Lista completa de Questões de Enfermagem da Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação ao Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), leia as frases abaixo e marque (F) se a afirmativa for falsa e (V) se for verdadeira. Em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência correta:
( ) O IAM resulta da obstrução de uma das artérias coronárias, ocorrendo por motivo de um aterosclerose, trombose, agregação placentária, estenose ou espasmo da artéria coronária. ( ) São alguns fatores predisponentes: envelhecimento, hipertensão arterial, obesidade, sedentarismo e tabagismo. ( ) Para o paciente internado, organizar os cuidados e as atividades a fim de possibilitar períodos de repouso ininterrupto.f,V,V.
V,V,V.
V,f,V.
V,f,f.
Assinale a alternativa incorreta.
A enfermagem deve observar os cateteres venosos periféricos quanto ao local de punção, presença de hematomas, edema, dor e hiperemia no local da punção.
Os cateteres venosos periféricos são amplamente utilizados para acesso vascular, tem baixo risco de infecção, fator este determinado, provavelmente pelo curto período de tempo.
O cateter venoso central de inserção periférica (PICC) vem sendo muito utilizado, apresenta uma baixa taxa de infecção em relação aos outros cateteres, sendo um dispositivo implantado por qualquer membro da equipe de enfermagem pela sua facilidade de colocação.
A enfermagem deve observar os cateteres intravenosos centrais quanto ao local de inserção, fixação do cateter, sangramentos, sinais de infecções e realizar curativo diário.
Em relação às reações transfusionais (RTs), leia as frases abaixo e marque (F) se a afirmativa for falsa e (v) se for verdadeira. Em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência correta: ( ) Consideram-se RTs os agravos ocorridos durante ou após a transfusão sanguínea e a ela relacionados. ( ) As RTs imediatas são aquelas que ocorrem até 24 horas após a transfusão sanguínea. ( ) As RTs imediatas notificáveis são aquelas que ocorrem por doenças transmissíveis como hepatite, HIV/AIDS, doença de chagas, entre outras. ( ) A constante vigilância e a identificação precoce dos sintomas de RTs garantem o sucesso das intervenções. Devem ser observados os sintomas de alterações de pele (rubor, piloereção e sudorese) e nos parâmetros hemodinâmicos.
V,V,V,V
V,f,f,V.
V,V,f,V.
f,V,V,f.
Enfermagem - Administração em Enfermagem - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
Dentre os instrumentos de que o Serviço de Enfermagem dispõe para a gestão da qualidade, não é considerado como instrumento interno a:
Comissão de Auditoria em Enfermagem.
Acreditação Hospitalar.
Comissão de Gerenciamento de Riscos.
Comissão de Educação Continuada.
Enfermagem - Administração de medicamentos - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
Em relação à administração de medicamentos, assinale a alternativa incorreta:
A biodisponibilidade é um termo que indica a velocidade e a extensão de absorção de um princípio ativo em uma forma de dosagem, a partir de sua curva concentração/tempo na circulação sistêmica ou sua excreção na urina.
O Medicamento Similar é aquele que contém o mesmo ou os mesmos princípios ativos, apresenta a mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica, e possui comprovação de sua eficácia, segurança e qualidade, devendo sempre ser identificado por denominação do princípio ativo, podendo ser um produto intercambiável.
A bioequivalência refere-se à equivalência química entre dois ou mais produtos, isto é, medicamentos com a mesma substância, provenientes de diferentes fabricantes, no uso de doses iguais, possuem as mesmas concentrações sanguíneas e teciduais.
O medicamento genérico é semelhante a um produto de referência ou inovador, que se pretende ser com este intercambiável, geralmente produzido após a expiração ou renúncia da proteção patentária ou de outros direitos de exclusividade, comprovada a sua eficácia, segurança e qualidade, e designado pela Denominação Comum Brasileira (DCB) ou, na sua ausência, pela Denominação Comum Internacional (DCI).
