Lista completa de Questões de Enfermagem da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando acidentes com animais peçonhentos ou venenosos, uma das condutas preconizadas, de acordo com o tipo de acidente, é:
picada por cobra: realizar o garroteamento através do uso de torniquete sobre a região afetada pela picada para impedir a disseminação do veneno.
contato com lonomia: aplicar vacina antirrábica.
picada por aranha marrom: realizar a sucção sobre a região afetada para remoção do veneno.
picada por escorpião: realizar a sangria sobre a região afetada para remoção do veneno.
picada de cobra: se possível, lavar o local com água e sabão e encaminhar ao serviço de saúde.
Um dos pulsos mais indicado para ser palpado no reconhecimento da parada cardiopulmonar no adulto é o
poplíteo.
carotídeo.
pedioso.
temporal.
ulnar.
Instruções: Para responder às questões de números 49 a 51, tenha como base as Diretrizes da American Heart Association 2010.
Uma das condutas descritas para Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e Atendimento Cardiovascular de Emergência (ACE) é
a sequência de procedimentos A-B-C (via aérea, respiração, compressões torácicas).
a sequência de procedimentos C-A-B (compressões torácicas, via aérea, respiração).
a sequência de procedimentos B-A-C (respiração, via aérea, compressão).
a relação de compressão-ventilação recomendada de 15 compressões para 2 ventilações, quando houver 1 socorrista e de 30 compressões para 2 ventilações quando houver 2 socorristas.
o procedimento realizado antes de iniciar a sequência de reanimação cardiopulmonar: Ver, ouvir e sentir se há respiração.
Instruções: Para responder às questões de números 49 a 51, tenha como base as Diretrizes da American Heart Association 2010.
Há um adulto não responsivo e sem respiração. A manobra de ressuscitação cardiopulmonar deve ser iniciada se o profissional de saúde verificar e não sentir o pulso em
20 segundos.
60 segundos.
10 segundos.
30 segundos.
40 segundos.
Instruções: Para responder às questões de números 49 a 51, tenha como base as Diretrizes da American Heart Association 2010.
No verão brasileiro, normalmente existe aumento do número de casos de emergências relacionadas ao calor. Algumas das condutas de primeiros-socorros preconizadas, de acordo com o tipo de ocorrência, são:
intermação: oferecer líquidos à vítima, independente do seu nível de consciência, para prevenir estado de choque hipovolêmico e acionar o serviço médico de emergência.
cãibras: oferecer líquidos, realizar alongamentos e imobilizar com talas os membros inferiores.
exaustão: colocar a vítima deitada em local fresco, remover o maior número possível de peças de roupa e acionar o serviço médico de emergência.
golpe de calor: oferecer algum tipo de alimento, independente do seu nível de consciência, e se após 15 minutos os sintomas não desaparecerem, oferecer água com açúcar, chocolate, bala ou tabletes de glicose.
afogamento em água do mar: manter a via aérea permeável, iniciar a manobra de Stevens-Johnson e, se necessário, a ressuscitação cardiopulmonar.
Para prestar atendimento a uma vítima durante a crise convulsiva, deve-se
I. segurar firmemente pernas e braços da vítima para impedir os movimentos convulsivos a fim de reduzir danos em virtude dos espasmos musculares. II. proteger a cabeça do paciente com algo macio sob a mesma. III. afastar objetos e condições que representem riscos, orientando às pessoas que se mantenham afastadas. IV. afrouxar as roupas da vítima e remover adornos. As ações que devem ser tomadas frente a esta situação estão descritas corretamente emI, II, III e IV.
II, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
Em situações de atendimento de emergência às vítimas de intoxicações agudas, de acordo com o tipo de agente tóxico, um dos procedimentos recomendados é:
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) / Acidente Vascular Encefálico (AVE) é uma das maiores causas de morte e incapacidade em todo o mundo. Considerando que o Brasil apresenta a quarta taxa de mortalidade por AVC/AVE entre os países da América Latina e Caribe, é fundamental que o técnico de enfermagem conheça as ações indicadas pelo Ministério da Saúde para serem realizadas no serviço ambulatorial de atenção básica à saúde com o paciente com queixas sugestivas de AVC/ AVE.
Alguns dos procedimentos no atendimento de emergência, além de avaliar sinais vitais, são:checar tempo de sangria e tempo de coagulação e manter repouso para recuperação dos sintomas.
checar glicemia capilar, realizar ultrassom fast e acionar o serviço de emergência/urgência.
determinar a hora do início dos sintomas e sinais, checar tempo de sangria e tempo de coagulação e acionar o serviço de emergência/urgência.
checar glicemia capilar, determinar a hora do início dos sintomas e sinais e acionar o serviço de emergência/ urgência.
checar glicemia capilar, coletar sangue para hemograma e acionar o serviço de emergência/urgência.
Para preparar determinada medicação prescrita pelo médico, o técnico de enfermagem precisa converter litro em mililitros. Para isso é necessário que o volume, em litro, seja
dividido por 100.
dividido por 1.000.
multiplicado por 10.
multiplicado por 100.
multiplicado por 1.000.
O técnico de enfermagem, atuando em ambulatório da empresa, deve se atentar para os sinais e sintomas que caracterizam o Infarto Agudo do Miocárdio e que irão subsidiar a tomada de algumas condutas, tais como:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...