Lista completa de Questões de Enfermagem da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ao promover ações educativas na campanha sobre osteoporose para funcionários da instituição, o técnico de enfermagem enfatiza que a
patologia acomete a população feminina, geralmente após a menopausa, e atinge a população masculina mais precocemente que a feminina, devido ao desgaste da estrutura óssea.
perda da massa óssea devido à idade está relacionada à diminuição dos hormônios estrogênio e glucagon, responsáveis pela captação e reabsorção do cálcio.
ingestão aumentada de cálcio e a redução da cafeína e do álcool diminuem o risco para o aparecimento da osteoporose.
obesidade, a exposição excessiva à luz solar durante a vida e as comorbidades são fatores de risco para o desenvolvimento da osteoporose.
boa mecânica corporal, os exercícios físicos de sustentação e o uso de corticosteroides impedem o aparecimento da osteoporose.
Conforme a Portaria nº 130/2012 do Ministério da Saúde, o Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras drogas (CAPS AD III) tem por objetivo
prestar assistência às pessoas que estejam em abstinência alcoólica, mantendo a internação por, no mínimo, 45 dias, até cessar os efeitos da ausência do álcool no organismo.
fornecer atenção contínua às pessoas com necessidades relacionadas ao consumo de álcool, crack e outras drogas, durante as 24 horas do dia e em todos os dias da semana, finais de semana e feriados.
prestar assistência de saúde aos usuários de álcool e drogas, fornecendo gratuitamente imunização contra hepatite A e C.
prestar assistência aos dependentes de crack, excluindo a família do cuidado, devido à gravidade do caso.
prestar assistência de enfermagem, priorizando a contenção de todos os pacientes por meio de restrição física.
Portador de colostomia refere distensão da bolsa coletora devido à eliminação de flatos e solicita orientação. Como medidas de prevenção e controle da flatulência, orienta-se
realização de orifícios pequenos na parte superior da bolsa plástica; controle da aerofagia; fracionamento das refeições.
colocação de filtro de carvão e desodorizante na bolsa; suspensão temporária da ingestão de leguminosas, queijos maturados, frutos do mar; atividade física para redução do peristaltismo.
suspensão temporária de leguminosas, coalhada, salsinha, frutas maduras e aromáticas; realização de orifícios pequenos na parte superior da bolsa plástica; avaliação com médico especialista.
realização de atividade física para redução do peristaltismo; avaliação com médico especialista; colocação de filtro de carvão e desodorizante na bolsa.
mastigação adequada de pequenas porções de alimentos; controle da aerofagia; suspensão temporária de alimentos fermentativos.
Conforme o Instituto Nacional do Câncer, dentre os fatores evidenciados cientificamente que justificam o risco ocupacional do tabagismo passivo, inclui-se:
a fumaça do cigarro contém alcatrão e em contato com a pele do trabalhador causa queimaduras graves.
o monóxido de carbono presente na fumaça de cigarro causa hipotireoidismo ao tabagista passivo.
a alta concentração de nicotina é cinco vezes maior na fumaça presente em ambientes fechados do que na tragada pelo fumante.
a estimativa do aumento em até cinco vezes nas chances do trabalhador exposto à fumaça de cigarro desenvolver diabetes mellitus e distúrbios psiquiátricos.
a probabilidade da fumaça ambiental do tabaco causar, de imediato, lesões cardiovasculares e exposição às substâncias cancerígenas, aos não fumantes.
Algumas das principais manifestações clínicas do hipotireoidismo e hipertireoidismo estão descritas em
Um funcionário, com agendamento para exame de liquor por meio de punção lombar, solicita orientações sobre o exame. O técnico de enfermagem deverá orientá-lo quanto
à necessidade de evitar urinar durante seis horas antes do exame.
à manutenção do jejum por doze horas antes do exame.
à execução do exame em decúbito ventral, com o segmento lombar arqueado e os membros inferiores levemente flexionados.
ao risco de cefaleia, que é sinal de hipotensão intracraniana, após o exame.
à necessidade de restrição hídrica, por doze horas, após o exame.
As complicações do diabetes podem ser agudas ou crônicas. Quando relacionadas ao aumento ou diminuição dos níveis glicêmicos é correto afirmar que
a cetoacidose diabética é a principal complicação crônica do diabetes tipo 1.
a nefropatia diabética é complicação tardia que pode atingir portadores de diabetes tipos 1 e 2.
o coma hiperglicêmico é complicação crônica do diabetes tipo 2, devido ao aumento dos hormônios contrarreguladores.
o estado hiperosmolar hiperglicêmico é a causa principal do coma, no portador de diabetes tipo 1.
a falência pancreática é a complicação aguda mais relevante no portador de diabetes tipo 2.
Ao prestar os primeiros socorros à trabalhadora, durante uma crise convulsiva tônico clônica, uma prioridade no atendimento imediato realizado pelo técnico de enfermagem é
instalar acesso venoso central.
coletar sangue para dosagem sérica do anticonvulsivante.
afastar objetos protegendo a pessoa de traumatismos.
realizar eletroencefalograma de urgência.
introduzir objeto rígido entre os dentes para a pessoa não morder a língua.
No atendimento ao indivíduo adulto, em parada cardiorrespiratória, decorrente de infarto agudo do miocárdio, conforme recomendações da Americam Heart Association (2010), a sequência das manobras de reanimação cardiopulmonar, no suporte básico de vida, inicia-se com
compressões torácicas.
ventilações com bolsa valva máscara.
abertura de vias aéreas.
punção de acesso venoso periférico.
hiperextensão da cabeça.
A vítima de acidente por animal peçonhento, identificado como aranha marrom, pode apresentar sinais e sintomas, tais como:
parestesia no local da picada, insuficiência respiratória aguda, cefaleia e poliúria.
paresia no local da picada, visão turva e diplopia, ptose palpebral e sonolência.
dor, edema e necrose no local da picada, mal-estar geral, náuseas e febre.
paresia local, rabdomiólise, flacidez da musculatura da face, diplopia e visão turva.
hematoma local, oftalmoplegia, midríase e mialgias.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...