Lista completa de Questões de Enfermagem da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ao analisar a pauta durante a reunião, a enfermeira propõe a discussão sobre os aspectos toxicológicos ambientais e ocupacionais, em relação ao risco de câncer ocupacional, pois segundo o Instituto Nacional do Câncer, considera-se que
as ações relacionadas à interlocução de saúde-trabalho e câncer são amplamente facilitadas, pois possuem lócus de ação única no Ministério da Saúde, o que facilita o diálogo e a viabilização de ações efetivas.
a responsabilização nas ações para suprir todas as lacunas da esfera governamental cabe às empresas, devido a fragmentação das políticas públicas de saúde do trabalhador e a inexistência de legislações sobre prevenção de riscos ambiental e ocupacional.
a prevenção na área de Saúde do Trabalhador pressupõe atuar, dentre outras, nos determinantes do processo de adoecimento relacionado ao trabalho, nos ambientes e processos de trabalho danosos à saúde.
a situação do trabalhador com câncer envolve práticas de assistência e terapêutica de baixo custo, e as medidas preventivas não são influenciadas por comportamento pessoal, ocupacional e ambiental na exposição aos agentes cancerígenos.
o grande número de agentes físicos e químicos, excluindo-se os biológicos, presentes nas esferas ambiental e ocupacional, aumentam o risco de câncer, justificando a necessidade de divulgação sobre o potencial cancerígeno desses agentes.
No ambiente que executa procedimentos invasivos, dentre os equipamentos/materiais necessários para a higienização das mãos, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, estão incluídos
pia ou lavatório, álcool a 70%, lixeira para descarte das luvas de procedimento e hamper para descarte das compressas.
pia ou lavatório, dispensador de sabão e de antisséptico, porta-papel toalha e lixeira para descarte do papel toalha.
dispensador de álcool iodado, suporte de toalha e sabonete em barra.
pia ou lavatório com água aquecida, sabonete em barra, suporte para o sabonete e lixeira para descarte do papel toalha.
pia com cuba funda e torneira com sensor de abertura, secadora de mãos e dispensador de sabão e antisséptico.
Dentre outras, a descontaminação de tecidos vivos ocorre por meio de
antissepsia e desinfeccção.
desinfecção e esterilização.
degermação e desinfecção.
degermação e antissepsia.
ensaboamento e fricção.
Ocorreu um caso de obstrução total de vias aéreas por alimento em indivíduo adulto consciente. Nessa situação, a manobra indicada para desobstrução das vias aéreas é denominada
Heimlich.
Vagal.
Ortolani.
Giordano.
Valsalva.
O Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) tem o papel de acolher as demandas de uma determinada localidade por meio de uma intervenção multidisciplinar e interdisciplinar e
promover a reinserção social do indivíduo por meio do acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
prestar atendimento cirúrgico em regime emergencial e encaminhar pessoas para internações em hospitais psiquiátricos.
promover o afastamento social intermitente das pessoas com transtornos mentais por meio de ações intersetoriais.
acolher e atender as pessoas com transtornos mentais leves e instáveis, procurando preservar os laços sociais do usuário por meio de afastamento recorrente.
organizar a rede de atenção nos municípios disponibilizando-a às pessoas com distúrbios por queilognatosquise.
Um colaborador solicita orientação ao técnico de enfermagem quanto às medicações escritas na receita médica: atenolol 50 mg, hidroclorotiazida 25 mg, AAS 100 mg, sinvastatina 10 mg. O técnico explicou que nessas dosagens, os medicamentos têm, respectivamente, ação
vasodilatadora, hipoglicemiante, analgésica e hipolipemiante.
anti-hipertensiva, antiarrítmica, antiagregante plaquetária e analgésica.
vasodilatadora, antiarrítmica, hipolipemiante e analgésica.
anti-hipertensiva, diurética, antiagregante plaquetária e hipolipemiante.
anti-hipertensiva, antiarrítmica, diurética, e analgésica.
Dentre as possíveis orientações de enfermagem ao cliente com ileostomia, destacam-se:
lubrificação do estoma com solução glicerinada, troca da bolsa quando a quantidade de efluente atingir 2/3 da capacidade e ingestão de dieta pobre em alimentos que aumentem a flatulência.
mobilização do estoma com solução vaselinada, esvaziamento do conteúdo da bolsa quando atingir 2/3 da capacidade e uso de espessante para diminuir a fluidez das fezes.
curativo oclusivo no local do estoma, informação sobre os grupos de atenção aos ostomizados e incentivo ao uso de tampão para fechamento da ileostomia.
curativo oclusivo no local do estoma, mobilização do estoma com solução vaselinada e uso de espessante para diminuir a fluidez das fezes.
esvaziamento do conteúdo da bolsa quando atingir 1/3 da capacidade e medir o orifício de abertura da bolsa, que deve ter diâmetro igual ou, no máximo, 3 mm maior que o estoma.
A sequência de procedimentos do Suporte Básico de Vida, em adultos, segundo as Diretrizes da American Heart Association 2010 para Ressuscitação Cardiopulmonar e Atendimento Cardiovascular de Emergência, é
abrir via aérea, aplicar ventilações e compressões torácicas.
aplicar ventilações, abrir via aérea e aplicar compressões torácicas.
abrir via aérea, aplicar compressões torácicas e ventilações.
aplicar compressões torácicas, abrir via aérea e aplicar ventilações.
aplicar ventilações e compressões torácicas e abrir via aérea.
Na cadeia de sobrevivência do Atendimento Cardiovascular de Emergência (ACE) de adultos, da American Heart Association 2010, constam
I. Reconhecimento imediato da Parada Cardiorrespiratória (PCR) e acionamento do serviço de emergência/urgência.
II. Ressuscitação Cardiopulmonar precoce com ênfase na respiração.
III. Rápida desfibrilação.
IV. Suporte de vida eficaz.
V. Cuidados, Pós Parada Cardiorrespiratória, integrados.
Está correto o que se afirma em
I, II, IV e V, apenas.
I, III, IV e V, apenas.
II, III e V, apenas.
I, IV e V, apenas.
I, II, III, IV e V.
De acordo com as Diretrizes da American Heart Association (2010), as compressões torácicas geram fornecimento de fluxo sanguíneo, oxigênio e energia para o coração e o cérebro. As compressões criam fluxo sanguíneo, principalmente, por aumentarem a pressão
liquórica e comprimirem o diafragma.
intracraniana e comprimirem a caixa torácica.
intratorácica e comprimirem o nervo vago.
esplênica e comprimirem diretamente coração.
intratorácica e comprimirem diretamente o coração.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...