Lista completa de Questões de Enfermagem da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para prevenir acidentes de trabalho da equipe de enfermagem com material perfurocortante, conforme estabelece a Portaria GM/MTE nº 1.748, no planejamento de ações como membro da CIPA, o enfermeiro deve
adotar o uso de material perfurocortante com dispositivo de segurança, quando existente, disponível e tecnicamente possível.
instituir a localização das caixas de descarte de material perfurocortante no expurgo da unidade de saúde, evitando-se o contato direto da equipe de enfermagem.
recomendar a substituição dos materiais perfurocortantes em até dois meses, a partir da data de divulgação da Portaria.
responsabilizar a empresa que produz o material perfurocortante pela capacitação dos trabalhadores que utilizam esses materiais.
solicitar a substituição do uso de agulhas e materiais perfurocortantes por materiais com dispositivos de segurança, a partir dos 12 meses de divulgação da Portaria.
O enfermeiro membro da CIPA, durante orientações sobre a prevenção de acidentes com choque elétrico, esclarece sobre os eventos possíveis na ocorrência deste tipo de acidente. Com base no ACLS/2007 (Suporte Avançado de Vida em Cardiologia), o enfermeiro orienta que
existe a possibilidade de ocorrência de parada respiratória na vítima, secundária à contração tetânica do diafragma e músculos da parede torácica.
ocorre aumento da resistência dos tecidos do corpo da vítima ao fluxo da corrente quando a pele desta encontra-se molhada.
aumenta a periculosidade para a vítima quando o choque elétrico é causado pela corrente contínua, por ser considerada mais perigosa do que a corrente alternada.
ocorre passagem da corrente elétrica pelo coração da vítima, quando a via da corrente é em sela (choque em sela).
diminui a periculosidade para a vítima quando o choque é horizontal, por não existir nenhum órgão importante no trajeto da corrente elétrica.
Na gestão em enfermagem, a descrição das etapas dos procedimentos a serem executados e a provisão dos materiais descartáveis, respectivamente, estão relacionados com
o abastecimento de insumos inexistentes até o momento na unidade e a implantação da SAE.
a compreensão da filosofia da instituição de saúde e o planejamento de gastos/custos.
a elaboração de manuais e o controle de materiais utilizados por determinado período de tempo.
o desenvolvimento do regimento institucional e o número de curativos realizados por determinado período de tempo.
a definição das normas da instituição e o planejamento de gastos/custos até o momento na unidade.
Um indivíduo procura atendimento na empresa após ter caído um objeto de mármore sobre o seu MID (membro inferior direito). Apresenta, no membro afetado, ferimento corto-contuso com hemorragia. Nesta situação, conforme as Diretrizes da American Heart Association e da American Red Cross (AHA/ARC 2010), uma das ações de primeiros socorros no controle inicial da hemorragia externa, é, dentre outras,
a aplicação de pressão associada ao uso de 1 mg de epinefrina no local, a fim de acelerar o processo de hemostasia.
a aplicação do torniquete concomitante à pressão local, visando à prevenção de isquemia e gangrena de extremidade.
a aplicação de compressão (pressão) direta no local da hemorragia, por ajudar a diminuir ou parar o sangramento pelo aumento da pressão extraluminal e pela redução da pressão transmural.
o uso rotineiro de agentes hemostáticos associados à pressão local, devido à eficácia destes na prevenção da destruição tecidual.
a compressão do membro afetado por meio de enfaixamento no sentido proximal para o distal, a fim de melhorar o retorno venoso e prevenir isquemia de extremidade.
Dentre os cuidados de enfermagem na administração de corticosteroides, inclui-se
a observação de sinais e sintomas de hiponatremia, como oligúria ou anúria, sede excessiva e hipertensão arterial.
o controle da pressão arterial para monitorar a hipotensão arterial, logo após a administração desse medicamento por via oral.
a monitoração quanto à ocorrência de epistaxes ou sangramentos nas gengivas, provocados pela ação anticoagulante desse medicamento.
a suspensão abrupta desse medicamento, para evitar a ação rebote da hiperatividade da função cortical adrenal.
a recomendação de dieta hipossódica ou assódica, como medida preventiva, durante a terapia prolongada com este medicamento.