Enfermagem - Administração de medicamentos - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
Considerando as unidades de medidas na administração de medicamentos, é incorreto afirmar que:
centímetro cúbico (cc ou cm3) é similar ao Litro (L), assim 1 cm3 equivale a 1L.
grama (g) é uma unidade de medida de peso, sendo que sua milésima parte é o miligrama (mg), assim 1g corresponde a 1000mg.
litro (L) é uma unidade de volume, sua milésima parte corresponde ao mililítro (mL), assim um volume de 1000 mL corresponde à 1L.
dependendo do diâmetro do contagotas, 1 mL corresponde a 20 gotas e 1 gota corresponde a 3 microgotas (no equipo de microgotas).
Enfermagem - Administração de medicamentos - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
Foi prescrito para um paciente com doença dermatológica o preparo de 1000 mL de Permaganato de Potássio (KMnO4) a 1:40.000. A unidade de saúde possui comprimidos de 100mg. Para obter a solução prescrita, o Enfermeiro deverá orientar a equipe para utilizar:
25 mg (1/4 do comprimido) para cada 1000 mL.
100 mg (1 comprimido) para cada 40000 mL.
50mg (metade do comprimido) para cada 1000mL.
400 mg (4 comprimidos) para cada 40000mL.
Em relação à prevenção e controle de infecção hospitalar, leia as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa que corresponde a resposta correta:
I- A lavagem das mãos é a fricção manual vigorosa de toda a superfície das mãos e punhos, utilizando-se sabão/detergente, seguida de enxágue abundante em água corrente, sendo, isoladamente, a ação mais importante para a prevenção e controle das infecções hospitalares.
II- A lavagem das mãos é realizada sempre antes dos procedimentos cirúrgicos, e está dispensada na utilização de luva antes e após contatos que envolvam mucosas, sangue ou outros fluidos corpóreos, secreções ou excreções.
III- Infecção hospitalar é aquela adquirida após a admissão do paciente e que se manifeste durante a internação ou após a alta, quando puder ser relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares.
IV- Considera-se infecção hospitalar aquela infecção em recém-nascido, cuja aquisição por via transplacentária é conhecida ou foi comprovada e que tornou-se evidente logo após o nascimento (exemplo: herpes simples, toxoplasmose, rubéola, citomegalovirose, sífilis e AIDS), devendo ser controlada vigorosamente.
todas as frases estão corretas.
as frases I e III estão corretas.
as frases I, II e III estão corretas.
as frases III e IV estão corretas.
Em relação à prevenção e controle de infecções hospitalares, em um ambiente hospitalar, deve ser utilizada a precaução para transmissão de aerossóis nos casos de:
Tuberculose Pulmonar, Varicela e Sarampo.
Tuberculose Extrapulmonar, Hanseníase na forma Tuberculóide e Meningite Bacteriana.
Tuberculose Pulmonar, Tuberculose Cutânea e Hanseníase na forma Virchowiana.
Meningite Bacteriana, Caxumba e Rubéola.
Em relação aos cuidados básicos na assistência ao paciente, leia as frases abaixo e marque (F) se a afirmativa for falsa e (v) se for verdadeira. Em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência correta:
( ) As sondas enterais permitem a administração de dietas de modo mais confortável e segura. Essas sondas possuem uma ogiva distal. Essa ogiva faz com que o peristaltismo gástrico e intestinal, agindo sobre ela, posicione a sonda corretamente, além do esfíncter pilórico. ( ) As sondas enterais são maleáveis e possuem guias metálicos e flexíveis, que facilitam sua introdução. O guia deve ser retirado após confirmação do posicionamento adequado da sonda por meio de exame radiológico. ( ) A sonda enteral é muito utilizada, podendo ser administrado alto volume de dieta, sem controle rigoroso de gotejamento, pois o posicionamento da sonda favorece a absorção rápida dos alimentos.f,V,V.
V,V,V.
V,f,f.
f,f,V.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...