Lista completa de Questões de Enfermagem da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Durante o atendimento inicial em uma emergência obstétrica à trabalhadora na 32ª semana de gestação, em trabalho de parto prematuro, deve-se mantê-la, quando possível, em
tratamento medicamentoso por meio da corticoterapia, que devido à atividade antitrofoblástica diminui a probabilidade de ocorrer doença trofoblástica.
posição de Trendelemburg, objetivando melhorar a irrigação cerebral da mãe e do feto.
decúbito lateral esquerdo, a fim de evitar a compressão da veia cava inferior pelo útero.
tratamento medicamentoso com Misoprostol por via vaginal, objetivando evitar o descolamento prematuro da placenta.
posição de Depage com oxigenoterapia, a fim de facilitar a circulação placentária.
Em relação às políticas públicas de atenção à saúde do trabalhador, em 2002, foi criada a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador que
propõe ações de saúde do trabalhador inseridas no trabalho das equipes de Saúde da Família e da Unidade Básica de Saúde, privilegiando a capacitação da equipe multiprofissional do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da empresa para efetuar as visitas domiciliares.
tem como premissa básica a participação e controle social dos trabalhadores na identificação dos fatores de risco nos processos de trabalho e as repercussões sobre o processo saúde-doença, na manutenção das condições geradoras de acidentes e doenças.
consiste em uma rede nacional de informações, estruturada de forma diferente do SUS, pois é organizada de maneira centralizada, para implementar ações de assistência e de promoção da saúde do trabalhador, sendo que as ações de vigilância são atribuições do Observatório Nacional de Saúde Ocupacional.
se organiza em Centros de Referência em Saúde do Trabalhador em nível federal, estadual, regional, municipal e distrital, e conforme o tamanho do distrito constitui-se os polos de triagem seccionais.
integra e articula as redes assistenciais e linhas de cuidado de atenções básica, secundária e terciária, pré-hospitalar e hospitalar, nos três níveis de gestão nacional, estadual e municipal.
Segundo o Decreto nº 3.048/1999, o Regime Geral de Previdência Social compreende prestações, expressas em benefícios e serviços, quanto ao:
I. Segurado: aposentadoria por invalidez, por idade, por tempo de contribuição, especial; auxílio-doença; salário-família; salário-maternidade; auxílio-acidente. II. Dependente: pensão por morte e auxílio-reclusão. III. Segurado e dependente: reabilitação profissional. Está correto o que consta emI, II e III.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, apenas.
o grupo da construção civil é o que mais contribuiu para a morte de trabalhadores, cujo número de óbitos poderia ter sido maior, se influenciado pela inserção de trabalhadores de outros grupos.
os trabalhadores da ocupação 87 correm menos risco de acidentes, têm mais segurança nas condições de trabalho e são menos suscetíveis aos acidentes e doenças ocupacionais.
os trabalhadores de ocupações assemelhadas aumentam a estatística fatal por falta de segurança e pela ilegalidade profissional, como categoria não registrada no Conselho Regional do Trabalho.
as Comunicações de Acidente de Trabalho (CAT) não foram emitidas em todas as ocorrências de acidente de trabalho no grupo 72.
os empregadores da construção civil emitem maior número de Laudos Técnicos das Condições Ambientais de Trabalho do que os de outras áreas, refletindo na maior quantidade de dados informados.
A exposição ao ruído ocasiona lesões auditivas, por vezes irreversíveis, e para evitar a perda da audição é necessário elaborar um Programa de Conservação Auditiva, que segundo Carvalho, incluem:
I. Avaliação e monitoramento da exposição ao ruído. II. Medidas administrativas e de controle ambiental. III. Avaliação e monitoramento audiológico. IV. Seleção e uso de protetores auditivos. V. Medidas educativas e avaliação do Programa de Conservação Auditiva. Está correto o que consta emIII e IV, apenas.
I, II e V, apenas.
II, IV e V, apenas.
I, II, III, apenas.
I, II, III, IV e V.
