Lista completa de Questões de Enfermagem da Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Enfermagem - Doenças/ Patologias - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Sobre a tuberculose, sua prevenção e tratamento, considere (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) A vacina BCG provoca reações gerais, tais como febre ou mal-estar. ( ) Normalmente, nos menores de um ano, a reação local da vacina BCG é de evolução rápida, em torno de uma semana.
( ) No tratamento da tuberculose, a associação medicamentosa adequada e seu uso regular, por tempo suficiente, são os meios necessários para evitar a resistência e a persistência bacterianas.
( ) O tratamento correto dos casos bacilíferos é a atividade prioritária de controle da tuberculose, uma vez que permite anular rapidamente as maiores fontes de infecção.
( ) As drogas usadas no tratamento da tuberculose podem causar irritação gástrica, podendo ocorrer náuseas, pirose e epigastralgia.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
F F V V V
V F V F F
V F V V F
F F F V V
V V V F F
Enfermagem - Semiologia e semiotécnica - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
A respeito da Consulta de Enfermagem, assinale a afirmativa INCORRETA:
A consulta de enfermagem é uma atividade privativa do enfermeiro que propicia condições para melhoria da qualidade de vida do usuário do serviço de saúde.
Há um enfoque primordialmente biológico na consulta de enfermagem.
A realização da consulta de enfermagem possibilita uma melhora na assistência prestada ao cliente, aumentando a capacidade de percepção do profissional para detecção de problemas e, favorecendo a criação de um plano de ações que contribuirá para a promoção e recuperação da saúde do indivíduo como um todo.
A consulta de enfermagem sistematizada respeita a individualidade de cada paciente na identificação de diagnósticos e na escolha das intervenções e avaliação dos resultados das mesmas.
A consulta de enfermagem melhora a adesão ao tratamento, reduz o custo da assistência e permite cuidados resolutivos.
Enfermagem - Semiologia e semiotécnica - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Sobre o Processo de Enfermagem, assinale a afirmativa INCORRETA:
O Processo de Enfermagem é um método utilizado para se implantar, na prática profissional, uma teoria de enfermagem.
O histórico de enfermagem compreende a fase do processo de enfermagem na qual os enfermeiros analisam os dados subjetivos e estabelecem a sistematização da assistência de enfermagem.
O Processo de Enfermagem ajuda a assegurar que intervenções sejam elaboradas para o indivíduo e não para a doença.
Para identificação dos diagnósticos de enfermagem, é necessário utilizar habilidades cognitivas, experiência e conhecimento científico, no qual o enfermeiro faz julgamentos e interpretações sobre os dados colhidos.
O Processo de Enfermagem é aplicável em uma ampla variedade de ambientes e em uma grande variedade de situações clínicas em que as observações sobre as necessidades humanas da clientela acompanham o processo de tomada de decisão acerca do cuidado e a avaliação posterior dos resultados que se obtêm com a intervenção profissional.
Enfermagem - Nutrição e Dietética - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Sobre o aleitamento materno, assinale a alternativa correta:
A chupeta é indicada para estimular a sucção, assim que o bebê nasce.
A recomendação da Organização Mundial da saúde é o aleitamento materno exclusivo até os 4 meses de idade, associando, a partir daí, novos alimentos.
Nenhuma outra estratégia isolada alcança o impacto que a amamentação tem na redução das mortes de crianças menores de 5 anos.
O leite materno é nutricionalmente adequado para o bebê, mas é adequado oferecer água nos intervalos das mamadas, em dias muito quentes.
Os leites artificiais são muito adequados para o bebê, podendo substituir o leite materno sem nenhum prejuízo.
Enfermagem - Nutrição e Dietética - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
As vantagens do aleitamento materno para lactentes e para as nutrizes são comprovadas. São benefícios para a nutriz, EXCETO:
Diminuição da hemorragia pós-parto;
Diminuição do risco de depressão pós-parto;
Diminuição do risco de anemia por causa da amenorréia lactacional;
Aumento da remineralização óssea pós-parto;
Diminuição do risco de câncer de ovário e de mama.
