Lista completa de Questões de Enfermagem da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Enfermagem - Saúde da Mulher - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Uma senhora de 60 anos, vida sexual ativa, com antecedentes familiares de câncer de colo de útero, nunca realizou o Exame de Papanicolau. Sabendo-se que tal neoplasia é uma doença de ação gradativa que se inicia com alterações neoplásicas intraepiteliais (NIC), as quais podem evoluir para um processo invasivo em um período médio de 10 a 20 anos, a orientação quanto à periodicidade do exame deve ser:
sempre que surgir sintomatologia ginecológica.
semestral, independente de sintomatologia ginecológica.
1 ano, após 2 exames semestrais com resultados negativos.
2 anos, após 2 exames anuais com resultados negativos.
3 anos, após 2 exames anuais consecutivos com resultados negativos.
Enfermagem - Saúde da Mulher - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Atualmente, os serviços de saúde trabalham com a visão de um novo paradigma, a atenção humanizada. A humanização do nascimento compreende ações desde o prénatal. A equipe responsável pela assistência ao recém-nascido (RN) deverá estar habilitada para:
aplicar o método canguru ao RN de baixo peso, por meio do contato pele a pele, precocemente, entre a mãe e o bebê, favorecendo maior vínculo afetivo e estabilidade térmica.
garantir o alojamento conjunto, quando possível, fortalecendo o vínculo afetivo e a aproximação entre a mãe e o bebê, exceto nas unidades de cuidados intensivos.
indicar o método Leboyer em todos os tipos de parto, promovendo menor grau de estresse no momento do nascimento.
assegurar o acesso à fototerapia a todos os RNs em risco e cuidados especializados ao bebê prematuro.
manter a austeridade na orientação à mãe e à família, quanto às normas e rotinas, visando à execução integral da assistência de enfermagem.
Enfermagem - Saúde da Mulher - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
O aleitamento materno é a produção e descida do leite, que ocorre entre 48 a 72 horas após o parto. Sobre o processo de amamentação analise as afirmativas abaixo.
1. O leite materno não satisfaz às necessidades proteicocalóricas do RN por isso deve ser feita complementação alimentar com sucos, chás e papas antes do sexto mês de vida.
2. O leite materno é ideal para o RN, pois é de rápida digestão e temperatura ideal.
3. A amamentação estabelece uma relação afetiva entre mãe e filho.
4. O leite materno deve ser oferecido ao RN sempre que tiver fome, e durante o tempo que quiser, inclusive à noite.
5. A higienização do mamilo deve ser feita com algodão e água.
Estão corretas:
1, 2, 3, 4 e 5.
1 e 2, apenas.
1 e 3, apenas.
2, 3, 4 e 5, apenas.
3, 4 e 5, apenas.
Enfermagem - Saúde do Adolescente - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
A Associação Brasileira de Proteção à Infância e Adolescência, indica que no Brasil, aproximadamente, 160 a 170 crianças e adolescentes são molestadas por dia, ou seja, sete casos por hora, com a maior concentração na região Norte; e ainda, que cresceu o número de pacientes que realizam abortos autorizados entre 10 e 14 anos. Sobre o assunto assinale a alternativa que indica uma ação de prevenção da violência contra a criança, que deve ser desenvolvida pelo enfermeiro.
Realizar atividades de prevenção da violência contra a criança e adolescente e promover ações educativas.
Identificar grupos em situação de vulnerabilidade aos maus tratos físicos e emocionais, através de investigações científicas interdisciplinares.
Identificar crianças e adolescentes com sinais de maus tratos e intervir junto à mãe, orientando-a para formação de vínculos.
Identificar crianças e adolescentes com sinais de maus tratos e intervir junto à mãe, orientando-a para formação de vínculos.
Desenvolver ações de promoção e consolidação de vínculos, intervindo junto à família e à escola.
Enfermagem - Enfermagem Cirúrgica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Quais os riscos potenciais a que estão expostos os pacientes submetidos à posição prona (decúbito ventral) para um procedimento cirúrgico?
Cisalhamento e pressão excessiva do ísquio.
Trombose venosa profunda de Mis e tensão lombar.
Pressão na patela e capacidade pulmonar diminuída.
Represamento venoso desloca-se para a parte inferior do corpo e lesão do plexo braquial.
Aumento da sobrecarga lombar
Enfermagem - Infecção Hospitalar - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Em relação à higienização das mãos, analise as afirmativas abaixo.
1. A lavagem das mãos é, isoladamente, a ação mais importante para a prevenção e controle das infecções hospitalares.
2. O uso de luvas dispensa a lavagem das mãos antes e após contatos que envolvam sangue ou outros fluidos corpóreos.
3. Para melhor remoção da flora microbiana, as mãos devem estar sem anéis e com as unhas curtas, caso contrário, uma carga microbiana ficará retida nesses locais sendo passíveis de proliferação e transmissão.
4. O álcool gel irá destruir a flora aderida nas mãos no momento da aplicação, porém as mãos não devem apresentar sujidade visível.