Durante a palestra sobre prevenção de acidentes do trabalho, o enfermeiro aborda sobre a classificação dos diferentes fatores de riscos aos quais os trabalhadores podem ser expostos e explica que os limites de tolerância ou limites de exposição ocupacional são considerados como sendo aqueles que
têm precisão invariável, com valores fixos, embora considerados dados pouco disponíveis, baseados em informação de pouca relevância por serem provenientes da experiência industrial e de estudos experimentais com animais.
possibilitam a comparação dos resultados das avaliações de campo com valores padrões, servindo como guias de prevenção.
não contribuem no controle dos ambientes de trabalho, pois não ajudam a reduzir riscos advindos da presença de agentes ambientais.
correspondem às concentrações de agentes químicos ou intensidade de agentes físicos no ambiente de trabalho, sob os quais os trabalhadores ficam expostos durante a vida laboral sofrendo graves efeitos adversos à sua saúde, inclusive após o afastamento da exposição.
visam garantir a proteção à saúde do trabalhador, pois em razão das variabilidades individuais, a maioria dos trabalhadores apresentam desconforto ou dano, quando expostos a concentrações iguais ou inferiores aos determinados nesses limites.
Vários fatores locais podem interferir no processo de cicatrização das feridas, entre eles,
o tipo de cobertura, a extensão da lesão e o suprimento sanguíneo.
a cobertura inadequada, o sexo e a localização da lesão.
o sexo, a extensão da lesão e a cor da pele.
o sexo, o suprimento sanguíneo e o uso de anti-hipertensivo.
a extensão da lesão, o sexo e a localização da lesão.
Conforme a NR 7 e visando a adequada operacionalização do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional PCMSO, considera-se que
dentre os exames médicos a todos os trabalhadores é obrigatória a realização dos exames: admissional, periódico, audiométrico, de retorno ao trabalho, de mudança de função e demissional.
as ações preventivas são direcionadas especificamente às doenças ocupacionais, uma vez que doenças não ocupacionais, como hipertensão arterial, ações de prevenção do câncer ginecológico e tratamento do alcoolismo, demandam procedimentos de alta complexidade e ocasionam maior ônus ao empregador.
sendo constatada a ocorrência ou agravamento de doenças profissionais, ou sendo verificadas alterações que revelem qualquer tipo de disfunção de órgão ou sistema biológico, mesmo sem sintomatologia, deverá, dentre outros, ser solicitada à empresa a emissão da Comunicação de Acidente do Trabalho CAT.
os dados obtidos nos exames médicos, as conclusões e as medidas aplicadas deverão ser registrados em prontuário, mantidos por período mínimo de 10 (dez) anos após o desligamento do trabalhador.
todos os procedimentos relacionados ao PCMSO, as avaliações clinicas e os exames complementares serão custeados majoritariamente pelo empregador, cabendo ao empregado custear o valor restante até 0,1% do valor do seu salário base.
Ao efetuar a sondagem vesical de alívio em paciente adulto, sem alterações anatômicas, um dos procedimentos de enfermagem é
realizar a antissepsia da paciente do sexo feminino no sentido meato urinário para o ânus.
realizar o procedimento com o paciente do sexo masculino em decúbito lateral de sua preferência.
realizar a higiene íntima com solução de hipoclorito de sódio a 5%.
selecionar sonda de cateterismo vesical de número 2 a 4.
posicionar o pênis do paciente em ângulo de 30 graus em relação ao corpo para efetuar a inserção da sonda.
Ao estruturar o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho − SESMT, a empresa também deve saber que, segundo a NR 4, este serviço
assume atividades de caráter essencialmente prevencionista, sendo vedado aos profissionais o atendimento de emergência, e quando necessário deverá ser acionado os serviços de emergência do município.
deve ser registrado no órgão regional da Delegacia Regional do Trabalho (DRT) e no Ministério da Saúde.
é responsável por analisar e registrar todos os acidentes ocorridos na empresa, quando houver vítima, uma vez que em casos sem vítima é desnecessário proceder à análise e registro.
é integrado por equipe multidisciplinar, minimamente constituída por enfermeiro, médico, auxiliar ou técnico de enfermagem, técnico de segurança do trabalho e membros representantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes − CIPA.
deve manter entrosamento permanente com a CIPA, dela valendo-se como agente multiplicador, estudando suas observações e solicitações, propondo soluções corretivas e preventivas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...