Lista completa de Questões de Enfermagem da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Vargas & Heckler (1999), em Saúde, família saudável e criança saudável, relatam experiências vivenciadas no estágio de uma das práticas de ensino do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Após terminar o projeto no contexto de Educação Continuada desenvolvida com Agentes Comunitários do Programa de Saúde da Família, concluíram que, como Estratégia Pedagógica, a dinâmica de
Baseado em Hood & Dincher (1995), em Fundamentos e prática da Enfermagem: atendimento completo ao paciente, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os fatores com os desvios mais comuns da respiração normal, bem como o seu significado.
Coluna 1
1. Dispneia.
2. Hipóxia.
3. Apneia.
4. Cianose.
5. Respiração de Cheyne-Stokes.
Coluna 2
( ) É o suprimento insuficiente do oxigênio à disposição dos tecidos do corpo.
( ) É caracterizada por uma descoloração azulada da pele e membranas mucosas.
( ) É a interrupção da respiração.
( ) As respirações seguem um padrão rítmico irregular, iniciando com respirações lentas e profundas que aumentam em profundidade e rapidez até um ponto máximo que é seguido de uma diminuição gradativa.
( ) Respiração difícil e trabalhosa, exigindo esforço considerável (dificuldade respiratória).
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Leia as seguintes afirmativas sobre Atenção Pré-natal e Puerperal, assinalando a INCORRETA.
Apesar da ampliação na cobertura, alguns dados demonstram comprometimento da qualidade dessa atenção, tais como a incidência de sífilis congênita, o fato de a hipertensão arterial ainda ser a causa mais frequente de morte materna no Brasil, e o fato de que somente pequena parcela das gestantes inscritas no Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento (PHPN) conseguem realizar o elenco mínimo das ações preconizadas.
Outra questão crítica da atenção pré-natal é a chamada alta do pré-natal, com a falta de acompanhamento ambulatorial no fim da gestação, momento em que é maior a probabilidade de intercorrências obstétricas.
A atenção pré-natal e puerperal deve incluir ações de promoção e prevenção da saúde, além de diagnóstico e tratamento adequado dos problemas que possam vir a ocorrer nesse período.
A pré-eclâmpsia/eclâmpsia é a terceira causa de morte materna no Brasil e determina o maior número de óbitos perinatais.
Uma atenção pré-natal e puerperal qualificada e humanizada se dá por meio da incorporação de condutas acolhedoras e sem intervenções desnecessárias.
A higienização das mãos é reconhecida, mundialmente, como uma medida primária, mas muito importante no controle de infecções relacionadas à assistência à saúde.
Assinale com V, se verdadeiro, ou F, se falso as alternativas abaixo, referentes à higienização das mãos em serviços de saúde.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo é:
F V V F V.
V V F F V.
F F F V V.
V F V V F.
V V V V V.
Sobre a Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente com Asma, leia as seguintes assertivas:
I. A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas, caracterizada por hiperresponsividade brônquica e obstrução variável do fluxo de ar, reversível espontaneamente ou com tratamento. Manifestase clinicamente por episódios recorrentes de dispneia, sibilância e tosse, particularmente à noite e pela manhã, ao acordar.
II. Estima-se que a prevalência média no Brasil entre crianças e adolescentes seja de 45%.
III. Em um episódio de crise asmática, é natural que o usuário se encontre angustiado. As melhores alternativas para tranquilizá-lo são atendimento rápido e atenção da equipe de saúde, principalmente de enfermagem. Caso a crise persista, o usuário deverá ser sedado, diminuindo, com isto, a angústia respiratória.
IV. O tratamento da crise de asma tem como objetivos: prevenir morte, restaurar a melhor condição clínica possível ao paciente, manter a melhor função pulmonar possível e prevenir a recorrência dos sintomas, tratando a inflamação.
Quais estão INCORRETAS?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas IV.
Apenas II e III.
Apenas I, II e IV.
A _____________ do leite materno em relação aos leites de outras espécies já está devidamente comprovada por _______________. São vários os argumentos em favor do aleitamento materno, tais como: evita infecção respiratória, ___________ a chance de obesidade, produz efeito__________ na inteligência. Nenhuma outra estratégia isolada alcança o impacto que a amamentação tem na __________ das mortes de crianças menores de 5 anos.
