Questões de Enfermagem da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Quanto ao risco potencial de transmissão de infecção ao paciente, os artigos médico-hospitalares são classificados, segundo Spaulding, em

  • A.

    críticos, semicríticos e não-críticos.

  • B.

    críticos, semicríticos e livres.

  • C.

    perigosos, semiperigosos e não-perigosos.

  • D.

    de risco, com pouco risco e sem risco.

  • E.

    risco alto +, risco alto ++ e risco alto +++.

Com relação ao prazo de validade de artigos médicohospitalares, deve-se considerar

  • A.

    o tipo e a configuração dos artigos, o plantão que foi realizado o processo de esterilização, o número de procedimentos a ser realizado no dia e o tipo de embalagem.

  • B.

    as características da instituição, o método de esterilização, a quantidade de artigos disponíveis no estoque, o local onde foi realizada a esterilização e o método de selagem.

  • C.

    o método de esterilização, o tipo e a configuração dos artigos, o tipo de embalagem, o método de selagem, o local de guarda e a frequência de manipulação do pacote antes do uso.

  • D.

    o tipo e a configuração dos artigos, o plantão que foi realizado o processo de esterilização, o tipo de embalagem, o método de selagem e a frequência de manipulação do pacote antes do uso.

  • E.

    a autoclave utilizada para o processo, o tipo de embalagem e o tipo de configuração dos artigos, e o profissional responsável pela esterilização do artigo.

Na administração de medicamentos por via intravenosa, um dos procedimentos a ser obedecido

  • A.

    em acesso venoso já instalado, é esterilizar a borracha do equipo de soro, puncionar e injetar a medicação.

  • B.

    durante o preparo, é proceder a limpeza e desinfecção da ampola ou frasco com algodão embebido em álcool a 100% (álcool absoluto).

  • C.

    após a punção venosa, é observar sinais de infiltração e hematoma enquanto injeta o medicamento.

  • D.

    em acesso venoso já instalado, é desinfetar toda a extensão do equipo de soro com álcool a 100% (álcool absoluto).

  • E.

    durante o preparo, é proceder a limpeza e desinfecção da ampola ou frasco com algodão embebido em solução de álcool fenólico.

Um enfermeiro presta assistência a um paciente com doença infecto-contagiosa, em isolamento, sendo que para tal há a necessidade deste profissional utilizar touca, óculos de proteção, máscara, avental de manga longa e luvas de procedimento. O enfermeiro, ao terminar a assistência a este paciente e preparar-se para deixar o isolamento, obedece as etapas para a remoção adequada de cada barreira de proteção utilizada, a fim de impedir a disseminação dessa infecção. Nesta situação, o enfermeiro paramentado, após retirar as luvas de procedimento, deve remover

  • A. o óculos de proteção, amparando-o pelas lentes, sem tocar na parte interna do óculos.
  • B. o avental, afastando-o do corpo com a ponta dos dedos, sem que estes toquem o interior deste avental.
  • C. a máscara, segurando-a na face externa, com os dedos polegar e indicador, evitando o toque destes na face interna da máscara.
  • D. o óculos de proteção, segurando-o pela parte interna, evitando que as mãos toquem a parte externa do óculos.
  • E. a touca, puxando-a num movimento único pela parte superior externa da mesma.

Um cliente está recebendo uma infusão de 300 mL de soro fisiológico por veia periférica. Considerando que a venóclise iniciou às 15 horas e o gotejamento é de 33 gotas/minuto, a previsão do término da infusão será, aproximadamente, às

  • A.

    15 horas.

  • B.

    16 horas e 33 minutos.

  • C.

    18 horas.

  • D.

    19 horas e 30 minutos.

  • E.

    20 horas.

