Lista completa de Questões de Enfermagem da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A diabetes melito (DM) é uma doença metabólica de natureza genética que, devido a uma carência parcial ou total de insulina, compromete o metabolismo dos hidratos de carbono, das proteínas, dos lipídios, da água e dos eletrólitos. Julgue os itens de 75 a 81, relacionados aos fatores desencadeantes, sinais e sintomas dessa doença, ao tratamento e à assistência de enfermagem devidos ao paciente que a apresente.
O paciente diabético deve adotar uma dieta livre, com três refeições diárias, desde que faça uso de adoçante artificial.
Uma enfermeira deve administrar, por via parenteral, duas injeções em uma paciente de 42 anos de idade, obesa. As medicações preparadas consistem de uma seringa que contém 5 mL de solução da benzilpenicilina benzatina, a ser aplicada por via intramuscular, e uma seringa que contém 0,25 mL de heparina, a ser administrada por via subcutânea. Nessa situação, os locais mais adequados para a realização das injeções prescritas por via intramuscular e subcutânea, são respectivamente,
glúteo e face interna do antebraço.
deltóide e face lateral da coxa.
glúteo e abdome.
abdome e região do antebraço.
As doenças infecciosas e parasitárias podem estar relacionadas ao trabalho. O técnico de enfermagem do trabalho deve conhecer a etiologia, o modo de transmissão, as atividades laborais de maior risco, assim como as medidas adotadas no controle dessas doenças. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes.
Tuberculose é uma doença de notificação compulsória; as medidas específicas de controle são: controle do comunicante, vacinação com BCG, quimioprofilaxia e educação para a saúde.
Texto para as questões de 34 a 36
Uma mulher de 47 anos de idade foi internada em um hospital apresentando queixas de parestesias e dores nos membros inferiores, que há aproximadamente 1 mês impediam o seu repouso noturno, acometendo mais o membro inferior esquerdo (MIE). Há uma semana havia passado a ter dificuldades importantes de locomoção, tendo que se apoiar nas paredes. Tem como antecedentes o tabagismo desde a adolescência, etilismo interrompido há dez anos e tuberculose. Apresentava-se consciente, orientada, anictérica, emagrecida e com edema em membros inferiores; sinal de Romberg positivo, marcha escarvante. Apresentou também hiporreflexia esquerda com força muscular preservada. Após alguns dias de internação, apresentou abcesso na região interna do braço em que foi feita uma incisão cirúrgica e instalado um dreno. Tal ferida apresenta cerca de 5 cm de extensão com 1 cm de profundidade e há saída de secreção purulenta em grande quantidade. Tem apresentado episódios de febre alta.
No caso da referida paciente, o processo de cicatrização da ferida e o tipo de dreno utilizado, respectivamente, são cicatrização por
segunda intenção e dreno de Penrose.
primeira intenção e dreno de Penrose.
terceira intenção e dreno duodenal.
remodelação e dreno em selo d'água.
As doenças infecciosas e parasitárias podem estar relacionadas ao trabalho. O técnico de enfermagem do trabalho deve conhecer a etiologia, o modo de transmissão, as atividades laborais de maior risco, assim como as medidas adotadas no controle dessas doenças. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes.
Tétano relacionado ao trabalho ocorre em trabalhadores que exercem atividades em contato direto com água ou solo contaminados ou em locais com dejetos de animais portadores de germe.
Acerca da prevenção e controle da infecção hospitalar, julgue os itens subseqüentes.
Constituem vias de transmissão entre o reservatório infeccioso e o hospedeiro o contato direto, água, alimentos e vetores, entre outras.
Assinale a opção correta acerca das necessidades de mobilização do paciente.
Para evitar a queda plantar, é necessário deixar os pés livres e sem apoio quando o paciente estiver deitado em decúbito dorsal.
Os rolos podem ser empregados para evitar que o paciente faça rotação externa do quadril quando for posicionado em decúbito dorsal no leito.
Para o alinhamento corporal adequado do paciente em decúbito ventral, os braços devem ficar estendidos e a palma da mão voltada para cima.
Para auxiliar o paciente a se mover para cima no leito, o profissional deve colocá-lo sentado na lateral da cama e ir empurrando-o cuidadosamente até a cabeceira.
Acerca dos aspectos relacionados às precauções-padrão e controle de infecção, assinale a opção correta.
Todas as pessoas que entram no quarto de um paciente imunocomprometido devem usar equipamentos de proteção individual e adotar as precauções básicas.
No caso de dengue, é obrigatória a permanência do paciente em isolamento.
Ao se utilizar a máscara, esta deve cobrir apenas a boca, sendo dispensável que cubra o nariz.
As luvas devem ser constantemente utilizadas quando o funcionário estiver trabalhando no setor de isolamento, mesmo quando não esteja prestando assistência ao doente.
As doenças infecciosas e parasitárias podem estar relacionadas ao trabalho. O técnico de enfermagem do trabalho deve conhecer a etiologia, o modo de transmissão, as atividades laborais de maior risco, assim como as medidas adotadas no controle dessas doenças. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes.
Na leptospirose, o período de incubação varia de 4 a 50 dias, em geral, 7 dias. Quanto maior o tempo de incubação, mais rápida é a progressão da doença e maior a sua gravidade.
Uma mulher com 42 anos de idade, que tem diabetes melito tipo 2 e suspendeu a insulinoterapia por conta própria, foi atendida em um pronto-socorro com sinais e sintomas de cetoacidose diabética. Os sinais vitais indicavam hipotensão, hiperventilação, pulso rápido e fraco. Apresentava-se sonolenta e letárgica. Os níveis sanguíneos e urinários de cetona eram elevados. Foram prescritas reidratação parenteral, restauração de eletrólitos e infusão venosa de insulina. Após algumas horas, houve queda dos níveis séricos de potássio.
Considerando o caso clínico relatado acima, julgue os itens subseqüentes.
Náuseas, fraqueza, falta de apetite e hálito cetônico estão entre os possíveis sinais e sintomas apresentados pela paciente na admissão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...