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do fragmento acima.
ineficácia estudos de caso reduz negativo redução
equivalência estudos científicos aumenta positivo ampliação
superioridade avaliação empírica reduz significativo ampliação
superioridade estudos científicos reduz positivo redução
ineficácia estudos científicos aumenta negativo diminuição
Sobre a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, analise as seguintes afirmativas:
I. Tem como finalidade primordial a recuperação, manutenção e promoção da autonomia e da independência da pessoa idosa, direcionando medidas coletivas e individuais de saúde para esse fim, em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.
II. É alvo dessa política todo cidadão e cidadã brasileiros com 60 anos ou mais de idade.
III. Uma série de desafios precisam ser enfrentados, entre eles, a escassez de estruturas de cuidado intermediário e suporte qualificado ao idoso e seus familiares, destinados a promover intermediação segura entre a alta hospitalar e a ida para o domicílio.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
I, II e III.
Analise as assertivas a seguir, assinalando V (verdadeiro) ou F (falso).
( ) Quando não existem alterações orgânicas estruturais, podem também desenvolver-se transtornos psíquicos, efeito das perturbações do diálogo mãe-bebê. Em primeiro lugar, os problemas se manifestarão em perturbações ligadas ao sono e à alimentação, podendo vir a atingir o desenvolvimento motor, diminuir as vocalizações, perturbar o olhar do bebê dirigido a sua mãe.
( ) O acompanhamento do desenvolvimento deve fazer parte da consulta geral da criança. Para isso, é fundamental criar espaços específicos e instrumental especializado. Alguns pequenos brinquedos e/ou objetos do consultório, por exemplo, podem ser usados para desencadear alguma resposta reflexa ou marco do desenvolvimento.
( ) Uma das estratégias adotadas pelo Ministério da Saúde, a partir de 1984, visando a incrementar a capacidade resolutiva dos serviços de saúde na atenção à criança, foi a de priorizar cinco ações básicas de saúde que possuem comprovada eficácia: promoção do aleitamento materno, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, imunizações, prevenção e controle das doenças diarreicas e das infecções respiratórias agudas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
V V V.
V F V.
F F V.
F F F.
V F F.
Sobre a Atenção à Saúde da Pessoa Idosa e Envelhecimento, assinale a alternativa corre
A Saúde do Idoso aparece como uma das prioridades no Pacto pela Vida, mantendo a preocupação histórica com a saúde da população idosa brasileira nas políticas públicas do Brasil.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente existem no Brasil, aproximadamente, 20 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, o que representa pelo menos 10% da população brasileira. Segundo projeções estatísticas da Organização Mundial de Saúde OMS, no período de 1950 a 2025, o grupo de idosos no país deverá ter reduzido em quinze vezes.
Os agravos decorrentes das doenças crônicas não transmissíveis têm sido as principais causas de óbito na população idosa, seguindo uma tendência mundial. Quando são analisadas as causas específicas, a doença cerebrovascular ocupa o primeiro lugar em mortalidade no país, tanto em idosos quanto na população geral, e as doenças cardiovasculares, o segundo lugar.
É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde - SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, apenas para recuperação da saúde, incluindo atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos.
Não estando o idoso em condições de proceder à opção pelo tratamento de saúde que lhe for mais favorável, esta será feita exclusivamente pelo curador, quando o idoso for interditado.
A Atenção Primária à Saúde (APS) representa um complexo conjunto de conhecimentos e procedimentos e demanda uma intervenção ampla em diversos aspectos para que se possa ter efeito positivo sobre a qualidade de vida da população. Com o objetivo de fortalecer ainda mais a APS, o Ministério da Saúde criou os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), mediante a Portaria GM nº 154, de 24 de janeiro de 2008. Assinale a alternativa INCORRETA sobre os NASF.
O NASF deve atuar dentro de algumas diretrizes relativas à APS, a saber: ação interdisciplinar e intersetorial; educação permanente em saúde dos profissionais e da população; desenvolvimento da noção de território; integralidade, participação social, educação popular; promoção da saúde e humanização.
O apoio matricial prestado pelo NASF apresenta as dimensões de suporte: assistencial e técnicopedagógico.
A constituição de uma rede de cuidados é uma das estratégias essenciais dentro da lógica de trabalho de um NASF.
Para o melhor manejo da saúde mental na APS, propõe-se um trabalho compartilhado de suporte às equipes de saúde da família por meio do desenvolvimento do apoio matricial em saúde mental, realizado, exclusivamente, pelos profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
A organização e o desenvolvimento do processo de trabalho do NASF dependem de algumas ferramentas já amplamente testadas na realidade brasileira, como, por exemplo, o Apoio Matricial, a Clínica Ampliada e o Projeto Terapêutico Singular (PTS).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...