Na auditoria em enfermagem verificou-se a não conformidade relacionada ao sistema de armazenamento dos medicamentos de emergência. Para evitar essa ocorrência, a tomada de decisão adotada pelo enfermeiro foi
punição e multa para a equipe de enfermagem como represália ao descumprimento das rotinas.
mudança estrutural com a participação da equipe de enfermagem na detecção da causa e busca de solução.
encaminhamento dos funcionários para o programa de educação continuada de técnicas básicas.
solicitação de visita técnica de órgãos competentes para a acreditação dos serviços.
utilização da técnica dos 5 por quês, aumentando as variáveis para que as respostas motivem a execução das rotinas.
A higienização das mãos é fundamental para evitar as infecções relacionadas à assistência à saúde porque
a microbiota transitória que coloniza a camada mais profunda da pele sobrevive por longo período de tempo e é passível de remoção com antisséptico alcoólico.
a presença de solução de continuidade na pele dos profissionais transmite bacilos, de forma direta ou indireta ao cliente, ocasionando as infecções virais.
os micro-organismos residentes nas camadas mais profundas da pele são removidos mediante fricção mecânica com antisséptico a base de ácidos graxos essenciais.
a microbiota residente ou transitória é constante entre indivíduos, não tem o percentual variado nas 24 horas e necessita ser removida por meio de fricção.
as mãos, na transmissão de micro-organismos multirresistentes, constituem a principal via entre um paciente colonizado e outro não colonizado.
Segundo a referência Procedimentos e Competências de Enfermagem (2012), dentre as recomendações na administração de medicamentos, por via subcutânea, consta:
I. Após a aplicação, deve-se retirar a agulha e aplicar compressão leve no local, sem massagear. A massagem no local pode danificar o tecido subjacente.
II. Ao administrar heparina com baixo peso molecular deve-se escolher um local no lado direito ou esquerdo do abdome, no mínimo cinco centímetros distante do umbigo, o que auxilia a reduzir a dor e os hematomas no local da aplicação.
III. Para verificar se a agulha tem o tamanho certo, deve-se pinçar uma dobra de pele com o polegar e o indicador no local da aplicação, medir a dobra de baixo para cima e certificar-se que a agulha tem um terço a mais que o comprimento da dobra, para garantir a introdução total da mesma em um ângulo de 90°.
IV. Ao realizar a aplicação em locais com edema, hematoma ou que apresentem sinais de inflamação, deve-se utilizar uma agulha hipodérmica em um ângulo de 75°.
Está correto o que se afirma em
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
O processo de trabalho gerencial, apreendido da perspectiva das práticas de saúde socialmente estruturadas, tem um papel fundamental na construção de um modo de fazer saúde voltado para a necessidade de saúde. No exercício desse papel e pautadas na articulação e integração, Almeida et al (1994) consideram quatro dimensões inerentes à atividade gerencial. A dimensão comunicativa diz respeito
à perspectiva de emancipação dos sujeitos sociais, ou seja, dos clientes que utilizam os serviços de saúde.
à articulação das determinações externas ao momento mais interno do processo de trabalho, e às contradições presentes na sociedade para a sua efetivação.
ao controle e supervisão dos recursos materiais e físicos, abrangendo equipamentos e instalações, bem como a atualização de todos os manuais técnicos.
à articulação do trabalho gerencial nos aspectos mais gerais do próprio trabalho, tais como planejamento, coordenação, supervisão, controle e avaliação de recursos humanos e materiais.
à negociação presente no lidar com as relações de trabalho na equipe de saúde e nas relações da unidade com a comunidade.
Na assistência de enfermagem ao paciente com diagnóstico recém-confirmado de tuberculose pulmonar ativa, em razão do risco de contágio, é recomendada a utilização de medida de precaução
de contato.
para aerossóis.
para gotículas.
empírica.
inalatória.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...