Lista completa de Questões de Enfermagem da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O trabalhador adolescente de 17 anos pediu orientações de saúde, e confidenciou ao enfermeiro acerca do diagnóstico recentemente informado como sendo portador do HIV, provavelmente decorrente de drogadição. Nesta situação, segundo o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, quanto às responsabilidades e deveres no sigilo profissional, o enfermeiro deve saber que
é necessário manter segredo sobre fato sigiloso de que tenha conhecimento em razão de sua atividade profissional, exceto em casos previstos em lei, ordem judicial, ou com o consentimento escrito da pessoa envolvida ou de seu representante legal.
permanece o dever de manter o segredo, mesmo quando o fato seja de conhecimento público, e só poderá ser revelado em caso de falecimento da pessoa envolvida no fato.
em atividade multiprofissional, o fato sigiloso não poderá ser revelado, mesmo quando necessário à prestação da assistência.
o profissional de Enfermagem quando intimado como testemunha, ao comparecer perante a autoridade judicial, continuará impedido de revelar o segredo.
o segredo profissional referente ao adolescente pode ser revelado quando solicitado pelos pais ou familiares, ainda que o adolescente tenha capacidade de discernimento.
De acordo com o protocolo do Ministério da Saúde/2009, a hepatite viral crônica B pode ser dividida em fases, sendo elas:
Durante a consulta do pré-natal, uma gestante solicita informações sobre as vacinas a serem aplicadas no neonato. Com base no calendário de vacinação do Ministério da Saúde, a criança ao nascer deve receber
BCG-ID (intradérmica) e contra hepatite B.
BCG-VO (via oral) e tetravalente.
BCG-ID, contra hepatite B e Hib (Haemophilus influenzae tipo b).
VORH (Vacina Oral de Rotavírus Humano).
BCG-VO fracionada e VORH (Vacina Oral de Rotavírus Humano).
Durante a realização dos procedimentos, o técnico de enfermagem deve incorporar práticas seguras na prevenção de acidentes com perfurocortantes, como por exemplo:
I. lavar as mãos antes de calçar as luvas e depois de retirá-las. II. utilizar os equipamentos de proteção individual durante a manipulação de material contaminado. III. planejar o descarte seguro de agulhas antes de começar qualquer procedimento. IV. preencher o recipiente de descarte de material perfurocortante até a borda superior do mesmo. Está correto o que consta emIII e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
Antes de pesar um paciente adulto, o técnico de enfermagem no ambulatório deve certificar-se de que a balança mecânica esteja
zerada e tarada.
destravada e com o cursor no peso aproximado do paciente.
travada e com a bandeja acoplada.
desinfetada e zerada.
tarada e ligada na tomada.
O sistema endócrino é composto por glândulas secretoras de hormônios. Um dos hormônios e a respectiva glândula secretora é
o glucagon secretado pelas ilhotas de Langerhans do pâncreas.
o de crescimento secretada pela glândula tireoide.
a tiroxina secretada pela glândula hipófise anterior.
o cortisol secretado pelas glândulas paratireoides.
o antidiurético secretado pelas glândulas suprarrenais.
Dentre as doenças relacionadas com a precária higiene pessoal estão
dermatoses, foliculites e impetigo.
aids, diabetes e escabiose.
escabiose, hepatite B e rubéola.
pitiríase versicolor, dermatose e rubéola.
malária, sarampo e micoses.
A temperatura corporal é controlada pelo equilíbrio entre o calor produzido pelo organismo e o calor dissipado para o ambiente. O responsável pela termorregulação fisiológica no sistema nervoso é:
bulbo.
hipófise.
hipotálamo.
cerebelo.
tronco cerebral.
Está ocorrendo, em um município, uma epidemia de gripe A (H1N1). De acordo com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde/Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS), para diminuir a circulação do vírus em questão, a população deve adotar hábitos simples, dentre eles,
higienizar as mãos após tossir ou espirrar, evitar visitas a hospitais e optar por frequentar, dentro do possível, ambientes com aglomeração.
manter os ambientes fechados e sem corrente de ar, usar lenço de pano individualizado e utilizar copos e talheres descartáveis.
higienizar as mãos com frequência, evitar tocar mucosas dos olhos, nariz e boca e usar lenço descartável para higiene nasal.
não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal e não ventilar os ambientes.
reduzir contatos sociais desnecessários, compartilhar alimentos, copos e lenços e evitar, dentro do possível, ambientes com ar condicionado.
O familiar responsável por um paciente com quadro de confusão mental deve ser orientado para
repreender o paciente nas situações de delírios e alucinações, criticando suas atitudes e isolando-o do convívio familiar e social.
promover a reorientação temporoespacial, retirando do ambiente sinalizações, relógios e calendários.
explicar as atividades e procedimentos desenvolvidos junto ao paciente, repetindo quantas vezes forem necessárias, se apresentar déficit de memória.
estabelecer um padrão de questionamento com as perguntas sendo repetidas, rotineiramente, no mínimo, duas vezes, com emprego de vocabulário diferente em cada ocasião.
utilizar técnicas de comunicação com perguntas indiretas e frases longas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...