Lista completa de Questões de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense (FEC / UFF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A atividade realizada sobre um produto final numa fase determinada de um processo ou projeto, visando a detectar falhas ou desvios é denominada:
perícia.
inspeção.
supervisão.
acompanhamento.
auditoria.
Um enfermeiro auditor, quando verificava a prestação dos serviços de saúde, observou situação imprópria/irregular, como procedimentos cobrados diferentes dos tratamentos realizados. Neste caso, ele deve sugerir a glosa do tipo:
total.
intermitente.
parcial.
administrativa.
irregular.
De acordo com a Resolução COFEN nº 266/2001, que aprova as atividades do Enfermeiro Auditor, analise as afirmativas abaixo:
I. O enfermeiro auditor, segundo a autonomia legal, conferida pela Lei e Decretos que tratam do exercício profissional de enfermagem, para exercer sua função, depende da presença de outros profissionais.
II. O enfermeiro auditor, para executar suas funções de auditoria, tem o direito de acesso ao prontuário do paciente e toda documentação que se fizer necessária.
III. A competência do enfermeiro, na função de auditor, abrange todos os níveis em que há a presença da atuação de profissionais de enfermagem.
IV. O enfermeiro auditor poderá interferir nos registros do prontuário do paciente com a finalidade de coibir qualquer prejuízo relativo à assistência de enfermagem.
Estão corretas apenas as afirmativas:
I, II e IV.
II e III.
III e IV.
II, III e IV.
A curva ABC, baseada nas teorias econômicas do italiano Vifredo Pareto, é uma importante ferramenta para a administração de materiais. Neste sentido, analise o gráfico abaixo, que representa o conceito utilizado para a curva ABC.
A opção correta acerca das características da classificação ABCé:
Os itens da classe A, apesar de maior custo ou investimento, estão em menor número, e, por isso, possuem menor importância quanto à forma de gerenciá-los.
Na classe A, os itens correspondem a 20% do custo e possuem pouca importância no gerenciamento de materiais e controle de estoque.
Os itens da classe B correspondem a 50% do total dos itens, sendo, então, considerados de alta prioridade
A classe C corresponde a 50% do total de itens e 5%do valor.
Na classe B, estão os itens considerados economicamente valiosos, já que 50% dos itens correspondem a 95% do valor.
O método que é mais comumente empregado para avaliar o ajuste imediato do recém-nascido à vida extrauterina, avaliando suas condições de vitalidade e que consiste na avaliação de 5 itens do exame físico do recém-nascido, com 1, 5 e 10 minutos de vida, denomina-se Índice de:
Leopoldo.
Pinard.
Stoner.
Capurro.
Apgar.
Sr. Antonio, trabalhador de 36 anos de idade, chegou à unidade de saúde com um ferimento profundo. Relata ser vacinado com apenas 2 doses de toxoide tetânico administradas há cinco anos. Nesta situação, o Ministério da Saúde, para a profilaxia do tétano acidental, orienta aplicar:
1 dose de soro antitetânico.
1 dose da vacina contra o tétano, completando 3 doses.
1 dose da vacina contra o tétano juntamente com o soro antitetânico, aplicados em locais diferentes.
3 doses da vacina DPT (difteria, coqueluche e tétano).
nenhum esquema básico ou de reforço de vacinas por não haver necessidade, considerando que o Sr. Antonio foi vacinado, e que a última dose foi há menos de dez anos.
Atemperatura recomendada pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde para o acondicionamento de vacinas em refrigerador, em unidades locais de saúde, é de:
0ºC a + 4ºC.
+ 2°C a + 8ºC.
+ 4°C a + 10ºC.
+ 6°C a + 12ºC.
+ 8°C a + 14ºC.
Considerando uma prescrição de cefalexina 750 mg via oral, de 6 em 6 horas e que existam, na clínica, frascos de vidro de 60 mL de cefalexina, indicando 250 mg/5mL, a opção correspondente à quantidade diária da medicação, em mL, que terá de ser administrada é:
12
15
50
60
120
Para adequada limpeza e desinfecção dos berços e incubadoras, o Ministério da Saúde recomenda:
limpeza diária com água e sabão e desinfecção, após o uso, com solução de hipoclorito de sódio a 0,02 %.
limpeza semanal com água e sabão e desinfecção mensal com solução de fenol.
limpeza diária com álcool a 70% e desinfecção semanal com água em ebulição.
limpeza semanal com solução de hipoclorito de sódio a 0,02% e desinfecção, após o uso, com solução de fenol.
limpeza semanal com álcool a 70% e desinfecção, após o uso, com solução de fenol.
A quantidade, em mililitros, de solução glicosada a 5%, que um paciente receberá num período de 12 horas, se estiver com gotejamento de 20 gotas por minuto, é de:
40
240
310
720
1440
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...