Questões de Enfermagem da Instituto Ludus

Lista completa de Questões de Enfermagem da Instituto Ludus para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em nível ambulatorial, na atenção básica quando se inicia consulta de puericultura, o recém nascido pode apresentar sinais de comprometimento respiratório, quando se faz necessária uma intervenção imediata do enfermeiro. Com base nisso avalie abaixo qual alternativa está INCORRETA:

  • A.

    Uma criança comprometida após o nascimento pode exibir cianose decorrente da oxigenação insuficiente do sangue e bradicardia, que é proveniente do aporte deficiente de oxigênio para o músculo cardíaco ou para o cérebro.

  • B.

    A respiração é o primeiro sinal vital a desaparecer quando o recém-nascido fica privado de oxigênio e após um período inicial de rápidas tentativas de respirar ocorre a apnéia primária durante a qual, a estimulação sensorial pode fazer com que a criança retome a respiração.

  • C.

    Após gasping há um período de apnéia secundária em que a estimulação sensorial não facilita a retomada da respiração espontânea e então, há a necessidade de ventilação assistida para reverter o processo.

  • D.

    Um ciclo muito importante é a avaliação da criança para decidir a próxima ação necessária; esta avaliação baseiase fundamentalmente em respiração, freqüência cardíaca e cor.

  • E.

    Após gasping há um período de apneia primária em que a estimulação sensorial não facilita a retomada da respiração espontânea e então, não há a necessidade de ventilação assistida para reverter o processo.

Com relação à diarreia aguda e desidratação, analise as alternativas abaixo, se certas ou erradas:

( ) O quadro clínico varia com o agente etiológico, o mecanismo da diarréia e a intensidade das perdas, a repercussão sobre o estado geral e a prostração dependem da intensidade da desidratação e da infecção.

( ) O enfermeiro ao avaliar a hidratação da criança deve analisar a umidade das mucosas, a elasticidade da pele e o tempo de recoloração.

( ) O enfermeiro deve atentar para a diurese que pode estar mantida, apesar da desidratação nos casos de diabetes mellitus, insípido e desidratação hipotônica.

( ) Dentre as situações que prejudicam a avaliação da desidratação encontra-se a hipernatremia ou desidratação hipertônica pois atenua os sinais de desidratação extracelular como alterações dos olhos, fontanelas e turgor e aumenta os sinais de desidratação intracelular como a sede intensa, déficit neurológico e irritabilidade intensa.

( ) A diferença entre a desidratação hipotônica e hipertônica é que esta, caracteriza-se por oligúria acentuada, hipertonia e convulsões e aquela, os sinais de desidratação são mais acentuados com relação à perda de peso, ocorre hipotonia e a diurese encontra-se presente.

Marque a alternativa que apresenta a sequencia CORRETA:

  • A.

    V V F V V

  • B.

    V V V V V

  • C.

    F V V V V

  • D.

    V V V V F

  • E.

    F V V F V

Com relação aos desequilíbrios hídricos está a hipovolemia, que se caracteriza por um déficit de volume hídrico e relaciona-se com um baixo volume de líquido extracelular, ocorrendo também uma depleção de substâncias químicas que são os eletrólitos. Analise e assinale dentre as alternativas abaixo a ERRADA:

  • A.

    A hipovolemia tem como conseqüência a desidratação quando o volume de líquido corpóreo é reduzido tanto nos compartimentos extracelulares como intracelulares.

  • B.

    Nos quadros de hipovolemia, a hemoconcentração que é uma alta relação entre os componentes sanguíneos e o plasma aquoso, aumenta a possibilidade de que se formem coágulos sanguíneos e cálculos urinários e compromete a capacidade renal de excreção.

  • C.

    A evidência de hemoconcentração reflete-se nos níveis elevados de hematócrito resultando uma hipercromia e aumento das contagens de células sanguíneas

  • D.

    A hipovolemia acaba provocando depleção no líquido intracelular e afetando as funções celulares e alteração da capacidade mental.

  • E.

    Na hipovolemia a densidade específica da urina é baixa e a pressão venosa central encontra-se acima de 4cmH2O.

A cirrose hepática é uma doença degenerativa do fígado causada por lesão celular generalizada, ocorrendo distúrbios digestivos e metabólicos, defeitos de coagulação e desequilíbrios hidroeletrolíticos. Avaliando as afirmações abaixo, marque a ERRADA:

  • A.

    A hipotensão portal, as varizes esofágicas, ascite e encefalopatia hepática são complicações da cirrose avançada.

  • B.

    A cirrose de Laennec é mais comum resulta da ingestão crônica de álcool e de uma má nutrição e pode ocorrer após a ingestão de drogas hepatotóxicas.

  • C.

    As manifestações clínicas da cirrose compensada são eritema palmar , epistaxe e hepatomegalia, mas a cirrose descompensada envolve a icterícia, o baqueteamento digital, a equimose e a atrofia gonadal.

  • D.

    Com relação a função hepática alguns exames laboratoriais são conclusivos como o tempo de protrombina prolongado e a baixa contagem plaquetária devido a hepatopatia.

  • E.

    A cirrose pós necrótica resulta da destruição das células hepáticas secundárias , a uma hepatopatia metabólica ou a exposição a toxinas hepáticas ou substâncias químicas industriais.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...