Enfermagem - Nutrição e Dietética - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
A anemia por deficiência de ferro é atualmente um dos mais graves problemas nutricionais mundiais em termos de prevalência, sendo determinada, quase sempre, pela ingestão deficiente de alimentos ricos em ferro e/ou pela inadequada utilização orgânica. Sobre a anemia por deficiência de ferro, assinale a afirmativa INCORRETA:
Os principais sinais e sintomas são: fadiga generalizada, anorexia, palidez de pele e mucosas, menor disposição para o trabalho e apatia.
Em crianças a anemia está associada ao retardo do crescimento, fadiga, redução da atividade física e da afetividade, baixa resistência a infecções, bem como comprometimento do desenvolvimento cognitivo, da coordenação motora e da linguagem.
A presença de ácido ascórbico e alimentos ricos em proteínas na refeição melhora a absorção de ferro proveniente de produtos vegetais.
Crianças que tiveram pouco tempo de aleitamento materno exclusivo, alimentação prolongada com leite de vaca e a introdução da alimentação complementar precoce estão mais susceptíveis ao desenvolvimento de anemia.
A anemia por deficiência de ferro é um problema nutricional relevante no Brasil e atinge somente as classes sociais de baixa renda.
Enfermagem - Administração de medicamentos - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
A respeito da técnica de aplicação de injeções intramusculares, assinale a afirmativa INCORRETA:
O músculo vasto lateral da coxa é local de escolha na aplicação de injeções intramusculares em lactentes por não se evidenciarem neste músculo grandes vasos e nervos e por ser esta uma grande massa muscular nesta faixa etária.
As aplicações de injeções intramusculares devem ser realizadas em ângulo de 45° a fim de garantir que a agulha atinja o músculo profundamente.
Após a inserção da agulha no músculo, a aspiração é realizada para verificar se há retorno venoso.
A administração de qualquer medicamento pode apresentar riscos, e o profissional de enfermagem deve estar preparado para reconhecer sinais adversos em decorrência da administração de medicamentos.
Pacientes idosos tendem a apresentar menor massa muscular do que os jovens, por isso deve haver uma cuidadosa avaliação quanto ao local da aplicação da injeção.
Enfermagem - Administração de medicamentos - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Foram prescritos 1800 ml de soro fisiológico para um paciente para correr em 12 horas. O número de gotas por minuto que deve ser infundido é igual
50 gotas por minuto;
35 gotas por minuto;
15 gotas por minuto;
60 gotas por minuto;
42 gotas por minuto.
Enfermagem - Semiologia e semiotécnica - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Relacione a 1.ª coluna, que contém os princípios ativos dos medicamentos, com a segunda coluna das indicações:
1. Hidroclortiazida
2. Dipirona
3. Ranitidina
4. Digoxina
5. Captopril
( ) anti-hipertensivo
( ) antitérmico
( ) diurético
( ) digitálico
( ) protetor gástrico
A ordem correta, de cima para baixo é:
1 4 5 2 3
5 1 4 3 2
5 2 1 4 3
1 2 5 3 4
4 3 2 5 1
Enfermagem - Administração de medicamentos - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Em uma Unidade Pediátrica estão prescritos 250 mg de Ampicilina EV a cada 12 horas. A partir desta prescrição, avalie as afirmativas abaixo:
I. Se o frasco de Ampicilina disponível for de 1 g e a medicação for diluída em 4 ml, o volume a ser administrado para fornecer a dose prescrita é de 0,5 ml.
II. A técnica asséptica deve ser utilizada na preparação de medicamentos endovenosos para diminuir o risco de complicações como flebites.
III. A dose diária que este paciente vai receber é de 500 mg. IV. Se o frasco de 1g de Ampicilina for diluído em 10 ml, o volume a ser administrado é de 0,1 ml.
São verdadeiras as afirmativas:
Apenas I, II e III
Apenas II e III
Apenas I, II e IV
Apenas I e III
Apenas III e IV
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...