Lista completa de Questões de Enfermagem da Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Enfermagem - Semiologia e semiotécnica - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
A punção da rede venosa faz-se indispensável na assistência de enfermagem, pois essa via é utilizada para aplicação dos mais variados medicamentos, soros, antibióticos, sangue e seus derivados e para a coleta destinada à realização de exames laboratoriais. Analise os itens abaixo a respeito das etapas da técnica de punção de acesso venoso periférico:
I. Lavar as mãos antes de iniciar o procedimento.
II. Utilizar luvas de procedimento para proteção para realização da técnica.
III. Selecionar o local de inserção e o tipo de catéter mais apropriado.
IV. Realizar antissepsia do local com álcool 70%.
V. Identificar o acesso venoso com nome do profissional e data da punção.
Estão corretos os itens:
Apenas I, II e IV
Apenas I, II, III e IV
Apenas II e IV
Apenas I, III e V
I, II, III, IV e V
Enfermagem - Semiologia e semiotécnica - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Escaras de decúbito ou úlceras de pressão são lesões cutâneas decorrentes da compressão e a consequente falta de oxigenação e nutrição dos tecidos (pele, mucosas e tecidos subjacentes). São medidas de prevenção para a formação de escaras em pacientes acamados:
Retirar imediatamente qualquer roupa úmida.
Evitar superposição dos membros.
Cuidar do estado nutricional do paciente, oferecendo- -lhe alimentos ricos em proteínas, sais minerais e vitaminas.
Mobilizar o paciente o mínimo possível para mantê-lo confortável.
Manter a cama sempre limpa, seca e os lençóis bem esticados e livres de migalhas.
Enfermagem - Semiologia e semiotécnica - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Os sinais vitais são aqueles que evidenciam o funcionamento e as alterações da função corporal. Assinale a alternativa que está correta em relação às alterações dos sinais vitais:
A hipotermia é definida quando a temperatura central do corpo humano cai abaixo de 32º C.
A taquipneia no adulto é a elevação da frequência cardíaca acima de 80 batimentos por minuto.
Os sinais vitais não se alteram em razão de esforços físicos.
O local mais comum para verificação do pulso é a artéria femoral.
A verificação de dados vitais deve ser registrada e avaliada com cuidado, pois pode detectar alterações significativas dos sistemas corporais.
A insulina é um hormônio produzido pelas células beta do pâncreas e tem ação essencial no funcionamento do organismo. Sobre a insulina, é INCORRETO afirmar:
Todos os indivíduos portadores de diabetes tipo 2 necessitam de doses diárias de insulina.
A insulina permite que o corpo armazene glicose sob a forma de gorduras e proteínas, principalmente proteínas musculares.
Na deficiência severa de ação de insulina, ocorre a quebra de gordura e proteínas armazenadas, levando à sensação de fraqueza e polifagia, além de perda de peso.
Quando a quantidade de insulina é insuficiente, a maior parte das células não consegue utilizar a glicose, que permanece no sangue, atingindo níveis excessivamente altos.
Indivíduos obesos, que produzem quantidades normais de insulina, podem desenvolver resistência periférica à ação da insulina.
Na realização do pré-natal pelo enfermeiro, os diagnósticos de enfermagem resumem a avaliação realizada e também sugerem direções para o plano da assistência. Relacione o diagnóstico de enfermagem na 1.ª coluna com o planejamento da assistência na 2.ª coluna:
1. Nutrição Alterada: ingestão menor que as necessidades corporais relacionada ao aumento das necessidades nutricionais.
2. Intolerância à Atividade relacionada à fadiga associada à gravidez.
3. Padrão de Sexualidade Alterado relacionado a mudanças da libido durante a gravidez. 4. Deficit de Conhecimento com relação aos efeitos da gravidez no organismo e ao crescimento do feto.
( ) Utilizar recursos visuais para apresentar o crescimento fetal em cada consulta pré-natal e discutir mudanças normais na anatomia e fisiologia durante a gravidez.
( ) Pesar a gestante em cada consulta e ensinar métodos que minimizem as náuseas e vômitos.
( ) Estimular a paciente a repousar quando necessário e ajudá-la a encontrar os períodos de descanso e repouso dentro das suas atividades diárias.
( ) Encorajar a paciente a expressar seus sentimentos para seu parceiro e enfatizar que as alterações de humor durante a gravidez são normais.
