Lista completa de Questões de Enfermagem da Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Lei 7.498 de 25 de junho de 1986, dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem. No seu ART. 1º pode-se identificar que é livre o exercício da enfermagem em todo o território nacional, desde que observadas disposições desta lei, que em seu Art. 11, trata : O enfermeiro exerce todas as atividades de enfermagem, cabendo-lhe privativamente, exceto :
Organização e direção dos serviços de enfermagem e suas atividades técnicas e auxiliares nas empresas prestadoras de serviço.
Cuidados de enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos de base científica e capacidade de tomar decisões imediatas.
Direção do órgão de enfermagem integrante da estrutura básica da instituição de saúde pública ou privada.
Planejamento,execução e avaliação dos planos assistenciais de saúde.
Doenças diarréicas agudas são descritas como síndrome causada por vários agentes etiológicos.Com relação às doenças diarréicas agudas, pode-se afirmar, exceto :
Geralmente são autolimitadas com duração entre 2 e 14 dias.
Dependendo do agente as manifestações podem ser decorrentes de mecanismo secretório provocado por toxinas, ou pela colonização deste agente na parede intestinal.
Os agentes relacionados às doenças diarréicas agudas podem ser agrupados exclusivamente entre as bactérias e parasitas.
Entre os parasitas relacionados às doenças diarréicas agudas, podemos citar:Isospora belli.
A Doença Meningocócica é uma entidade clínica que apresenta diversas formas e prognósticos.Com relação a esta doença, analise as afirmativas abaixo.
I. Pode apresentar-se sob a forma de uma doença benigna, caracterizada por febre e bacteremia.
II. Pode apresentar-se sob a forma de septicemia e sob a forma de meningite.
III. O principal transmissor é o homem doente.
IV. O modo de transmissão se dá por contato direto e indireto, através das secreções da nasofaringe.
Marque a opção que apresenta a seqüência correta de cima para baixo:
V V F V.
V F F V.
V V V F.
V V F F.
Segundo Potter e Perry (2005), a coleta de dados histórico de enfermagem e a análise destes dados necessitam de precisão, bem como serem concisas e completas. As informações obtidas devem ser sustentadas por dados constatados e não inferência.Com relação às etapas do processo de enfermagem: investigação e diagnóstico de enfermagem, analise as afirmativas abaixo e identifique as (V) verdadeiras e as (F) falsas.
I. Os dados coletados são provenientes da percepção do paciente de um problema de saúde, das percepções e observações da família, do enfermeiro, de outros membros da equipe de saúde, de registros de prontuários,resultados de exames laboratoriais e de imagem, bem como da terapêutica proposta, que exigiram planejamento da assistência de enfermagem.
II. Todas as informações obtidas têm sua origem no agrupamento de dados subjetivos/ percepções da família e de dados objetivos/percepções do cliente.
III. As constatações e medidas realizadas pelo enfermeiro, através do exame físico, compreendem a aplicação das técnicas propedêuticas de inspeção, palpação e ausculta, além da mensuração de dados vitais, perímetros, estatura e peso.
IV. A coleta de dados é um processo deliberado, sistemático, realizado apenas no primeiro contato com o cliente.
V. O diagnóstico de enfermagem,ou seja, a interpretação e agrupamento de dados coletados na primeira etapa, que culmina com a tomada de decisão sobre os conceitos diagnósticos de enfermagem que representam, com mais exatidão, as respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença; e que constituem a base para a seleção das ações ou intervenções com as quais se objetiva alcançar os resultados esperados.
Marque a opção correta :
As afirmativas I,II,III,IV e V são verdadeiras.
As afirmativas I, III e V são verdadeiras.
As afirmativas II, III e IV são falsas.
As afirmativas II, III e V são falsas.
Com relação ao processo de aferir a pressão arterial, marque a opção incorreta :
A medida da PA pode ser realizada pelo modo indireto, com técnica auscultatóia e com uso de esfigmomanômetro de coluna de mercúrio ou aneroide devidamente calibrados, ou com técnica oscilométrica pelos aparelhos semiautomáticos digitais de braço.
A interpretação dos valores de PA obtidos em crianças e adolescentes deve levar em conta: a idade, o sexo e a altura.
