Questões de Enfermagem da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Enfermagem da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando a promoção da saúde e segurança do trabalho, julgue os itens subsequentes.

A implantação de um programa de atividade física para trabalhadores obesos e com dislipidemia é medida usualmente suficiente para perda de peso e para o controle dos níveis séricos do colesterol e do triglicerídeo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A propósito da sistematização da assistência de enfermagem e da execução do processo de enfermagem em ambientes públicos ou privados, assinale a opção correta.

  • A.

    Durante a realização do processo de enfermagem, cabe ao técnico de enfermagem assistir o enfermeiro em planejamento, programação, orientação e supervisão das atividades de assistência de enfermagem.

  • B.

    O processo de enfermagem é um instrumento metodológico que orienta o cuidado profissional de enfermagem, mas não a documentação da prática profissional.

  • C.

    A execução do processo de enfermagem, que é privativa do enfermeiro, inclui a realização de ações ou intervenções determinadas na etapa de planejamento de enfermagem.

  • D.

    Em conformidade com a legislação vigente, o técnico de enfermagem e o auxiliar de enfermagem devem participar da execução do processo de enfermagem naquilo que lhes couber, independentemente da supervisão do enfermeiro.

  • E.

    O diagnóstico de enfermagem, que pode ser estabelecido por todos os membros da equipe multidisciplinar, é um processo de interpretação e agrupamento dos dados que culminam com a tomada de decisão em um dado momento do processo saúde e doença.

Julgue os itens seguintes, acerca do controle da infecção hospitalar.

A infecção comunitária é aquela constatada ou encubada no ato da admissão, desde que não esteja relacionada com internação anterior no mesmo hospital.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a doenças de interesse para a saúde pública, especialmente as transmissíveis causadas por bactérias, julgue os seguintes itens. A hanseníase ou mal de Hansen é causada pelo Mycobacterium leprae e afeta os nervos, o sistema digestório e a pele.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um dos desafios da estratégia Saúde da Família tem sido a reorientação do modelo assistencial. A respeito desse tema, assinale a opção correta.

  • A.

    A prevenção do uso de drogas na gravidez independe de ações preventivas, pois estudos demonstram que esta população refugia-se em locais onde o programa Saúde da Família não consegue atuar.

  • B.

    O Programa de Agentes Comunitários de Saúde possui autonomia para desempenhar ações de promoção da saúde em todas as localidades em que está presente, não estabelecendo interfaces com a estratégia Saúde da Família.

  • C.

    As equipes de Saúde da Família atuam em uma região previamente delimitada sem limite do número de famílias a serem atendidas. Assim, essas equipes deverão cobrir o número total de famílias presentes na área delimitada.

  • D.

    Pacientes com diagnóstico de tuberculose que demandem atendimento da saúde bucal deverão receber tratamento conservador por meio de terapia medicamentosa nas urgências odontológicas. O profissional que o atende deverá respeitar as normas de biossegurança e o uso de EPIs.

  • E.

    Ações educativas que visem à promoção de uma alimentação saudável apresentam pouco ou nenhum impacto na saúde bucal do idoso e da criança.

Os consultórios na rua constituem uma modalidade de atendimento extramuros dirigida aos usuários de drogas que vivem em condições de maior vulnerabilidade social e distanciados da rede de serviços de saúde e intersetorial. A respeito dessa modalidade de assistência, assinale a opção correta.

  • A.

    Embora existam recomendações, não se conseguiu alinhamento das práticas do consultório na rua com as diretrizes da política para atenção integral a pessoas que usam álcool e outras drogas bem como com as demais políticas do Ministério da Saúde.

  • B.

    A etapa que antecede a operacionalização do consultório na rua é a abertura de campo, em que se buscam identificar as lideranças do grupo ou da comunidade, para que a equipe possa se instalar no território, sem com isso interferir de forma invasiva no seu espaço de vida.

  • C.

    Embora atue na ponta, com um público de especificidades complexas, que apresenta queixas e demandas múltiplas, o consultório na rua não deve ser visto como um instrumento de saúde para articulação, pois opera com equipe multiprofissional, capaz de executar suas atividades com autonomia.

  • D.

    A estrutura de funcionamento dessa modalidade de assistência é constituída por uma equipe volante mínima com formação multidisciplinar, integrada por profissionais da saúde mental, da atenção básica, de pelo menos um profissional da assistência social e, eventualmente, oficineiros que possam desenvolver atividades de arte-expressão.

  • E.

    Nem o tratamento para o usuário de álcool e outras drogas, ofertado pela rede de serviços públicos de saúde, nem o acesso a ações e serviços compatíveis são especificamente prioritários do consultório na rua, visto que compreendem uma ação prevista nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) para qualquer cidadão.

No que se refere à central de material esterilizado, julgue os itens seguintes.

No monitoramento do processo de esterilização, o controle biológico é determinado por meio de cultura de indicadores biológicos e do teste de esterilidade de artigos, o qual é opcional e efetuado com o propósito de controle da eficácia do processo de esterilização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de doenças infectoparasitárias e sua forma de transmissão, julgue os itens subsequentes. Na esquistossomose mansônica, a transmissão da doença depende da existência de hospedeiros intermediários.

  • C. Certo
  • E. Errado

Apesar de se manter ainda em níveis altos para o padrão mundial, a mortalidade materno-infantil no Brasil tem sido reduzida nos últimos anos. Entre os vários aspectos que contribuem para essa redução, destacam-se a educação e a qualidade da assistência em saúde. Acerca desse assunto e da saúde materno-infantil, assinale a opção correta.

  • A.

    A nutriz que deseja continuar a amamentação poderá fazer um estoque de leite em seu domicílio, podendo guardá-lo em temperatura ambiente conjuntamente com outros alimentos.

  • B.

    Uma abordagem humanizada pressupõe respeitar em absoluto as tradições que cada família recebe de seus antepassados. No Brasil, é comum avós complementarem a alimentação dos bebês com chás caseiros. Nessa situação, a melhor conduta do profissional de saúde é apoiar e estimular a família a ministrar chás adoçados ao recém-nascido.

  • C.

    Com objetivo de evitar a interrupção precoce na produção do leite, a doação de leite materno deve ser incentivada apenas para mães nos primeiros quinze dias pós-parto.

  • D.

    No início da amamentação, é comum a produção de leite materno em excesso, entretanto a ordenha deverá ser realizada exclusivamente por profissional capacitado, visando evitar o ingurgitamento mamário.

  • E.

    O Projeto Mãe Canguru contempla ações humanizadas no cuidado neonatal, de modo a incentivar o contato direto da pele do bebê com a pele da mãe, e ajuda na recuperação do bebê prematuro.

Com base em procedimentos técnicos de enfermagem relacionados à terapia nutricional, assinale a opção correta.

  • A.

    A hipercapnia não é considerada uma complicação metabólica decorrente de nutrição enteral.

  • B.

    Em caso de pneumonia aspirativa, a principal intervenção de enfermagem deve ser a interrupção da dieta.

  • C.

    Durante a infusão da terapia nutricional enteral, a cabeceira do leito do paciente deve ser elevada em 15º para evitar complicações gastrointestinais, como náuseas e vômitos.

  • D.

    Complicações infecciosas, como gastroenterocolite, não têm relação com contaminação da fórmula enteral e(ou) com sua manipulação, visto que seu uso é feito apenas em sistema aberto.

  • E.

    A obstrução da sonda enteral e a irritação nasofaríngea e nasolabial são complicações de natureza mecânica que podem ser causadas por irrigação inadequada da sonda enteral, diluição inadequada e(ou) viscosidade elevada da fórmula enteral.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...