5. O álcool gel substitui a lavagem das mãos com água e sabão, mesmo quando as mãos estiverem visivelmente sujas.
Estão corretas apenas:
1, 3 e 5.
1, 3 e 4.
2, 3 e 4.
3, 4 e 5.
1, 2, 3 e 5.
Enfermagem - Infecção Hospitalar - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Os cuidados com a unidade de internação do cliente/paciente são de responsabilidade da equipe de enfermagem, mesmo quando realizada pela equipe de limpeza, que nesse caso deve ser orientado, fiscalizado e gerenciado pela enfermagem. Sobre o preparo da unidade de internação, analise as afirmativas abaixo.
1. A limpeza da unidade é aquela realizada em todos os utensílios que compõe a unidade do cliente. Utilizada para preparar um leito seguro e confortável, evitando infecções hospitalares, mantendo a unidade com aspecto limpo, confortável e agradável.
2. A limpeza da unidade deve obedecer a certos princípios tais como: limpar sempre do mais limpo para o mais sujo; sempre em sentido único, removendo a sujeira dos utensílios e sempre respeitando uma sequência lógica.
3. A limpeza concorrente é feita diariamente por todos os plantões, com a retirada de pó de toda a unidade e com a organização dos objetos pessoais do cliente.
4. Todo o material de limpeza deve ser organizado antecedente a realização da ação, o que evita o desperdício de tempo e trabalho do profissional responsável.
5. Após a limpeza da unidade, a arrumação da cama é fundamental para propiciar o conforto e bem-estar do cliente. Sendo assim o preparo da cama consiste em arrumar o leito de acordo com as características e as necessidades do cliente do cliente que irá ocupá-la.
Estão corretas:
1, 2, 3 e 5, apenas.
1, 2, 3 e 4, apenas.
2, 3 e 5, apenas.
3, 4 e 5, apenas.
1, 2, 3, 4 e 5.
Enfermagem - Infecção Hospitalar - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
A limpeza da unidade do paciente tem por objetivo remover mecanicamente o acúmulo de sujeira e ou matéria orgânica e, assim, reduzir o número de microorganismos presentes, prevenindo a infecção. A sua execução requer conhecimentos básicos de assepsia e uso de técnicas adequadas. São medidas de extrema importância a ser seguidas na limpeza da unidade todas as abaixo, exceto.
Iniciá-la do local mais contaminado para o mais limpo
Executar a limpeza com luvas de procedimento
Realizar a limpeza das superfícies com movimentos amplos e num único sentido
Colocar sempre a superfície já limpa sobre outra superfície limpa
Substituir a água utilizada, sempre que necessário.
Enfermagem - Infecção Hospitalar - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
A limpeza e higiene hospitalar são, nos dias atuais, considerada prioritárias pelos profissionais de saúde. Estudos têm apontado que quando adequadamente realizada favorece a eficiência do atendimento dando conforto e bem-estar ao paciente e aos profissionais. A limpeza hospitalar é o processo de remoção de sujidades mediante a aplicação de ação ou energia química, mecânica ou térmica, num determinado período de tempo. Consideraremos como limpeza hospitalar a limpeza das superfícies fixas e equipamentos permanentes das diversas áreas hospitalares, o que inclui pisos, paredes, janelas, mobiliários, instalações sanitárias, ar condicionados e caixas dágua. Sobre a limpeza e higiene, analise as afirmativas abaixo.
1. Limpeza diária ou concorrente é a limpeza feita nas dependências hospitalares enquanto ocupadas por pacientes ou ao término de um procedimento ou quando necessário.
2. Limpeza terminal é a limpeza feita após alta, óbito ou transferência.
3. Limpeza seca é a remoção da sujeira sem utilização de água, proibida em ambiente hospitalar.
4. Limpeza úmida é a limpeza feita com água abundante, ou com pano úmido, pano molhado ou pano encharcado.
5. A limpeza de descontaminação de superfície está indicada quando em presença de matéria orgânica, antecedendo a limpeza das superfícies, sendo indicados para esta finalidade os desinfetantes.
Estão corretas:
1, 2, 3, 4 e 5.
1, 2, 3 e 4, apenas.
1, 2, 3 e 5, apenas.
3, 4 e 5, apenas.
2, 3 e 5, apenas.
Enfermagem - Doenças/ Patologias - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
As principais estratégias de prevenção empregadas pelos programas de controle das DST/AIDS envolvem:
A promoção do uso de preservativos, a promoção do uso de agulhas e seringas esterilizadas ou descartáveis, o controle do sangue e derivados, a adoção de cuidados na exposição ocupacional a material biológico e o manejo adequado das outras DST.
A prevenção do uso de drogas e o uso de espermicidas.
O uso de espermicidas e a orientação quanto ao uso compartilhado de agulhas e seringas.
O uso apenas de equipamentos de proteção individual (EPI) visando evitar o contato com sangue ou secreções de mucosas é suficiente para o controle das DST/ADIS.
O meio mais eficiente para reduzir tanto a transmissão profissional-paciente quanto a paciente-profissional baseia-se na orientação, não sendo necessária a utilização sistemática das normas de biossegurança
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...