A mãe de uma criança que está de alta hospitalar recebe diversas orientações, como a do procedimento de administração, em casa, da medicação via oral prescrita para seu filho. O enfermeiro, a fim de explicar detalhadamente o procedimento, fala, escreve, desenha, gesticula e utiliza um manequim infantil e objetos apropriados para simular tal procedimento. Após as orientações, pergunta à mãe se esta compreendeu, solicitando à mesma que explique e demonstre o que foi orientado. Segundo SILVA (2002), neste processo comunicativo ocorre, dentre outros, a utilização de códigos

  • A. primários, como a comunicação por meio de gestos.
  • B. licitatórios da informação, como a simulação do procedimento realizada pelo profissional.
  • C. artefatuais, como o uso de objetos para simulação do procedimento.
  • D. do plágio, como a demonstração do procedimento pela mãe da criança.
  • E. cursivos como a comunicação por meio da escrita e do desenho.

O medicamento injetável usado nos casos de convulsões em pré-eclampsia e eclampsia é o

  • A.

    carbolítium.

  • B.

    cloreto de sódio.

  • C.

    dopamina.

  • D.

    sulfato de magnésio.

  • E.

    flumazenil.

Um enfermeiro orienta um grupo de mulheres sobre métodos contraceptivos, anticoncepção de emergência (AE) e prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs)/HIV. Durante as orientações, surgem muitas dúvidas sobre a AE, para as quais o enfermeiro esclarece que

  • A. o mecanismo de ação principal da AE é invariável, dependendo, minimamente, do momento do ciclo menstrual em que a mesma é administrada.
  • B. a AE é considerada um método adicional de proteção para as DST/HIV.
  • C. o conceito de fecundação é sinônimo de gravidez, pois a fecundação ocorre imediatamente após a relação sexual.
  • D. a AE tem como meta principal atuar após a fecundação, impedindo a implantação do embrião.
  • E. a segurança da AE, para a mulher, é explicada, dentre outros, pela dose hormonal administrada.

Um adolescente que mora em um pequeno município, acompanha a avó a uma Unidade Básica de Saúde. Esta relata ao enfermeiro que este jovem diz, frequentemente, não ter perspectivas quanto ao próprio futuro e que já teve, algumas vezes, ideias suicidas. Ela diz, ainda, que os pais disseram que esta é só uma fase e que o adolescente, apenas, quer chamar a atenção. Há informações de que este jovem não é usuário de drogas ilícitas e nem apresenta transtornos mentais. Nesta situação, as Diretrizes do Ministério da Saúde − MS (2010) recomendam, dentre outros, que haja

  • A. acompanhamento, à distância, do comportamento deste jovem, sendo desnecessário o acolhimento e o tratamento psicológico.
  • B. acolhimento ao jovem, esclarecendo de que são conflitos existenciais próprios da adolescência, sendo desnecessário o encaminhamento para avaliação e ou tratamento.
  • C. identificação de fatores de vulnerabilidade relacionados à característica mais forte no suicídio, como residir em município pequeno.
  • D. apoio para as pessoas da família, explicando a importância dos mesmos não demonstrarem sentimento de afeto com o adolescente, para não reforçar o comportamento suicida.
  • E. descarte da possibilidade do jovem apresentar fatores de vulnerabilidade relacionados à característica mais forte no suicídio pelo mesmo não residir, principalmente, em grandes centros urbanos.

A alimentação de uma criança que está com sete meses de vida, saudável e com desenvolvimento normal, vem ocorrendo da seguinte forma: aleitamento materno mantido, introdução de um alimento diferente, de alto valor nutricional, a cada semana, desde os seis meses de idade, a fim de prevenir carências alimentares e obesidade. Esta alimentação complementar é oferecida por meio de colher, com consistência espessa desde o início, seis vezes ao dia. Algumas das condutas presentes na situação acima estão em desacordo com as recomendações para uma alimentação saudável do MS (2009). Uma destas condutas, nesta situação, é:

  • A. número de vezes que os alimentos complementares são dados ao dia.
  • B. alimentação complementar ser introduzida com consistência espessa.
  • C. introdução da alimentação complementar aos seis meses de vida.
  • D. colher ser um meio pelo qual a alimentação é oferecida para a criança.
  • E. manutenção do aleitamento materno.
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