Lista completa de Questões de Enfermagem da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A notificação compulsória de doenças, agravos e eventos em saúde pública pode contribuir na implementação de medidas de controle e prevenção das mesmas. Em Araújo (1995), estão citadas algumas doenças que mantêm a obrigatoriedade de notificação compulsória até os dias atuais, quais sejam:
I. Sarampo, Cólera, Febre Amarela, Peste e Doença Meningocócica.
II. Raiva Humana, Toxoplasmose, AIDS, Hantavirose e Tuberculose.
III. Raiva Humana, Tuberculose, Tularemia, Hantavirose e Varicela.
IV. Sarampo, Rubéola, Tuberculose, Varicela e Doença Meningocócica.
Quais estão corretas?
O Tétano é uma doença infecciosa, não contagiosa, causada pela ação de um dos componentes da exotoxina do Clostridium tetani sobre as células motoras do sistema nervoso. Para prevenir o Tétano nas pessoas adultas, é usada a vacina tipo dupla adulto (dT) que deve ser aplicada em forma de reforços de ____________ para quem recebeu esquema de proteção completo contra o Tétano, com a vacina tríplice (DPT) na infância.
Assinale a alternativa que preenche, corretamente a lacuna do trecho acima.
Em relação aos tipos de indicadores de saúde, Vaughan & Morrow (1997) consideram útil, para a Epidemiologia Distrital de Saúde, classificar os indicadores de saúde entre aqueles que são dirigidos para:
I. Política de saúde.
II. Desenvolvimento social e econômico.
III. População do distrito.
IV. Oferta de serviços de saúde.
V. Nível de saúde.
Quais estão corretas?
Para Cianciarullo (1996), _______ é uma atividade metodológica e processual de _______ e ________ de dados qualitativos e quantitativos para _________ de valor, fundamentada em padrões e critérios predeterminados.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
O ouvido é um órgão sensorial com funções duplas: a audição e o equilíbrio. A sensação da audição é essencial para o desenvolvimento normal, para a manutenção da fala e para a capacidade de se comunicar com os outros. O equilíbrio é essencial para manter o movimento, a posição e a coordenação corporal. Em relação aos fatores de risco para a perda da audição, é possível citar:
I. Infecção auditiva recorrente.
II. Meningite Bacteriana.
III. Exposição crônica a ruídos altos.
IV. Perfuração da membrana timpânica.
V. Uso de medicamentos ototóxicos.
Quais estão corretas?
Considerando Meyer; Waldow & Lopes, na obra Marcas de diversidade: saberes e fazeres da Enfermagem contemporânea (1997), analise os seguintes objetivos das oficinas de Criatividade, Sensibilidade e Expressividade desenvolvidas com profissionais, tendo em vista a transição da enfermagem tecnificada rumo à enfermagem edificante, que funcionam como processo educativo transdisciplinar.
I. Fazer uma revisão dos princípios da enfermagem concernentes à arte, à técnica, à ciência, à comunicação, à tecnologia aplicada, ao poder, à memória, à ética e à ecologia.
II. Rever conceitos de saber, poder, dinheiro, burocracia, registros linguísticos, militarização, democracia, ciência, gênero, símbolos e imagens da enfermagem.
III. Proceder à socialização de novos conhecimentos, na tentativa de gerar ideias e atitudes para avaliar criticamente tanto o poder teórico-prático como o experimental.
IV. Estimular a criatividade, a iniciativa, a inovação e a sensibilidade, a partir do trabalho cotidiano.
V. Organizar uma plataforma de encontros para reflexão sobre conteúdos, técnicas, experiências, sistematizando os meios para conduzir, gerir e formular políticas de enfermagem que atendam às necessidades de saúde da sociedade.
Quais estão corretos?
A aplicação do processo de Enfermagem constitui um momento fundamental no exercício da profissão. A etapa final desse processo denomina-se:
Baseado em Nettina, na obra Prática de Enfermagem (1999), relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os tipos de incontinência urinária aos seus significados e/ou causas.
Coluna 1
1. Incontinência por hiperfluxo.
2. Incontinência funcional.
3. Enurese.
4. Incontinência total.
5. Incontinência por estresse.
Coluna 2
( )Micção urinária durante o sono.
( ) Extravazamento contínuo de urina da bexiga. Ocorre com a lesão dos mecanismos esfinctéricos, colo da bexiga e uretra.
( ) Eliminação de urina provocada por hiperdistenção da bexiga, associada à retenção urinária completa.
( ) Extravasamento intermitente de urina devido ao aumento da pressão abdominal, como tosse, espirros e esforço.
( ) Eliminação de urina devido ao comprometimento funcional que provoca dificuldade na deambulação ou destreza para ir até o banheiro e se posicionar para urinar.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Zimerman & Osório, (1997), em Como trabalhamos com grupos, destacam atributos desejáveis para um Coordenador de Grupo, quais sejam:
I. Respeito.
II. Continente.
III. Paciência.
IV. Gostar e acreditar em grupos.
V. Discriminação.
Quais estão corretas?
Considerando Araújo (1995), na obra Ações de Enfermagem em Saúde Pública, em relação à evolução histórica da saúde pública, o futuro da saúde pública está condicionado a alguns fatores, quais sejam:
I. O progresso nas ciências sanitárias, médicas e sociais e o aperfeiçoamento de estruturas de aplicações práticas dos conhecimentos adquiridos em benefício de toda a população.
II. A melhoria progressiva e rápida das condições econômicas e sociais com a eliminação das carências ou deficiências elementares dos indivíduos e grupos humanos.
III. O reconhecimento geral de que a proteção da saúde é uma responsabilidade primária das comunidades e dos governos, e implica a organização de serviços suficientes em qualidade e quantidade para atender a demanda da comunidade.
IV. O sucesso dos serviços de saúde é verificado pelo declínio da mortalidade, sem que a natalidade diminua de forma acentuada.
Quais estão corretas?
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...