Alterações próprias do envelhecimento determinam aspectos diferenciais na PA do idoso, como: maior frequência de hiato auscultatório, que consiste no desaparecimento dos sons durante a deflação do manguito, geralmente entre o final da fase I e o início da fase II dos sons de Korotkoff, resultando em valores falsamente altos para a sistólica ou falsamente baixos para a diastólica
Em braços com circunferência superior a 50 cm, quando não houver manguito disponível, pode-se fazer a medida no antebraço e o pulso auscultado deve ser o radial.
A hipertensão arterial sistólica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial (PA). Associa-se frequentemente a alterações funcionais e/ou estruturais dos órgãos-alvo (coração, encéfalo, rins e vasos sanguíneos) e a alterações metabólicas, com consequente aumento do risco de eventos cardiovasculares fatais e não fatais..Com relação à hipertensão arterial, marque a opção incorreta .
A mortalidade por doença cardiovascular (DCV) aumenta progressivamente com a elevação da PA a partir de 115/75 mmHg de forma linear, contínua e independente.
Estudos apontam uma associação da etnia, gênero e uso de álcool aos fatores de risco.
Recomenda-se considerar o tratamento medicamentoso em todas as condições de Hipertensão.
Os fatores de risco cardiovascular frequentemente se apresentam de forma agregada.
A Hipertensão Arterial é comprovadamente uma condição de risco para doenças cardiovasculares. Ampliar o conhecimento com relação é imprescindível para a abordagem junto à população na atenção preventiva e curativa. Analise as alternativas e marque a opção incorreta :
Pode-se considerar como classificação limítrofe valores de pressão sistólica (130-139 mmHg) e valores de pressão diastólica ( 85-89).
A linha demarcatória que define HAS considera valores de PA sistólica ≥ a 145 mmHg e∕ou de PA diastólica ≥ a 90 mmHg em medidas de consultório.
O efeito do avental branco (EAB) é a diferença de pressão obtida entre a medida registrada no consultório e fora dele, desde que essa diferença seja igual ou superior a 20 mmHg na pressão sistólica e∕ou de 10 mmHg na pressão diastólica.
A hipertensão mascarada é definida como a situação clínica caracterizada por valores normais de PA no consultório (< 140/90 mmHg), porém com PA elevada pela MAPA durante o período de vigília ou na MRPA.
As dislipidemias são fatores de risco para a DAC (doença arterial coronariana) e da DA cerebrovascular e periférica. As mulheres, crianças e adolescentes, idosos e portadores de diabetes fazem parte de um grupo especial enquanto análise clínica e tratamento das dislipidemias. Marque a alternativa correta :
Nos idosos deve ser dada especial atenção ao afastamento de causas primárias de dislipidemias principalmente hipotireoidismo, diabetes e insuficiência renal crônica.
Na mulher, com o período climatérico pósmenopausal, ocorre aumento significativo do risco de DAC. Um dos fatores que pode explicar tal fato seria a mudança do perfil lipídico, caracterizada essencialmente por elevação do LDL-c e diminuição do HDLc, criando um padrão pró aterogênico.
A contracepção hormonal oral em mulheres dislipidêmicas > de 35 anos , não está contra-indicada.
O controle metabólico adequado do diabetes não pode normalizar o perfil lipídico.
A HAS e o DM constituem os principais fatores de risco populacional para as doenças cardiovasculares. Com relação a Diabetes, marque a opção incorreta :
Resulta, em geral, de graus variáveis de resistência à insulina e de deficiência relativa de secreção de insulina.
O DM é uma síndrome de etiologia multifatorial, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos.
No Diabetes Gestacional identifica-se a diminuição da tolerância à glicose, de magnitude variável, diagnosticada pela primeira vez na gestação, que vai persistir após o parto.
O Diabetes pode ser induzido por drogas ou produtos químicos (diuréticos, corticóides, beta-boqueadores, etc).
Com relação ao Diabetes tipo I, pode-se afirmar, exceto :
Início abrupto dos sintomas.
Muita influência hereditária.
Maior incidência entre crianças, adolescentes e adultos jovens.
Facilidade para cetose.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...