Lista completa de Questões de Enfermagem da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que se refere à central de material esterilizado, julgue os itens seguintes.
Considerando as características do agente esterilizante e a natureza do produto a ser processado, há atualmente um método ideal de esterilização, com abrangência total.
Acerca de doenças infectoparasitárias e sua forma de transmissão, julgue os itens subsequentes. A dengue tem como agente etiológico o mosquito do gênero Aedes, e a espécie Aedes aegypti é a mais importante no processo de transmissão da doença.
A educação continuada dos profissionais de saúde envolvidos, pacientes e familiares de paciente diabéticos, bem como a implementação de ações preventivas do pé diabético são fundamentais para a redução dos riscos de amputação. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
A correção de deficiências visuais, particularmente a catarata e a melhoria do ambiente doméstico (pisos escorregadios, obstáculos de percurso, luminosidade insuficiente, ausência de corrimãos, suporte ou barras em locais de banho, retirada de tapetes soltos) devem ser incentivadas para minimizar a possibilidade de quedas e lesões em pacientes diabéticos.
A neuropatia influencia a involução das lesões no pé diabético, uma vez que a dor recorrente é causada pela isquemia crônica.
Atualmente, indica-se o uso de filme transparente para a realização de curativos oclusivos em feridas infectadas com moderada quantidade de exsudato.
O pé neuroisquêmico é menos suscetível a ulcerações traumáticas, infecção e gangrena.
Algumas medidas simples podem evitar a ocorrência do pé diabético, tais como o uso de calçados abertos, com solados rígidos, que ofereçam firmeza na pisada. O material deverá ser preferencialmente de plástico ou sintético e com uma ou duas numerações a mais do que o número usual do paciente.
Enfermagem - Administração de medicamentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Medicamentos administrados por via injetável têm a vantagem de fornecer uma resposta mais rápida ao tratamento comparativamente a medicamentos ministrados por outras vias. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
Um paciente adulto, com massa muscular dentro dos parâmetros de normalidade, pode tolerar bem a administração de até 8 mL de medicamento na região glútea, e de até 8 mL no músculo vasto lateral da coxa.
A região dorsal da mão é o local mais indicado para se realizar a punção de longa duração, visto que nela são encontradas as veias superficiais basílica, cefálica e cefálica acessória.
A região glútea ventral deve ser utilizada apenas para casos em que for necessária a aplicação profunda do medicamento, pois, nessa região, há vasos calibrosos e nervos grandes.
A técnica de aplicação de medicamentos por via intradérmica inclui, após a introdução da agulha no ângulo de até 15º, a aspiração, para posterior aplicação do medicamento de forma lenta e suave.
A administração de medicamentos por via subcutânea possibilita que ele seja absorvido lentamente a partir do tecido subcutâneo, prolongando, assim, seus efeitos.
Acerca de doenças infectoparasitárias e sua forma de transmissão, julgue os itens subsequentes. A transmissão da raiva ocorre pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura e mais raramente pela arranhadura e lambedura de mucosas.
De acordo com a Constituição Federal de 1988, é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. Nesse sentido, a Secretaria de Saúde do Espírito Santo aponta algumas diretrizes e condutas na implementação da Atenção Integral à Saúde do Adolescente. Acerca desse tema, assinale a opção correta.
O profissional de saúde que constatar que um adolescente sofre ou foi vítima de violência sexual poderá notificar o caso somente com autorização do responsável (pais ou responsável legal) pelo adolescente, pois, assim, atenderá aos princípios do segredo profissional e dos limites legais da idade do menor.
O diafragma é um método contraceptivo de dupla proteção e de maior preferência pelas adolescentes, pois apresenta proteção contra a doença inflamatória pélvica oriunda do HPV e é mais eficaz do que o dispositivo intrauterino.
A dispensação de medicações não poderá ser realizada para adolescentes que estejam desacompanhados de seus pais ou responsáveis legais.
O profissional de saúde que atende o adolescente deverá incentivá-lo a expor seus conflitos familiares e orientar suas condutas pelo bom senso.
Algumas situações vulnerabilizam os adolescentes ao desenvolvimento de problemas de saúde bucal, tais como a anorexia ou a bulimia, a situações de violência e ao abuso de drogas ilícitas.
Enfermagem - Enfermagem em Urgência e Emergência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
As taxas de sobrevivência, em uma parada cardiorrespiratória (PCR), dependem do atendimento, de sua eficácia e do tempo de início das manobras. Em relação a PCR e manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP), assinale a opção correta.
As interrupções nas compressões torácicas devem ser minimizadas para, no máximo, 30 segundos.
Os sinais de uma vítima de PCR incluem apneia, inconsciência e hipóxia.
A ordem correta do atendimento cardiovascular de emergência compreende o reconhecimento imediato da PCR e acionamento do serviço de emergência, RCP precoce com ênfase nas compressões torácicas, rápida desfibrilação, cuidados pós-PCR integrados e suporte avançado de vida eficaz.
Na sistematização do suporte básico de vida (SBV) ou BLS (basic life support), que consiste na sequência de atendimento ABCD, houve, recentemente, alteração da sequência ABC para CAB.
Durante as manobras de RCP, as compressões devem ser rápidas e fortes, a uma frequência de, pelo menos, 120 compressões por minuto, aplicando-se pressão suficiente para deprimir o esterno em, no mínimo, 6 cm.
Acerca de doenças infectoparasitárias e sua forma de transmissão, julgue os itens subsequentes. No Brasil, a forma de transmissão da leishmaniose visceral ocorre durante banhos de rios e açudes que tenham caramujos infectados.
Acerca do controle de infecção, julgue os itens que se seguem.
As mãos que mostram sujidade visível ou que estejam visivelmente contaminadas por sangue, fluidos ou excreções corporais devem ser friccionadas com solução alcoólica e dispensadas da lavagem com água e sabão.
A raiva manifesta-se por quadro de uma encefalite aguda, que leva as vítimas ao óbito em praticamente 100% dos casos, constituindo um problema de saúde pública. Acerca dessa doença, assinale a opção correta.
Na suspeita de um caso de raiva, a equipe deverá notificar o Ministério da Saúde, que providenciará o repasse de recursos para a coleta de líquor e raspagem das células da córnea em até setenta e duas horas.
O soro antirrábico e a vacina antirrábica deverão ser imediatamente administrados diante de um caso de suspeita clínica-epidemiológica de raiva humana, de modo a prevenir a ocorrência de encefalite e outras complicações neurológicas.
O Ministério da Saúde recomenda que todo caso suspeito deverá ser acompanhado no serviço de referência ambulatorial do estado ou município em que se localiza. O encaminhamento do paciente para atendimento de média e alta complexidade deverá ocorrer apenas se houver queixas de salivação progressiva, taquipneia e redução do nível de consciência.
Morcegos e cães têm sido os principais responsáveis pela transmissão da raiva no Brasil.
A raiva é uma doença que acomete animais invertebrados por meio do protozoário Toxoplasma gondii, encontrado particularmente na América Latina.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...