A ordem correta, de cima para baixo, é:
4 2 1 3
3 1 2 4
4 1 2 3
2 1 4 3
1 4 2 3
Enfermagem - Saúde da Mulher - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Há um elevado risco de asfixia, durante o trabalho de parto, o parto e os primeiros minutos de vida para o recém-nascido. Assinale o item em que todos os fatores sejam condições que predispõem o recém-nascido a asfixia:
Desproporção céfalo-pelvica e nascimento a termo;
Prolapso de cordão umbilical e cesárea anterior;
Malformação fetal e multiparidade;
Primiparidade e hemorragia;
Placenta prévia e rotura prolongada de membranas.
Enfermagem - Enfermagem Clínica - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
A doença diarreica aguda é uma das doenças mais comuns em crianças em todo o mundo, caracterizando- se pelo aparecimento abrupto. A respeito da diarreia, assinale a afirmativa INCORRETA:
Crianças que são amamentadas têm menos risco de desenvolver diarreia.
O uso do soro de reidratação oral é fundamental na prevenção da desidratação porque contém os sais minerais que a criança perde por causa da diarreia.
Depressão na fontanela do recém-nascido, olhos encovados e sem brilho, lábios ressequidos, língua saburrosa e pulso fraco indicam desidratação.
O abastecimento com água tratada e a existência da rede de esgoto interferem na prevalência de diarreia em uma determinada região.
A diarreia é uma doença infecciosa que nunca causa complicações graves.
Enfermagem - Enfermagem Clínica - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
As doenças cérebro-vasculares estão entre as primeiras causas de morte em todo o mundo. No Brasil, representam a terceira causa de morte, sendo os acidentes vasculares cerebrais (AVC), a principal manifestação. Sobre o AVC, analise as afirmativas abaixo: O AVC é o resultado da insuficiência do suprimento sanguíneo a uma determinada área do coração.
- Entre os principais sinais e sintomas do AVC estão parestesia, disfasia, vertigens, diplopia, zumbidos e cefaléia.
- A redução da incidência de AVC está relacionada ao controle dos fatores de risco como: hipertensão, diabetes, alcoolismo, tabagismo, hipercolesterolemia e obesidade.
- Na reabilitação do paciente com AVC deve ser estimulada a deambulação precoce e auxiliada, bem como a aplicação de estratégias de comunicação adequadas ao grau de lesão identificado.
- O AVC é identificado quando o indivíduo apresenta déficit neurológico de início abrupto, caracterizado por disfunções motoras, sensitivas e autônomas.
Quantas afirmativas são verdadeiras?
Uma;
Duas;
Três;
Quatro;
Cinco.
Enfermagem - Infecção Hospitalar - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
A lavagem das mãos é a ação isolada mais importante para evitar infecções relacionadas à assistência à saúde. A respeito da lavagem das mãos, assinale a afirmativa correta:
Os serviços de saúde devem possuir lavatórios para higienização das mãos em número suficiente e fornecer os insumos para realização da técnica, como sabonete em barra e toalhas de papel.
Quando luvas de procedimento são utilizadas na realização da assistência de enfermagem, elas devem ser retiradas de modo a não haver contaminação das mãos e não há necessidade da lavagem das mãos após os procedimentos realizados com as luvas.
A fricção das mãos com álcool 70% pode ser utilizada em qualquer situação para substituir a lavagem de mãos.
Devem ser utilizados sabões com antissépticos em todos os lavatórios para higienização das mãos nos estabelecimentos de assistência à saúde para evitar surtos de infecção.
As mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência prestada aos pacientes, pois a pele pode ser reservatório de diversos microrganismos.
Enfermagem - Sistema Único de Saúde (SUS) - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
A Estratégia de Saúde da Família é um projeto dinamizador do SUS, condicionado pela evolução histórica e organização do sistema de saúde no Brasil. Sobre a Estratégia de Saúde da Família, é INCORRETO afirmar:
A concepção de Estratégia de Saúde da Família supera o antigo paradigma de caráter exclusivamente centrado na doença.
A Estratégia de Saúde da Família desenvolve-se sob a forma de trabalho em equipes, dirigidas às populações de territórios delimitados, pelos quais as equipes assumem responsabilidade de cobertura assistencial.
As equipes Saúde da Família estabelecem vínculo com a população, possibilitando o compromisso e a corresponsabilidade destes profissionais com os usuários e a comunidade.
A Estratégia de Saúde da Família é centrada exclusivamente na promoção da saúde e prevenção das doenças por meio de ações educativas de integração com a comunidade.
Na Estratégia de Saúde da Família, ações combinadas a partir da noção ampliada de saúde humanizam as práticas de saúde, buscando a satisfação do usuário pelo estreito relacionamento dos profissionais com a comunidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...