Lista completa de Questões de Enfermagem da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com o conceito de participação juvenil, o Ministério da Saúde (2010) orienta que favorecer essa participação é uma estratégia eficaz de promoção da saúde para adolescentes e jovens. Dentre os benefícios dessa estratégia, destaca-se que
adolescentes e jovens são incentivados a se tornarem eventuais usuários de programas que induzam à consolidação de mecanismos de tutela e de subordinação social.
a transformação social realizada pelos adolescentes e jovens é conquistada pelo simples desvio destes do mau caminho por meio da prática de boas ações.
o alcance da resolutividade social é alcançado por meio da participação supervisionada, dependente e passiva dos adolescentes e jovens em todo o processo das ações de saúde.
o enfoque da participação juvenil, no nível individual, está voltado totalmente para a obtenção de uma adolescência e juventude socialmente mais responsável e mais cooperativa.
a participação juvenil contribui para a autoestima e assertividade dos adolescentes e jovens, e para a formulação de um projeto de vida para eles.
Segundo Vygotski (1996), é na fase da adolescência que se produz no adolescente um importante avanço no desenvolvimento intelectual, formando-se os verdadeiros conceitos. O pensamento por conceito
dificulta a compreensão do jovem em relação a si mesmo, às pessoas ao seu redor e à realidade.
desfavorece o desenvolvimento do pensamento abstrato, consolidando o pensamento concreto.
propicia a conversão do conteúdo do pensamento em convicção externa, impedindo a consolidação e o desenvolvimento de suas normas de conduta.
abre para o jovem o mundo da consciência social e o conhecimento da ciência, da arte e as diversas esferas da vida cultural podem ser corretamente assimilados.
promove a aquisição de um caráter de atividade individual, enquanto é fortalecido o pensamento concreto em detrimento do abstrato.
Sobre as orientações de enfermagem ao cliente em fase de recuperação de queimadura, indica-se
aplicação de bloqueador solar e uso de boné com abas largas, quando lesão em face.
uso de roupas sintéticas e coloridas para melhorar a autoestima, quando lesão em tórax.
exposição às temperaturas extremas para avaliar potencial de sensibilidade das lesões bolhosas.
aumento da ingesta hídrica para minimizar risco de infecção e desidratação.
ingestão de dieta hipoproteica e hipercalórica para auxiliar na regeneração tecidual.
O conjunto de medidas que objetiva a promoção, proteção, recuperação e manutenção da saúde, de acordo com a Resolução COFEN nº 272/2002, que dispõe sobre a sistematização da assistência de enfermagem, está indicada
na Prescrição de enfermagem.
na Evolução da assistência de enfermagem.
no Histórico de enfermagem.
no Diagnóstico de enfermagem.
na Entrevista de enfermagem.
Paciente diabético do tipo I, com infecção urinária, procura o ambulatório médico com quadro inicial de cetoacidose, identificado pelas seguintes manifestações:
hipoglicemia, anúria, dores na panturrilha, hematopoiese e cefaleia.
disúria, cefaleia, isquemia, vômitos e hemorragia gástrica.
vômitos, edema em membros inferiores, dor em flanco esquerdo e fadiga.
poliúria, xeroftalmia, hipopotassemia, cianose de extremidades e náuseas.
hiperglicemia, polidipsia, poliúria, visão turva, fadiga e náuseas.
De acordo com as normas e princípios da biossegurança, um dos atos que infringe esses preceitos refere-se a
desprezar resíduo de medicamento líquido na pia do posto de serviço antes de descartar o recipiente em lixo apropriado.
usar máscara cirúrgica nos cuidados aos portadores de sarampo.
manter isolamento do portador de caxumba por até 9 dias após o início da tumefação.
utilizar luvas estéreis na passagem de sonda vesical.
efetuar a segregação de resíduos dos serviços de saúde na fonte geradora.
A hipodermóclise é intervenção utilizada em pacientes no ambiente hospitalar. No atendimento domiciliar e dentre as indicações destaca-se
embotamento cognitivo.
distúrbio de coagulação.
síndrome da veia cava superior.
anasarca.
congestão pulmonar.
Para a construção de um projeto assistencial, o desenvolvimento do trabalho em equipe é fundamental. Uma das características pertinente à execução desse trabalho está pautada
na inflexibilidade da divisão de trabalho.
preservação das diferenças técnicas entre os diferentes trabalhos.
no questionamento das igualdades e na ingerência dos colaboradores.
na centralização da tomada de decisão pelo enfermeiro.
na autonomia profissional exercida na ausência de chefia imediata, infringindo a hierarquia.
Na consulta de enfermagem ao trabalhador portador de paraplegia necessitando de orientação sobre cateterismo vesical intermitente, o enfermeiro deve enfatizar que
após utilização da sonda, é recomendável manter o lúmem com solução antisséptica a base de PVPI a 2% para evitar a proliferação bacteriana até a próxima utilização.
o procedimento realizado em domicílio, considerado como técnica limpa, dispensa o uso de luvas estéreis sem aumentar o risco de infecção urinária.
após a introdução da sonda, é conveniente massagear a região infrapúbica com intuito de facilitar a drenagem da urina e minimizar a sensação de plenitude vesical.
antes da introdução da sonda, realiza-se a assepsia da pele com clorexidine alcoólico e introdução de 2 mL de xylocaina gel no meato urinário.
a cateterização deve ser realizada uma vez ao dia, pela manhã, e após o procedimento, descartar a sonda em recipiente apropriado para materiais infectantes.
A fim de direcionar as intervenções e avaliar o prognóstico das lesões em pessoas com Diabetes Mellitus, foi estabelecida uma classificação de risco pelo Grupo de Trabalho Internacional sobre Pé Diabético. Nesse sistema de classificação, destaca-se a avaliação vascular periférica, que pode ser realizada, dentre outros, por meio da
investigação da presença de dor e do pulso martelo dágua ao caminhar, principalmente no período da manhã.
investigação da presença de sinais de cetoacidose, como pele hipertrofiada, quente e reluzente.
avaliação dos pulsos periféricos pediosos e tibiais posteriores e presença de rubor de declive.
avaliação dos pulsos periféricos pediosos e da presença de som timpânico ao exame de percussão.
investigação da presença de sinais de cetonúria, como o adelgaçamento das unhas e ausência de pelos no dorso das extremidades.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...