Lista completa de Questões de Enfermagem da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Enfermagem - Administração de medicamentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Os cuidados de enfermagem à mulher no puerpério imediato incluem
controle e observação do gotejamento de venóclise.
Enfermagem - Sistema Único de Saúde (SUS) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Várias doenças podem ocorrer pelo desconhecimento das pessoas da forma correta de cuidar do meio ambiente e do destino dado aos dejetos. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes.
Com base nas regras que regem o Sistema Único de Saúde, o município é o elemento do topo da organização, responsável pela coordenação, pela regulamentação e pela execução das ações relacionadas à vigilância sanitária.
Enfermagem - Administração de medicamentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considere o atendimento, em pronto-socorro, a um indivíduo adulto que, durante infusão venosa de medicamento, tenha apresentado estado inicial de urticária generalizada e dificuldade respiratória, recebendo diagnóstico de anafilaxia. Com base nessa situação hipotética, julgue os itens seguintes, acerca dos cuidados de enfermagem.
Recomenda-se, nesse caso, que se termine de infundir todo o medicamento e se observem novas reações do paciente.
Enfermagem - Administração de medicamentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considere o atendimento, em pronto-socorro, a um indivíduo adulto que, durante infusão venosa de medicamento, tenha apresentado estado inicial de urticária generalizada e dificuldade respiratória, recebendo diagnóstico de anafilaxia. Com base nessa situação hipotética, julgue os itens seguintes, acerca dos cuidados de enfermagem.
Nessa situação, é contra-indicada a realização de punções venosas, devendo os medicamentos ser administrados apenas pela via oral.
Enfermagem - Administração de medicamentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens que se seguem, referentes à administração de medicamentos.
Devem-se utilizar luvas na administração de medicamento por via vaginal.
Considere o caso de um adolescente com quadro de poliartralgia, linfadenopatia e exantema maculopapular, internado com suspeita de rubéola. Nessa situação, ele deve
receber os cuidados de profissionais que estarão fazendo uso de máscaras tipo N95.
ser mantido em quarto com porta fechada e sistema de ventilação com pressão negativa.
permanecer em quarto privativo, onde medidas de precauções respiratórias devem ser tomadas pelos profissionais, como o uso de máscara comum.
ser mantido em quarto comum com pacientes que tenham o mesmo microrganismo, adotando-se precauções contra a transmissão por contato.
permanecer em quarto comum com outros pacientes, adotando-se precauções padronizadas.
Uma equipe de saúde de um município, durante visita domiciliar, detectou um caso de difteria em uma criança. Tendo em vista interromper, em curto espaço de tempo, a cadeia de transmissão da doença, mediante a eliminação dos suscetíveis, assinale a opção que corresponde à tomada de decisão correta pela equipe de saúde.
Quimioprofilaxia da população a 4 metros da área de domicílio da criança.
Administração do soro antidiftérico para profilaxia na área da residência.
Vacinação de rotina da criança e acompanhamento domiciliar para observação de complicações.
Vacinação de bloqueio, na qual, por meio de investigação epidemiológica, vacinam-se todos os contatos não vacinados, inadequadamente vacinados ou com estado vacinal desconhecido.
Orientação geral quanto ao esquema vacinal da criança, não sendo necessárias novas doses da vacina, visto que a doença conferirá imunidade permanente à criança.
Texto para as questões 42 e 43
Uma criança de 4 anos de idade iniciou quadro de palidez, astenia, febre, dores ósseas e sangramento gengival. Os pais procuraram o serviço médico e, após investigações, foi diagnosticada leucemia linfocítica aguda, tendo sido a criança internada para tratamento. A criança apresentava fadiga importante, tosse branda e desânimo.
Considere que o enfermeiro deseje avaliar o plano de cuidados da criança após ter realizado a implementação e formule o seguinte critério de resultado: a criança deve relatar aumento na tolerância à atividade, participando de cuidados da vida diária ao nível de sua habilidade. Diante desse critério, avalia-se o alcance do objetivo quando a criança
conseguir determinar medidas de controle da infecção, como a lavagem das mãos e a realização de higiene oral.
disser não desejar continuar o tratamento no hospital e quiser voltar para casa.
realizar alguns exercícios passivos e relatar estar sentindo-se um pouco menos cansada.
demonstrar diminuição nos sinais fisiológicos de intolerância (como respiração, pulso e pressão arterial dentro da faixa normal) ao realizar atividades da vida diária.
verbalizar a compreensão do problema e disser estar sentindose mais animada.
Uma criança de quatro anos de idade deu entrada em um pronto-socorro apresentando crises convulsivas. A mãe relata que a criança se encontrava saudável quando, repentinamente, houve perda de consciência, tremores e liberação de esfíncteres. No hospital, apresentou várias crises desse tipo em 24 horas.
Tomando por base a situação hipotética apresentada, assinale a opção correta.
O quadro descrito é compatível com um tipo de convulsão classificada como parcial simples.
Raramente o tipo de crise apresentado pela criança evoluirá para o estado epiléptico, pois é incomum em crianças nessa faixa etária.
Ao ter início a convulsão, deve-se colocar um protetor na boca do paciente, para evitar que haja lesão na língua.
Independentemente da causa das crises, uma única administração de medicamento antiepiléptico por si só resolverá o problema, cessando-se definitivamente as convulsões.
Durante as crises, a criança deve ser colocada em um local seguro, com a cabeça lateralizada, a fim de se evitar a broncoaspiração.
Ao realizar atendimento domiciliar a um paciente com esclerose múltipla (EM), deve-se
estimular o paciente ao autocuidado e orientá-lo acerca da utilização de aparelhos e equipamentos que o auxiliarão na realização de atividades diárias.
evitar conversar com o paciente sobre novas limitações incapacitantes que por ventura tenham surgido em decorrência de recidivas da doença.
estabelecer objetivos de aprendizado não-mensuráveis, mais amplos e gerais, centrados na aquisição de conhecimentos cognitivos.
explicar a importância de acreditar no retorno das atividades normais e na melhora das limitações anteriores, especialmente nos casos da EM recidivante progressiva.
encorajar o paciente a realizar banhos quentes de imersão, a fim de diminuir as contraturas e a espasticidade muscular.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...