o quadro evoluiu para uma irritação cutânea devido a contaminação fecal da pele periostomal.
Com base na situação descrita, julgue os itens a seguir, que tratam da assistência de enfermagem perioperatória para esse paciente.
Em casos como o desse paciente, tendo em vista a sua idade, o enfermeiro deve estar atento a duas importantes complicações pulmonares durante o pós-operatório: pneumonia e atelectasia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...